terça-feira, 25 de agosto de 2020

A Maldição da Residência Hill

Outra série de terror que merece destaque é essa produção da Netflix com título original de "The Haunting of Hill House". Essa série foi lançada em outubro de 2018 e contou com 10 episódios em sua primeira temporada. É uma maneira de resgatar o clima dos antigos filmes de terror, em especial dos que eram produzidos na Inglaterra. O roteiro explora a vida de uma família que no passado morou em uma velha mansão mal assombrada. O tempo passa e cada um deles leva uma marca psicológica de tudo o que vivenciou naquele lugar sinistro. Criada pelo produtor e roteirista Mike Flanagan, responsável por outros bons momentos do terror no cinema como "Doutor Sono" e "Ouija: Origem do Mal", é um daquelas boas opções da Netflix para quem deseja tomar alguns sustos na madrugada. Segue abaixo comentários sobre os episódios.

The Haunting of Hill House 1.01 - Steven Sees a Ghost 
A família Crain decide mudar de ares. Sair da agitação das grandes cidades para ir morar no campo, em um lugar mais tranquilo. Uma antiga mansão está sendo vendida por um preço muito interessante e eles nem pensam duas vezes, compram o lugar. Só que obviamente por ser uma casa velha ela precisa de muitas reformas. Os piores problemas porém são de outra natureza. Desde as primeiras noites passadas naquele casarão (que mais parece um mausoléu), coisas estranhas começam a acontecer. Passos na velha madeira da casa, sombras escuras nas paredes, vultos sombrios, gritos e sussurros de crianças que não existem. O medo se torna tão grande que o pai simplesmente coloca os filhos no carro e vão embora correndo dali.

Em outra linha temporal, agora no presente, vários membros da família Crain precisam lidar com a herança psicológica de terem vivido naquele lugar sombrio. Steven, o mais velho, agora é um escritor de sucesso de livros de terror e suspense. Só que ele não acredita em nada do que escreve. Não acredita em fantasmas. Seu irmão mais jovem tem problemas com drogas e sua irmã luta contra um problema mental. Pior do que isso, em um surto ela decide voltar para a velha mansão de Hill House, o que colocará todo o ceticismo de Steven em dúvida. Bom episódio inicial, onde se apresenta os personagens e a linha básica da história. Os sustos estão garantidos. / The Haunting of Hill House 1.01 - Steven Sees a Ghost (Estados Unidos, 2018) Direção: Mike Flanagan / Roteiro: Mike Flanagan, baseado no livro escrito por Shirley Jackson / Elenco: Henry Thomas, Timothy Hutton, Annabeth Gish, Michiel Huisman, Carla Gugino. 

The Haunting of Hill House 1.02 - Open Casket  
Esse episódio é bem focado em cima da personagem Shirley Crain (Elizabeth Reaser). Ela é a irmã mais velha. Tem um necrotério que administra ao lado do marido. Ela faz o serviço de tanatopraxista. E o que isso significa? São aqueles profissionais que melhoram a aparência dos mortos para o enterro. Nesse episódio ela tem o serviço mais difícil de sua vida, pois vai trabalhar no corpo da própria irmã que se matou. Não é uma coisa fácil de realizar. E nos flashbacks do passado vemos ela e a irmã, ainda crianças, morando na velha casa mal assombrada. Shirley acha uns gatinhos sem mãe no galpão por trás da velha casa e leva para seu quarto. E isso, claro, acaba abrindo portas para o sobrenatural. / (Estados Unidos, 2018) Direção: Mike Flanagan / Roteiro: Shirley Jackson, Mike Flanagan / Elenco: Michiel Huisman, Carla Gugino, Henry Thomas. 

The Haunting of Hill House 1.03 - Touch
Esse episódio é todo focado na personagem Theodora Crain (Kate Siegel). Ela é psicológa infantil e recebe como cliente uma menininha que diz ver um monstro que ela chama de "Senhor Sorriso". Após visitar sua casa, Theodora que é sensitiva, descobre que na verdade o que acontece dentro do porão daquela residência é abuso sexual envolvendo o pai adotivo e a criança. Algo terrível, terrível. Ao mesmo tempos o espectador é transportado para o passado, onde encontramos Theodora na infância. Ela começa a sentir coisas, ver sombras do sobrenatural e descobre que todas as pessoas que toca lhe trazem recordações e vivências de quem tocou. E isso se torna um problema. Por isso o episódio se chama Touch (Toque, em português). Pois sua sensibilidade no sobrenatural se revela mais forte ao toque. Destaque nesse episódio para a cena em que seu pequeno irmão entra em um elevador de comida e vai parar no porão da velha casa, onde uma horrível criatura o aguarda! Bons sustos! / The Haunting of Hill House 1.03 - Touch (Estados Unidos, 2018) Direção: Mike Flanagan / Roteiro: Mike Flanagan / Elenco: Kate Siegel, Michiel Huisman, Carla Gugino, Henry Thomas. 

The Haunting of Hill House 1.04 - The Twin Thing  
Mais um bom episódio dessa série que no Brasil recebeu o título de "A Maldição da Residência Hill". Esse episódio foca na figura do frágil e atormentado Luke. Na infância ele viu diversas aparições paranormais, inclusive um estranho homem vestido de negro, de chapéu escuro, que sempre surgia de costas para ele. O tempo passa, ele vira um adulto com dependência química que tenta superar o vício em drogas. Só que as coisas não são fáceis. Ele não tem emprego, nem dinheiro e nem casa, se tornando praticamente um morador de rua. Ele acaba indo atrás de seu irmão Steven, que vive de escrever livros de terror, mas o reencontro não é dos melhores. Esse informa a Luke que sua irmã se matou. Para Luke porém isso não é a verdade. E o que realmente aconteceu fica para os próximos episódios. / The Haunting of Hill House 1.04 - The Twin Thing (Estados Unidos, 2018) Direção: Mike Flanagan / Roteiro: Mike Flanagan / Elenco: Michiel Huisman, Carla Gugino, Henry Thomas. 

The Haunting of Hill House 1.05 - The Bent-Neck Lady
Esse episódio é todo centrado em cima da personagem Nell Crain (Victoria Pedretti). Você deve lembrar lá nos primeiros episódios quando os irmãos descobrem que ela morreu enforcada quando voltou mais uma vez para a Hill House. Pois bem, essa história é toda explicada aqui, mostrando momentos de sua vida, seu relacionamento com um especialista de sono, a morte dele, os ataques noturnos de pãnico, os problemas psicológicos, até a terrível noite em que ela decide enfrentar todos os seus medos, visitando as ruínas da velha mansão. Eu achei um dos melhores episódios da série, bem assustador mesmo, principalmente quando se descobre a verdadeira identidade da visão que ela sempre teve, desde criança, da senhora do pescoço torto. Assista e tenha bons sustos (eles estão garantidos nesse episódio). Nota 10. / The Haunting of Hill House 1.05 - The Bent-Neck Lady (Estados Unidos, 2018) Direção: Mike Flanagan / Roteiro: Meredith Averill, Mike Flanagan / Elenco: Victoria Pedretti, Michiel Huisman, Carla Gugino, Henry Thomas. 

The Haunting of Hill House 1.06 - Two Storms 
Essa série é excepcionalmente boa! Esse episódio é uma amostra bem disso. O terror mostrado aqui é psicológico, muito profundo e por isso mesmo muito aterrorizante. Tudo se passa no enterro de Nell Crain. Ela se matou na mansão Hill (assista ao excelente episódio anterior). Agora, no funeral, os familiares se reúnem e as coisas começam a sair dos trilhos. Muito ódio, muita raiva represada. Dedo na cara, tomada de satisfações, um clima realmente péssimo. Um ambiente tóxico. E no meio das discussões é mostrado, também em flashback, uma noite na mansão, quando os filhos eram crianças e há uma grande tempestade. Eu digo e repito, se você gosta de terror poucas séries são tão boas quanto essa "The Haunting of Hill House". Simplesmente excelente. Sem mais. / The Haunting of Hill House 1.06 - Two Storms (Estados Unidos, 2018) Direção: Mike Flanagan / Roteiro: Mike Flanagan / Elenco: Michiel Huisman, Carla Gugino, Henry Thomas. 

The Haunting of Hill House 1.07 - Eulogy
Continua o funeral da irmã que se matou na mansão Hill. E tudo continua confuso e sobrenatural, inclusive com a aparição da falecida nos momentos menos esperados, como na hora que o caixão finalmente desce em sua cova. Ela surge do nada, tentando puxar o irmão para ficar junto dela no caixão, em seu lugar de repouso eterno. O mano, claro, fica mais do que apavorado! No flashback, mostrando o passado, vemos como a mansão Hill ficou assolada de mofo e fungos pelas paredes. Infiltração da chuva? Nada disso, nada mais, nada menos, do que um homem (antigo morador da casa) que foi "emparedado" vivo em uma das salas da velha mansão mal-assombrada. Seus restos mortais são finalmente encontrados, décadas depois. Triste e lamentável fim. / The Haunting of Hill House 1.07 - Eulogy (Estados Unidos, 2018) Direção: Mike Flanagan / Roteiro: Charise Castro Smith, Mike Flanagan / Elenco:  Michiel Huisman, Carla Gugino, Henry Thomas. 

The Haunting of Hill House 1.09 - Screaming Meemies
Nesse episódio é contado a história da mãe dessa família tão problemática. O que aconteceu no passado? Somos então levados a um longo flashback. A família acaba de se mudar para Hill House. Tudo parece bom e normal até que mãe começa a ter problemas durante o sono. Ela tem pesadelos horríveis, conhece e interage com seres do mundo sobrenatural. Uma delas mora na casa, lhe dá conselhos para deixar seus filhos protegidos (os piores possíveis). E há também uma garotinha, amiga imaginária do filho mais novo. Todos sabemos que esses amigos imaginários em filmes de terror escondem outra coisa. Na maioria das vezes são almas atormentadas. Enfim, um episódio muito revelador, que ajuda a explicar a fuga da família, às pressas, daquela antiga casa - algo que vemos no primeiro episódio da série, aliás. / The Haunting of Hill House 1.09 - Screaming Meemies (Estados Unidos, 2018) Direção: Mike Flanagan / Roteiro: Meredith Averill / Elenco: Michiel Huisman, Carla Gugino, Henry Thomas. 

The Haunting of Hill House 1.10 - Silence Lay Steadily
Como termina essa série "A Maldição da Residência Hill"? Esse é o último episódio. Quem pensa que a série é simples, está muito enganado. O roteiro complexo desse momento resume bem isso. É um baita de um roteiro bem escrito, baseado em um terror psicológico de extrema qualidade. Poucas vezes vi algo tão coerente nesse sentido. E assim somos apresentados na conclusão da história. A mãe que matou deliberadamente seus filhos para nunca mais se separar deles. A irmã que se matou em uma noite de alucinações. O pai que para salvar os demais filhos aceita viver espiritualmente para todo o sempre e a agonia do ser, do existir. Quando o filho escritor dele fecha às portas atrás de si também deixa uma multidão de seres espirituais perdidos dentro daquela mansão. Foi um final digno de todos os aplausos. Essa série definitivamente não é brincadeira de criança. É melancólico, pesado, amargurante. / The Haunting of Hill House 1.10 - Silence Lay Steadily (Estados Unidos, 2018) Direção: Mike Flanagan / Roteiro: Mike Flanagan / Elenco: Michiel Huisman, Carla Gugino, Henry Thomas.

Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. A Maldição da Residência Hill
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A Carla Gugino é uma mulher sensual como poucas, mas tem dificuldade de se firmar. Ela fez, ainda em 2019, uma série chamada Jett, com ninguém menos que o Giancarlo Esposito, de Breaking Bad, que prometia ser muito boa. Não passou na primeira temporada e foi cancelada. Mesmo sendo muito atraente a coisa não é fácil pra ela.

    ResponderExcluir
  3. Não é fácil... principalmente em um meio tão competitivo... mas um dia ela acerta!

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado:
    The Haunting of Hill House 1.02 - Open Casket
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    The Haunting of Hill House 1.03 - Touch
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    The Haunting of Hill House 1.04 - The Twin Thing
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    The Haunting of Hill House 1.05 - The Bent-Neck Lady
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    The Haunting of Hill House 1.06 - Two Storms
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    The Haunting of Hill House
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    The Haunting of Hill House 1.09 - Screaming Meemies
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir