domingo, 2 de agosto de 2020

Bombshell: A História de Hedy Lamarr

Título no Brasil: Bombshell - A História de Hedy Lamarr
Título Original: Bombshell - The Hedy Lamarr Story
Ano de Produção: 2017
País: Estados Unidos
Estúdio: Reframed Pictures
Direção: Alexandra Dean
Roteiro: Alexandra Dean
Elenco: Hedy Lamarr, Mel Brooks, Jennifer Hom, Peter Bogdanovich, Diane Kruger, Robert Osborne 

Sinopse:
Documentário que resgata a história da atriz Hedy Lamarr. Durante a década de 1940 ela se tornou uma das estrelas mais populares do cinema americano. Além de seu sucesso ela se destacou também ao criar um sistema de transmissão de rádio de ondas alternadas durante a II Guerra Mundial. Esse documentário recupera imagens raras de filmes e aparições públicas da atriz, além de trazer entrevistas inéditas de pessoas que conviveram com ela, inclusive de seus familiares. 

Comentários:
Uma atriz de cinema que também era inventora? Que criou um sistema que até hoje é usado em celulares, GPS e até satélites? Pois é, parece roteiro de filme B, altamente improvável de ter acontecido na vida real, mas de fato é uma história mais do que realista. A Hedy Lamarr era uma bombshell da Metro, uma mulher muito bonita que virou estrela de cinema. Só que ela também era uma mulher muito inteligente que a despeito de não ter uma educação formal adequada, conseguiu feitos incríveis. Sua patente de invenção vale hoje algo em torno de 30 bilhões de dólares, segundo o documentário, porém ela nunca desfrutou disso. Ao contrário, morreu pobre, esquecida e reclusa em Nova Iorque, depois de uma série de casamentos fracassados. Algo muito comum de acontecer com esse tipo de diva. Quando a juventude se vai, a beleza deixa de existir e elas geralmente eram descartadas pela indústria do cinema. Um fato que chama muito atenção é que sua invenção estava tão à frente de seu tempo que passou anos sem ser utilizada. Só recentemente é que se tornou um item indispensável para produtos que exigem alta tecnologia. Quem diria que a bela Hedy Lamarr era também uma genial inventora e cientista?  É aquele tipo de enredo que nem os mais criativos roteiristas de Hollywood poderiam imaginar.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Bombshell
    A História de Hedy Lamarr
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu não me importo que uma pessoa invente algo fabuloso e doe para a humanidade, na verdade é um gesto lindo e deve fazer muito bem para a alma de quem o faz.
    O que me irrita é uma pessoa inventar, ou descobrir, algo, não desfrutar disso, nem os seus, e os que simplesmente pegaram, ou roubaram, tal invento, ou descoberta, se tornem bilionários com a criatividade e o trabalho alheio. Coisa nojenta!

    ResponderExcluir
  3. Basta pensar na bilionária indústria de tecnologia para bem entender como fortunas foram feitas com a invenção dela. E mundo segue... sendo injusto.

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião a eterna Dalila, ainda é a mulher mais linda da história do cinema. O canal Apple+ (streaming), vai lançar uma série biográfica sobre Heddy Lamar. Gal Gadot (Mulher Maravilha) encarnará a linda e genial atriz.

    ResponderExcluir