domingo, 4 de novembro de 2018

Território Restrito

Filme que ainda é bem atual já que a questão da imigração ilgeral rumo aos Estados Unidos está sempre na ordem do dia. Como se sabe há atualmente uma marcha de imigrantes em direção ao país, cujos contornos ainda vão ser definidos. Pois bem, nesse filme de 2009 o ator Harrison Ford interpreta um agente da imigração que todos os dias precisa lidar com esse problema que parece ser sem solução. Ao seu lado trabalham a advogada de defesa Denise Frankel (Ashley Judd) e o marido Cole (Ray Liotta). A função deles é trabalhar no departamento jurídico, para determinar que pode ou não ficar dentro dos Estados Unidos.

Claro que um trabalho assim coloca em choque os valores humanitários dos personagens, sempre sensibilizados com as histórias tristes de vida dos imigrantes e o dever de lealdade com o governo americano pois eles também precisam expulsar os que não podem ficar. O roteiro é bem ao estilo mosaico, com histórias paralelas. No final os caminhos se cruzam. Penso que o roteiro toca em um assunto que definitivamente não tem solução a curto prazo. Durante anos a "América" (como eles gostam de ser chamados) vendeu a ideia que o país era o paraíso da prosperidade e pujança econômica do mundo. Agora, crentes nessa premissa, hordas de imigrantes miseráveis da América Latina tentam entrar em suas fronteiras a todo custo, em busca de riqueza e de uma vida melhor. É um grande problema para as autoridades americanas, sem solução à vista.

Território Restrito (Crossing Over, Estados Unidos, 2009) Direção: Wayne Kramer / Roteiro:  Wayne Kramer / Elenco: Harrison Ford, Ashley Judd, Ray Liotta, Cliff Curtis / Sinopse: O filme mostra a rotina de trabalho do agente de imigração Max Brogan (Harrison Ford). Ele exerce suas funções em posto de fronteira na Califórnia, porta de entrada para muitos imigrantes ilegais e precisa lidar diariamente com essa delicada questão.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Território Restrito
    Harrison Ford
    Pablo Aluísio

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    É bem verdade que os Estados Unidos se venderam como a maior cornucópia do planeta, agora que, independente das tragédias que originam essas imigrações, esses refugiados quererem sempre ir para o melhores países do mundo, tanto na América, como na Europa. Agora, fazer isso e achar que não haverá problemas é de uma falta de bom senso que só uma criança (e não adultos, como o são os que tomam tais decisões) teria e, assim sendo, fica difícil não achar que há por parte desses uma grande dose de oportunismo e desfaçatez.
    Da pra ser refugiado em países de desenvolvimento médio do nível do Brasil, por exemplo, mas veja se querem vir pra cá? Foram convidados pela Dilma, não veio um.

    ResponderExcluir
  3. Só querem ir para países de primeiro mundo. O irônico é que muitos desses imigrantes estão saindo de países de governos socialistas, principalmente da América Central. Querem ir para o coração do capitalismo mundial. E agora esquerdistas? Como explicar o fracasso do socialismo implantando em países da América Central? Não era o paraíso da igualdade? Sim, todos iguais na miséria completa.

    ResponderExcluir
  4. Você complementou exatamente o que eu penso.

    ResponderExcluir