sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Saturno 3

Fazer filmes de ficção é bem complicado, ainda mais quando você não tem a produção certa, a direção de arte adequada, figurinos, efeitos especiais, etc. É aquele tipo de filme que precisa começar a dar certo muito antes do começo das filmagens, ainda na chamada pré-produção. Esse não foi o caso desse "Saturno 3", um filme que poucos se lembram nos dias de hoje. Cópias são raras e o filme nunca é exibido em canais a cabo (não que eu me lembre ou que tenha topado com ele sendo exibido por aí).

Nem é preciso dizer que o filme está mais do que datado. O desenho das naves, as roupas dos astronautas, os cenários e os pobres efeitos especiais envelheceram absurdamente. Tudo parece muito mal feito nos dias de hoje. Até um robô que era sensação na época hoje em dia parece torto e mal ajambrado. Parecia uma geringonça mal feita saída de algum ferro velho ou de uma lata de lixo! A única razão para ver esse filme hoje em dia vem do elenco, começando pela beleza (e belos cabelos) da pantera Farrah Fawcett, passando pela presença do mito envelhecido Kirk Douglas. No meio do espaço fake eles ainda mantém o mínimo interesse no que se passa naquela nave de papelão.

Saturno 3 (Saturn 3, Estados Unidos, 1980) Direção: Stanley Donen / Roteiro: Martin Amis, John Barry / Elenco: Farrah Fawcett, Kirk Douglas, Harvey Keitel / Sinopse: Dois astronautas em missão numa base espacial localizada nos arredores do planeta Saturno precisam lidar com novos tripulantes, sendo um deles um burocrata da empresa espacial e o outro um enorme robô cuja presença na nave nunca chega a ser explicada de forma satisfatória.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Terror e Ficção
    Saturno 3
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse negocio de fazer filme de ficção cientifica é, como você já disse, coisa pra quem sabe. Basta lembrar do malfadado "A Reconquista", do John Travolta, que quase abortou a ressurreição da sua carreira conseguida após Pulp Fiction. Pra não falar no estrago irreparável que "Waterworld" fez na carreira do Kevin Costner. Por essa e por outras é que bons diretores e produtores de ficção científica merecem toda a reverencia que desfrutam.

    ResponderExcluir
  3. Um bom filme de ficção consegue romper a barreira do tempo, sendo interessante mesmo após muitos anos. Um filme ruim não convence nem em seu lançamento original, imagine resistir ao tempo... Saturno 3 é um exemplo disso...

    ResponderExcluir