segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O Destino Bate à sua Porta

Jack Nicholson sempre foi um gênio da atuação. Nos anos 70 ele atuou em uma série incrível de clássicos da sétima arte. Nos anos 80 sua sina para fazer os filmes certos continuou. Esse "O Destino Bate à sua Porta" foi seu segundo filme nessa década. O primeiro havia sido "O Iluminado", um clássicos absoluto da sétima arte. Na verdade essa produção é um remake de um filme antigo com Lana Turner, lançado em 1946. O diretor Bob Rafelson propôs ao estúdio Metro-Goldwyn-Mayer que uma nova versão fosse feita, dessa vez sendo o mais fiel possível ao romance policial de James M. Cain. Para que a nova adaptação saísse perfeita contratou o roteirista e dramaturgo David Mamet. Não poderia haver escolha melhor! O ideal era trazer toda a sordidez possível das páginas do livro para as telas de cinema, algo que não foi possível no filme original por causa das restrições da época em termos de classificação dos filmes imposta por um rígido código de ética e censura.

A trama continuava a mesma em linhas gerais.  Nick Papadakis (John Colicos), o dono de um pequeno estabelecimento de beira de estrada, acaba dando trabalho ao andarilho Frank Chambers (Jack Nicholson). Ele não sabe nada do passado desse homem, mas acredita que ele seria uma boa pessoa. Simpatizando com seu jeito de ser, acaba decidindo que vai lhe ajudar. Cora Papadakis (Jessica Lange), esposa de Nick, é uma mulher sem escrúpulos e caráter. Ela sente que sua vida parou ao casar com o marido. É uma mulher profundamente frustrada com sua vida. Achando-se melhor do que aquele destino, ela começa a ter um caso extraconjugal com Frank. Em pouco tempo o novo casal, fruto da traição e do adultério, decide que é chegada a hora de liquidar Nick. A mulher quer o dinheiro do marido, quer viajar ao lado do novo amante e a forma que ela encontra para isso é matando o infeliz esposo. Como se pode perceber é uma história que vai fundo na sordidez humana e talvez por isso seja tão atemporal, mesmo nos dias de hoje. Em minha opinião é um dos melhores filmes da carreira de Jack Nicholson e isso definitivamente não é pouca coisa!

O Destino Bate à sua Porta (The Postman Always Rings Twice, Estados Unidos,
1981) Direçaõ: Bob Rafelson / Roteiro: David Mamet, baseado no livro escrito por James M. Cain / Elenco: Jack Nicholson, Jessica Lange, John Colicos, Anjelica Huston / Sinopse: Cora Papadakis (Jessica Lange), uma mulher frustrada com sua vida, decide ao lado de seu novo amante Frank Chambers (Jack Nicholson), um sujeito de passado desconhecido, matar o próprio marido, Nick (John Colicos). Ela quer o seu dinheiro para curtir a vida ao lado do novo namorado.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O Destino Bate à sua Porta
    Nota: 9.0
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Quando o Jack Nicholson está em um filme, eu tenho e impressão que se deixarem ele sozinho, ele da conta de tudo. Você não sente falta de outros atores tal o espaço que ele consegue ocupar numa obra. E olha que eu não gosto muito do jeito dele, mas é um ator fabuloso.

    Comment: "O Rapto do Sinatra".

    ResponderExcluir
  3. O Jack Nicholson colocou até mesmo o Batman nas sombras. Com ele o famoso personagem dos quadrinhos virou um coadjuvante de fantasia. Daí você tem uma ideia da força dele em um filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no Batman aconteceu justamente isso. Quem pode com um cara desse?

      Excluir