quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Quase Igual aos Outros

Ah, os anos 80 e suas comédias juvenis. Provavelmente tenha sido a década mais criativa do cinema nesse subgênero cinematográfico. Nem precisa citar ou lembrar nomes como John Hughes para entender isso. Mesmo filmes menores eram ótimos nesse aspecto. Quer um exemplo? Basta lembrar de "Just One of the Guys", um verdadeiro clássico da Sessão da Tarde. Não vi o filme no cinema, mas ele era mesmo figurinha fácil nas tardes da Rede Globo, sempre sendo reprisado. Assim como aconteceu com "Curtindo a vida adoidado" acabou virando uma espécie de pequeno clássico juvenil dos anos 80.

O enredo era muito divertido ao mesmo tempo em que explorava um draminha na vida da adolescente Terry Griffith (Joyce Hyser), Ela e passada para trás numa seleção e atribui isso ao fato de ser uma garota. Qual seria a solução então? Ela passa a se vestir e se comportar como um garoto, tendo que entrar no mundo masculino dos rapazes (com suas escrotices) sempre fingindo ser um cara. Obviamente que esse disfarce sexual gera inúmeras situação divertidas e constrangedoras. Ao mesmo tempo ela (como ele) acaba se apaixonando pelo melhor amigo (que não sabe que ela é uma garota). Filme muito legal que assisti inúmeras vezes na minha juventude. E como destaque não poderia deixar de elogiar a atriz Joyce Hyser. Bonita e talentosa, nunca mais ouvi falar nela! Que pena!

Quase Igual aos Outros (Just One of the Guys, Estados Unidos, 1985) Direção: Lisa Gottlieb / Roteiro: Dennis Feldman, Jeff Franklin / Elenco: Joyce Hyser, Clayton Rohner, Billy Jayne / Sinopse: Clássico juvenil da Sessão da Tarde o filme conta a história de uma garota que se faz passar por um garoto, mas que acaba se apaixonando pelo seu suposto melhor amigo.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Drama e Romance
    Quase Igual aos Outros
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Apesar de eu ter sido realmente jovem na década de "80 (dos 19 aos 29) eu descobri recentemente que eu odeio essa década. Por tudo; desde a música (rock diluído), roupas retardadas, nome de bandas absurdos, mas o principal era o jeito das pessoas falarem, principalmente as mulheres. Elas tinham um ritmo da fala, uma entonação, muito irritante. Pra ilustrar estou te enviando um link ( https://www.youtube.com/watch?v=Ylnr16C4O3E ) no minuto 5,17 de um vídeo em que uma moça da uma resposta em uma entrevista após o show do Frank Sinatra no Rio. Todas falavam que nem ela. Que época besta essa. E tem gente que morre de saudades. Só tenho saudades da série "Miami Vice" e olha lá!

    ResponderExcluir
  3. Roupas, gírias, maneira de falar, música, etc... tudo que é muito associado aos anos 80 tende a ficar datado. Tem seu charme nostálgico e tem também seu lado cafona. O tempo não deixa nada e nem ninguém impune.

    ResponderExcluir