domingo, 11 de novembro de 2018

Papillon

Claro que esse remake jamais seria tão bom quanto o filme original. Aquele é um clássico absoluto, com Steve McQueen e Dustin Hoffman no auge de suas carreiras. Inclusive revi não faz muito tempo e o filme continua com a mesma força do passado. Maravilhoso. Essa nova refilmagem parte do mesmo ponto de partida, o livro de memórias escrito por Henri Charrière, vulgo 'Papillon'; Quem foi ele? Foi um ladrão de joias francês que acabou sendo preso em Paris acusado de um assassinato. Um crime que ele sempre jurou jamais ter cometido. Condenado à prisão perpétua, foi enviado para cumprir sua sentença na terrível colônia penal localizada na Guiana Francesa. Lugar inóspito, violento, com o pior que o sistema carcerário francês poderia oferecer. Na viagem de navio até lá, ele se oferece como guarda-costas do frágil Louis Dega (Rami Malek), um inteligente contador que se deu mal ao falsificar títulos no mercado financeiro. Ele é do tipo intelectual, pequeno e franzino, cuja única forma de sobreviver seria contar com a ajuda de um cara mais jogo duro como o próprio Papillon (nesse filme interpretado pelo bom ator Charlie Hunnam). No começo ele o defende em troca de dinheiro e ajuda para seus planos de fuga, mas depois nasce uma verdadeira amizade entre eles.

Uma vez na prisão começam todas as torturas e barbaridades típicas de um lugar como aquele. Para um prisioneiro condenado, sem esperanças, o único jeito era sobreviver um dia de cada vez. E os perigos vinham de todos os lados, não apenas dos guardas sádicos, mas também dos outros prisioneiros. O filme resgata aqueles momentos que já conhecíamos do filme original, como a cela solitária, escura e infecta que Papillon precisou enfrentar, ficando dois anos naquele buraco, até suas inúmeras tentativas de fugir e o envio para a famigerada Ilha do Diabo.

Tudo muito bem refeito nessa produção, que se não é tão boa como o clássico, mantém pelo menos uma boa qualidade cinematográfica. Penso que o remake terá sua finalidade, uma vez que apresentará essa história para as novas gerações. A mensagem é de perseverança e luta pela liberdade, além, é claro, de funcionar como denúncia dos excessos de um sistema prisional desumano e cruel. Sob esse ponto de vista "Papillon" continua sendo tão atual como qualquer livro lançado na semana passada. Um verdadeiro clássico da literatura e do cinema.

Papillon (Estados Unidos, França, 2017) Direção: Michael Noer / Roteiro: Aaron Guzikowski, baseado nos livros "Papillon" e "Banco", escritos pelo autor  Henri Charrière / Elenco: Charlie Hunnam, Rami Malek, Eve Hewson, Joel Basman / Sinopse: Após ser acusado de um crime que não cometeu, o ladrão de joias Henri Charrière ('Papillon') é enviado para uma distante e cruel prisão francesa localizada na Guiana, na América do Sul. Lá tentará sobreviver a todas as torturas e violências imagináveis. O verdadeiro inferno na Terra. História baseada em fatos reais.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Pablo li o livro(extraordinário) e assisti ao filme Papillon! Desejo tb, o remate!!!Muito boa sua critica!Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Celia.
    Tanto o livro como o filme clássico são obras primas.
    Maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:

    Eu seu eu te disser que o verdadeiro Papillon, o que realmente escreveu o livro, não foi esse Henri Charrière, um sujeito de poucos estudos, mas sim por René Belbenoît, praticamente, um criminoso, intelectual e aventureiro que, inclusive, pasme, viveu em Roraima, no Brasil e teve seu livro roubado pelo tal do Henri Charriére?

    Segue abaixo o link de uma página com essa incrível história:

    https://istoe.com.br/8821_A+VERDADEIRA+HISTORIA+DE+PAPILLON/

    ResponderExcluir
  4. Que coisa bizarra! Não tinha a menor ideia disso. Aliás no final dessa nova versão surge um texto dando maiores informações, porém nada disso é citado. Vou ler com mais calma depois.

    ResponderExcluir