terça-feira, 13 de novembro de 2018

Christopher Robin

Não faz muito tempo assisti ao filme  "Adeus Christopher Robin". Era a história real do garotinho que se tornou célebre após seu pai o colocar como personagem de um livro infantil que se tornou um best-seller mundial. Acabou se tornando um das publicações infantis mais vendidas de todos os tempos, contando justamente a fábula do pequeno Robin ao lado de seus brinquedos em um bosque perto de sua casa. Isso deu origem a personagens muito famosos como o ursinho Pooh, o Tigrão e o Leitão. Esse filme foi muito interessante para conhecer a verdadeira história do Christopher Robin, mostrando também o quanto ele sofreu com esse estigma depois que se tornou adulto. Pois bem, a Disney então decidiu produzir agora esse "Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível". Ao contrário do filme anterior que era um drama histórico esse aqui é mesmo uma fábula cinematográfica feita para crianças ali em torno de 5 a 7 anos de idade. Não é de se surpreender já que a Disney há muito tempo comprou os direitos autorais do livro original e agora os tem em sua vasta galeria de personagens infantis. Uma adaptação para o cinema já era esperada há bastante tempo.

Nesse segundo filme o Christopher Robin já é um adulto. Interpretado por Ewan McGregor, ele é um homem triste e preocupado. Pai de família, contador numa empresa que vende malas, ele precisa cortar custos de produção ou então a empresa será fechada e ele perderá o emprego. Segundo sua mulher, Robin se tornou um sujeito estressado que nunca sorri. Os amigos de infância - os antigos brinquedos - estão esquecidos em um canto da floresta ao redor de sua antiga casa. Até que um dia Robin recebe a visita do ursinho Pooh (no Brasil esse personagem é conhecido como ursinho Puff) e então sua vida muda novamente. Ele volta à sua velha casa e acaba revivendo o prazer de brincar e ser novamente uma criança.

Como se pode perceber é mesmo uma fábula, um conto de fadas. É um bom filme, bem produzido, com todos os elementos em cena. Porém devo dizer que ainda gostei muito mais de "Adeus Christopher Robin", até porque contou muito da história do verdadeiro Robin. Nesse segundo filme tudo é baseado em fantasia. Como as origens do ursinho Puff e seus amigos não são tão populares no Brasil possa ser que esse filme fique um pouco incompreensível para a maioria do público. Por isso deixo a dica para ver primeiro o outro filme para conhecer toda a história do livro que deu origem a tudo. Só depois veja esse da Disney. Com isso você terá maiores informações para curtir melhor essa produção

Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível (Christopher Robin, Estados Unidos, 2018) Direção: Marc Forster / Roteiro: Alex Ross Perry, Tom McCarthy, baseados na obra original escrita por A.A. Milne / Elenco: Ewan McGregor, Hayley Atwell, Bronte Carmichael / Sinopse: Christopher Robin (Ewan McGregor) é um adulto casado, pai de família, contador em uma empresa que fabrica malas e que tem uma vida estressante e infeliz. Em um determinado dia ele é surpreendido pela visita de um velho amigo da infância, o ursinho Puff, que vem para lhe lembrar de como ele era feliz quando criança, quando brincava e se divertia no bosque perto da casa de seus pais.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível
    Nota: 7.6
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Desse Christopher Robin eu só conheço, de vista, o Ursinho Pooh, o Tigrão e o Leitão. Fora isso esse universo me é completamente estranho.

    ResponderExcluir
  3. Como eu escrevi no texto esse universo infantil não é muito conhecido no Brasil, somente na Inglaterra e EUA.

    ResponderExcluir