sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas

Foi um dos mais caros filmes franceses de todos os tempos, com orçamento próximo de 200 milhões de dólares - digno de uma grande produção americana. O diretor Luc Besson teve carta branca para adaptar esse famoso mundo dos quadrinhos para as telas de cinema. Sim, realizou um trabalho muito bonito de se ver, mas que nas bilheterias não trouxe retorno. Pois é, "Valerian" acabou se tornando um fracasso comercial. Não deixa de ser uma pena. Particularmente gostei do filme, de seu design de produção, de suas naves, de seus efeitos especiais. É um daqueles filmes que nos fazem lembrar imediatamente de "Star Wars" e essa associação tem uma razão de ser pois foram justamente os quadrinhos que inspiraram o diretor George Lucas a criar o universo de Luke Skywalker e cia. As semelhanças são muitas e o fã de "Guerra nas Estrelas" vai ficar bem surpreso.

A trama é pueril. Nos quadrinhos esse universo de Valerian foi longe com dezenas (diria mesmo centenas) de publicações desde o seu lançamento original. Assim Besson procurou sintetizar tudo em apenas um enredo que pelo menos funcionasse bem no cinema. Nesse aspecto foi bem sucedido. No final de tudo penso que esse filme ganhará o status que merece com o passar dos anos. Vai virar um cult movie da ficção europeia em breve, tenho plena certeza disso. Dias melhores virão.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (Valerian and the City of a Thousand Planets, França, Bélgica, 2017) Direção: Luc Besson / Roteiro: Luc Besson, baseado nos quadrinhos "Valerian and Laureline", escrito por Pierre Christin e Jean-Claude Mézières / Elenco: Dane DeHaan, Cara Delevingne, Clive Owen / Sinopse: Em um futuro distante e indeterminado um casal de jovens militares tentam recuperar um artefato que pode colocar em risco a existência do universo.

Pablo Aluísio.

Um comentário: