quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Louco Por Garotas

Mais um musical típico de Elvis Presley nos anos 60. Aqui ele banca a "vela" de uma garota filha de um chefão de Chicago (interpretada pela bela e simpática Shelley Fabares, que inclusiva faria outros filmes ao lado do cantor). O roteiro tem cenas engraçadas mas no geral "Louco Por Garotas" é tipicamente um "filme de verão", ou seja, muita praia, muito biquíni e todo mundo em férias em algum local turístico (curiosamente não escolheram o Havaí e nem Acapulco aqui mas sim Fort Lauderdale, um point de verão para universitários americanos em férias). Elvis canta as canções da trilha sonora sem muito esforço, dá uns amassos em alguns brotos e se envolve em confusões com o chefão da máfia de Chicago, mas claro tudo muito suave e sem stress, como convinha aos seus filmes dessa época. A verdade é que depois do sucesso de fitas como "Feitiço Havaiano" e "O Seresteiro de Acapulco", Elvis Presley se viu preso a esse tipo de produção.

Os filmes davam ótima bilheteria, tinham produção barata e as trilhas sonoras vendiam horrores. Dentro dessa fórmula imposta por Hollywood Elvis Presley foi ficando cada vez mais rico, com cachês milionários mas pessoalmente se sentia frustrado por ter que fazer praticamente o mesmo filme ano após ano. De qualquer forma "Girl Happy" tem seus atrativos. As músicas que Elvis canta no filme são divertidas, agradáveis e animadas (deram uma folga nas baladas românticas aqui). O humor também é bem bolado, com diversas situações que envolvem o personagem de Elvis (numa delas o Rei do Rock acaba se travestindo de mulher, fato único na sua carreira no cinema!). Shelley Fabares, a estrelinha ao lado de Elvis, era uma moça simpática, bonita e elegante que ajudava muito no resultado final do filme. Para o público masculino o filme também traz farto material de garotas em todas as cenas e de todos os tipos. Enfim, "Louco Por Garotas" vale a sessão. Não é dos melhores momentos de Elvis no cinema mas diverte de forma descompromissada.

Louco Por Garotas (Girl Happy, EUA,1965) Direção: Boris Sagal / Roteiro: Harvey Bullock, R.S. Allen / Elenco: Elvis Presley, Shelley Fabares, Harold J. Stone / Sinopse: Cantor garotão é enviado a uma estação de verão para tomar conta da filha de um chefão da máfia de Chicago. Musical de verão estrelado pelo cantor Elvis Presley.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo;
    Neste filme notei duas coisas interessantes:

    1) Tranformaram o Elvis, que era um gênio, no Frank Avalon, um sub-Elvis dos mais insignificantes.

    2) Apesar do Elvis ainda ser bem jovem, para os padrões de hoje principalmente, ele ainda não tinha 30 anos, o Elvis parace meio velhusco perto da garotada que aparece no filme Gilr Happy, estes justamente da idade do Frank Avalon na época.

    Que ironia!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Como eu escrevi no texto é um filme de verão e o rei desse tipo de filme, chamado popularmente de "Turma da Praia", era o Frankie Avalon que começou a carreira imitando o Elvis. Então temos Elvis imitando aquele que sempre o imitou. Não é à toa que ele se sentisse tão frustrado em seus anos de Hollywood. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir