segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Kissin Cousins (1964)

Kissin Cousins sempre foi considerado um dos piores filmes estrelados por Elvis e representou como poucos tudo o que estava errado com a carreira do cantor no cinema. Produção fraca, direção inexistente e roteiro absurdo, Kissin Cousins, só serviu para demonstrar que os filmes de Elvis estavam indo por um caminho totalmente equivocado. O Filme foi produzido por Sam Katzman conhecido em Hollywood como o "Rei dos Rápidos", por causa de suas fitas filmadas rapidamente e lançadas às pressas, visando única e exclusivamente ganhar alguns trocados nas bilheterias. O Coronel havia entrado em contato com esse produtor ao saber que ele fazia filmes com orçamentos mínimos e sem grandes custos. 
Com isso a possibilidade de aumentar os lucros era bem mais promissor, ou seja, tudo o que o Tom Parker sempre quis almejar na carreira de seu artista: ganhar muito gastando pouco, ou quase nada. Claro que o resultado dessa equação só poderia resultar em desastre completo. Para piorar a situação Elvis fez dois papéis, usando uma peruca loira em um dos personagens, situação completamente humilhante para quem desejava um dia ser levado à sério como ator em Hollywood. Como se não bastasse o Coronel começou ainda a fazer exigências absurdas, como por exemplo o pagamento do cachê de Elvis em dobro, já que ele se alternava em dois personagens, pretensão que foi qualificada como ridícula pela MGM. A produção, que já havia nascida equivocada e obtusa via a cada dia piorar ainda mais a situação.

A negligência e precariedade imperaram em Kissin Cousins. Numa das cenas de dança um casal caiu por cima do outro, mas o diretor não cortou a cena e a incluiu no filme para evitar os gastos com a regravação desse número. Até nos piores filmes o erro teria sido corrigido. Quando chegou aos cinemas a crítica americana não deixou por menos e malhou impiedosamente Elvis, os produtores e todos os envolvidos, de forma merecida aliás. Nem a presença de Gene Nelson na equipe, que sempre teve grande prestigio em Hollywood ajudou a melhorar a situação precária do filme. A trilha sonora foi gravada em duas ocasiões diferentes, a primeira em setembro de 1963 em Nashville nos estúdios da RCA sob o comando do produtor Fred Karger e a segunda em Hollywood um mês depois sob a direção musical do próprio Gene Nelson. Apesar do uso de dois produtores pouca coisa se salvou em termos de qualidade. O repertório era muito fraco, Hollywoodiano em demasia (Leia-se plastificado e falso) e nem mesmo nas canções country (como Barefoot Ballad) a boa música se fez presente. Mesmo com todos os problemas a RCA apostou no novo disco e o lançou sem muito alarde no mesmo mês em que o filme chegou nas salas de cinema. Para surpresa de muitos a trilha sonora de Kissin Cousins conseguiu a proeza de atingir o sexto lugar entre os mais vendidos da revista Billboard, algo absolutamente inesperado diante da mediocridade do material como um todo. Apesar de seu relativo sucesso temos que admitir nos dias de hoje que Kissin Cousins é um projeto completamente ridículo e constrangedor. Considerado por muitos o pior trabalho da carreira do ator e cantor. É um momento de Elvis que deve ser esquecido por todos.

Kissin Cousins (1964)
01. "Kissin' Cousins (Nº 2)" (Bernie Baum, Bill Giant, Florence Kaye)
02. "Smokey Mountain Boy" (L. Rosenblatt, Victor Millrose)
03. "There's Gold in the Mountains" (Bernie Baum, Bill Giant, Florence Kaye)
04. "One Boy Two Little Girls" (Bernie Baum, Bill Giant, Florence Kaye)
05. "Catchin' on Fast" (Bernie Baum, Bill Giant, Florence Kaye)
06. "Tender Feeling" (Bernie Baum, Bill Giant, Florence Kaye)
07. "Anyone (Could Fall in Love with You)" (Bennie Benjamin, Luchi de Jesus, Sol Marcus)
08. "Barefoot Ballad" (Dolores Fuller, Larry Morris)
09. "Once Is Enough" (Roy C. Bennett, Sid Tepper)
10. "Kissin' Cousins (Nº 1)" (Fred Wise, Randy Starr)
11. "Echoes of Love" (Bob Roberts, Ruth Bachelor)
12. "Long Lonely Highway" (Doc Pomus, Mort Shuman)

Ficha Técnica: Vocais: Elvis Presley / Guitarra: Scotty Moore / Guitarra: Grady Martin / Guitarra: Jerry Kennedy / Guitarra: Harold Bradley / Baixo: Bob Moore / Bateria: Murrey "Buddy" Harman / Bateria: D.J. Fontana / Piano: Floyd Cramer / Saxophone: Homer "Boots" Randolph / Saxophone: Bill Justis / Banjo: Jerry Kennedy (em Smokey Mountain Boy) / Banjo: Harold Bradley (em Barefoot Ballad) / Backup Vocals: The Jordanaires (Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker) / Backup Vocals: Winnifred Brest, Millie Kirkham e Dolores Edgin / Produzido por Gene Nelson e Fred Karger / Gravado no RCA Studio B, Nashville (29 e 30 de setembro de 1963) e Estúdios da MGM em Hollywood (10 de outubro de 1963) / Data de lançamento: Março de 1964 / Melhor posição nas charts: # 3 (Billboard) e #5 (UK).

Escrito por Pablo Aluísio - maio de 2004 e agosto de 2009.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.1

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir