sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Tickle Me (1965)

Junho de 1965, "Tickle Me" (O cavaleiro romântico) é lançado nos cinemas. Esse filme de Elvis foi produzido pela pequena produtora Allied Artists, que estava à beira da falência. O Coronel determinou que o filme teria uma produção modesta e por isso não poupou economias, chegando a utilizar o próprio ônibus de Elvis em algumas cenas e dispensando a gravação de uma trilha sonora própria. Todas as músicas foram pinçadas de outros discos de Elvis e que já havia sido lançadas antes: "(It's a) Long Lonely Highway", "It Feels So Right", "(Such An) Easy Question", "Dirty Dirty Feeling", "Put the Blame on Me", "I'm Yours", "Night Rider", "I Feel That I've Known You Forever" e "Slowly But Surely".

Além disso o filme foi rodado em uma semana, Elvis usou suas próprias roupas dispensando figurinos caros, os caras da máfia de Memphis fizeram a figuração e a equipe técnica se reduziu ao menor número possível de pessoas. Tudo para economizar no orçamento. Mesmo com a produção precária e a falta de recursos, Tickle Me conseguiu uma proeza inacreditável, se tornando o oitavo filme de maior bilheteria da carreira de Elvis! Ninguém entendeu nada. Como isso aconteceu? Como o mais B de todos os filmes de Elvis alcançou tamanha popularidade, deixando para trás até mesmo clássicos de Elvis como "King Creole"? Isso aconteceu principalmente pela estratégia de lançamento da Allied Artists e do Coronel Parker. Ao invés de lançar o filme no circuito comercial das grandes cidades, o Coronel resolveu apostar nas cidades do interior dos EUA e cinemas Drive In espalhados pelas pequenas cidadezinhas. Assim "Tickle-me" acabou ficando em cartaz durante muito tempo nesses locais, o que resultou numa ótima bilheteria final. Às vezes ele ficava mais de seis meses em cartaz nos cinemas de minúsculas cidades perdidas no meio do deserto, por exemplo. Ou Então era repassado inúmeras vezes em Drive Ins de beira de estrada. Nesse esquema o filme acabou ficando em cartaz durante mais de dois anos! E foi assim que a Allied escapou da falência, o Coronel recuperou seu dinheiro fácil, e Elvis ficou em exposição quase permanente em inúmeros cinemas poeira país afora. No final todos ficaram contentes e o Coronel demonstrou mais uma vez como ganhar muito dinheiro sem gastar um tostão furado!

I Feel That I've Know You Forever (Doc Pomus / Alan Jefreys ) - Canção do disco "Pot Luck With Elvis". Mais uma composição de Pomus, aqui sem a parceria de Schuman. É mais uma balada romântica que não decepciona, tendo um ótimo acompanhamento e desenvolvimento. Em 1965 ela foi relançada na trilha do filme "Tickle Me" (O Cavaleiro Romântico, 1965), o filme de Elvis que não contava com trilha própria, sendo a mesma uma coleção aleatória de canções de Elvis de períodos distintos de sua carreira.

Slowly But Surely (Weisman/Wayne) - Música que foi gravada em maio de 1963 em Nashville. Esta sessão de gravação foi reunida anos depois no CD "The Lost Album" que reuniu pela primeira vez estas canções que foram dispersadas ao longo da carreira de Elvis em vários discos e singles. Em 1963 esta música fez parte da trilha sonora do filme "Fun In Acapulco" (O seresteiro de Acapulco, no Brasil) como Bonus Song. Mas isso não impediu o coronel Parker de novamente utilizá-la na cara de pau em "Tickle Me". Tudo com o objetivo de economizar o máximo possível, coisas de Tom Parker...

Night Rider (Doc Pomus / Mort Schuman) - Outra que foi retirada do disco "Pot Luck With Elvis". É talvez o momento mais fraco do LP em questão, nada acrescenta na carreira de Elvis mas também não chega a aborrecer. No final das contas é apenas uma música mediana.

Put Blame On Me (Wise / Twoney / Blagman) - Canção retirada do disco "Something For Everybody" de 1961. A música é ótima, mas está fora de contexto. "Tickle Me", filme dirigido por Norman Taurog, sem sombra de dúvida é um dos piores filmes de Elvis nos anos sessenta, em que não se teve nem ao menos a preocupação de se gravar um trilha sonora. Lamentável. Todas as músicas de sua trilha já tinham sido lançadas antes. Houve sem dúvida má fé do Coronel que em sua filosofia de vender a mesma coisa duas vezes exagerou dessa vez. A canção, por sua vez, possui sem dúvida, enorme qualidade.

Dirty, Dirty Feeling (J.Leiber / M.Stoller) - Sempre que se cita Leiber e Stoller deve-se deixar claro que eles foram os mais importantes compositores da carreira de Elvis Presley. Aqui eles comparecem na trilha sonora com uma canção menor, que na realidade foi lançada inicialmente no ótimo disco "Elvis Is Back!" em 1960. Tem bom ritmo e desenvolvimento, mas não é uma das melhores de sua carreira. Fica na média.

It Feels So Right (Fred Wise / Ben Weisman) - Boa canção que acompanha o alto nível artístico do disco "Elvis Is Back!", onde foi originalmente lançada. Esta também foi ainda aproveitada e lançada depois num single em 1965 como Lado B do single "Easy Question", esta do estiloso disco "Pot Luck". A discografia de Elvis nos anos sessenta apresenta estas "curiosidades históricas" que ninguém sabe ao certo como explicar! O single foi na realidade lançado para promover o filme fake "Tickle-Me".

Easy Question (Otis Blackwell / Winfield Scott) - Composição de Otis Blackwell, autor de "Don't be Cruel" e "All Shook Up". Ela foi gravada no dia 18 de março de 1962 em Nashville. Em Junho de 1965 "Easy Question" foi relançada como single junto com "It Feels so Right" no Lado B. Outra que foi reutilizada em "Tickle Me".

I'm Yours (Don Robetson / Hal Blair) - Don Robertson foi o melhor compositor romântico da carreira de Elvis nos anos 60. Aqui fica registrada uma vocalização bem ao gosto do cantor, sendo o estilo bem próximo do Gospel. Esta canção foi também relançada como single em 1965 junto com "(It's A) Long, Lonely Highway", esta última gravada em Nashville em 1963 e que chegou a ser lançada também como bonus song na trilha sonora do filme "Kissin Cousins" (com caipira não se brinca, 1964).

(It's A) Long, Lonely Highway (Pomus / Schuman) - Como já escrito antes, essa música já havia sido utilizada (ou seria desperdiçada?) como bonus song na trilha sonora do filme "Com caipira não se brinca" (Kissin Cousins, 1964). Uma bela faixa, sem dúvida, que não poderia ter sido jogada de um lado para o outro dentro da discografia de Elvis, deveria isso sim ter sido parte do disco originalmente planejado em 1963 pela RCA e que foi arquivado (o hoje famoso "The Lost Album"). Ao invés disso essas ótimas canções foram totalmente jogadas fora, inclusive em relação a esse filme. Assistir a Tickle me nos leva ao seguinte questionamento: Por que Elvis Presley, um dos grandes talentos musicais da história, passou pelo vexame de atuar em filmes tão ruins como esse? Essa sem dúvida é uma pergunta que não quer calar...

Elvis Presley - Tickle Me (1965): Músicas do disco Elvis Is Back!: Elvis Presley (voz, violão e guitarra) / Scotty Moore (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Hank Garland (baixo elétrico) / D.J.Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Boots Randolph (sax) / Charlie Hodge (vocais) / The Jordanaires (vocais) / Produzido por Elvis Presley, Steve Sholes e Chet Atkins / Arranjado por Steve Sholes e Chet Atkins / Gravado no RCA's Studio B, Nashville / Data de Gravação: 20 e 21 de março e 3 e 4 de abril de 1960. Músicas do disco Pot Luck!: Elvis Presley (voz e violão) / The Jordanaires (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / Scotty Moore (guitarra) / Harold Bladley (guitarra) / Grady Martin (guitarra) / Hank Garland (guitarra) / Neal Matthews (guitarra) / Jerry Kennedy (guitarra) / Bob Moore (baixo) / D.J Fontana (bateria) / Buddy Harmon (bateria) / Floyd Cramer (piano e orgão) / Boots Randolph (sax) / Produzido por Steve Sholes / Arranjado por Steve Sholes e Elvis Presley / Gravado no RCA's Studios B / Data de Gravação: 25 e 26 de junho de 1961 e 18 e 19 de março de 1962 Slowly But Surely e It's Long Lonely Highway: Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Harold Bradley (guitarra) / Grady Martin (guitarra) / Jerry Kennedy (guitarra) / D.J.Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Boots Randolph (sax) / The Jordanaires (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / Produzido por Steve Sholes e Chet Atkins / Arranjado por Steve Sholes e Chet Atkins / Gravado no RCA's Studio B, Nashville / Data de Gravação: 26 a 28 de maio de 1963 e 12 de janeiro de 1964. EP Tickle Me: Data de lançamento: junho de 1965 / Melhor posição nas charts: #70 (USA) e # - (UK).

Pablo Aluísio - Julho de 2005.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir