sábado, 10 de janeiro de 2009

Elvis Presley - FTD His Hand in Mine

O primeiro álbum inteiramente Gospel da carreira de Elvis acabou se tornando um dos melhores títulos do selo FTD. Ao longo de dois CDs vamos acompanhando a evolução de Elvis dentro dos estúdios para chegar nas versões definitivas que fossem ao encontro de seu ouvido exigente. Tecnicamente falando entendemos perfeitamente os objetivos de Presley. As canções que nos primeiros takes se apresentam sem um arranjo consistente vão aos poucos ganhando forma, ficando cada vez mais trabalhadas, até se chegar finalmente nas gravações que conhecemos do disco oficial. No ponto ideal. Vale destacar também o brilhante trabalho de restauração feito pelos engenheiros de som da gravadora. É sabido que a parte da sessão que não foi utilizada no disco original ficou longos anos arquivada em Nashville, em locais nem sempre adequados para conservação. Quando o produtor Ernest Jorgensen resolveu incluir o álbum na coleção de álbuns clássicos da FTD todo esse material foi desarquivado, passou por um intenso procedimento de restauração e o que ouvimos ao colocarmos o CD para tocar é que tudo parece ter sido gravado ontem, tamanho o nível de qualidade dos takes alternativos aqui presentes.

Já tive o prazer de analisar esse disco e agora ao ouvi-lo novamente (com o material bônus) só posso confirmar tudo o que já disse antes. A voz de Elvis nesses primeiros anos da década de 1960 estava em um momento especialmente cristalino. Se na década de 50 Elvis ainda não tinha tido a total oportunidade de explorar as nuances de seu talento vocal (principalmente por causa do material apresentado, mais voltado ao Rock ´n´ Roll), aqui ele brilha ao cantar bem suavemente, sem pressa ou necessidade de mostrar vigor. A tônica dominante é de suavidade, espiritualidade. Como o tema é religioso temos também o nítido fato de Elvis procurar dar o melhor de si, se mostrar realmente inspirado, principalmente porque esse tipo de estilo musical era sem dúvida o que mais o inspirava interiormente para a interpretação. O resultado final é fantástico. Não restam dúvidas que de todos os trabalhos religiosos a que Elvis se dedicou esse é um dos mais caprichados e talentosos. Uma pequena obra prima, certamente.

Embora o FTD His Hand In Mine tenha como foco principal dissecar o referido disco oficial, o produtor Ernst resolve por bem colocar takes de duas canções de certa forma alienígenas ao projeto. A primeira é Surrender. Um dos grandes sucessos da carreira de Presley foi gravada nas mesmas sessões de His Hand In Mine. O fato é que a RCA Victor não perdia a oportunidade de incentivar o cantor a produzir material para os seus singles (que eram os grandes meios de divulgação e sucesso da carreira de Elvis). Assim em meio ao farto material religioso Elvis dedicou-se a também gravar essa canção que nitidamente seguia os passos de seu grande sucesso pós Alemanha, o single It´s Now or Never. Esses takes de Surrender são bem interessantes. Entre um take e outro Elvis vai tentando acertar o tom correto. No CD2 temos uma ótima oportunidade de conferir o cantor tentando chegar no solo final da canção da maneira que desejava. São várias tentativas sucessivas que para um fã de Elvis não deixa de ser um deleite especial. A outra música que foi encaixada foi a terna e linda Crying In The Chappel, outro grande sucesso de Elvis em single. Em suma, aconselho o CD para os que ainda não conhecem, pouco sabem ou querem se inteirar completamente sobre o trabalho gospel desenvolvido por Elvis Presley ao longo de sua carreira. Certamente esses ouvintes não ficarão decepcionados com o resultado.

Elvis Presley - FTD His Hand In Mine - Original release and outtakes

CD 1:
1: His Hand In Mine
2: I'm Gonna Walk Them Golden Stairs
3: In my Father's House
4: Milky White Way
5: Known Only To Him
6: I Believe In The Man In The Sky
7: Joshua Fit The Battle
8: He Knows Just What I Need
9: Swing Down Sweet Chariot
10: Mansion Over The Hilltop
11: If We Never Meet Again
12: Working On The Building
13: Surrender
14: Crying In The Chapel
15: His Hand In Mine (1)
16: I'm Gonna Walk Them Golden Stairs (1) [M]
17: Milky White Way (1*, 2*, 3)
18: Known Only To Him (1, 2)
19: I Believe In The Man In The Sky (1)
20: Joshua Fit The Battle (1)
21: He Knows Just What I Need (1)
22: Mansion Over The Hilltop (2*, 1)
23: If We Never Meet Again (1) [M]
24: Working On The Building (1)
25: Surrender (1)

CD 2:
1: Milky White Way (4, 6*, 5)
2: His Hand In Mine (2*, 3*)
3: His Hand In Mine (4)
4: His Hand In Mine (5)
5: I Believe In The Man In The Sky (2*, 3*, 4 [M])
6: He Knows Just What I Need (2*, 3*, 4*)
7: He Knows Just What I Need (5*, 6, 7)
8: He Knows Just What I Need (8*)
9: Surrender (2)
10: Surrender (3*, 5, 6)
11: Surrender (7*)
12: Surrender (8*, 9)
13: Surrender (WP 2/1*, 3*, 4*, 5*, 6*, 7*)
14: In my Father's House (1*, 2*, 3*, 4*)
15: In My Father's House (5*, 6*)
16: In my Father's House (7)
17: Joshue Fit The Battle (2)
18: Joshua Fit THe Battle (3*)
19: Swing Down Sweet Chariot (1*)
20: Swing Down Sweet Chariot (2, 3)
21: I'm Gonna Walk Them Golden Stairs (2, 3)
22: I'm Gonna Walk Them Golden Stairs (4*)
23: I'm Gonna Walk Them Golden Stairs (5)
24: Known Only To Him (3*, 4*, 5)
25: Crying In The Chapel (1*)
26: Crying In The Chapel (2, 3 [M])
27: Working On The Building (2*)
28: Working On The Building (3*, 4))

* versões inéditas

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8,6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir