terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Roustabout (1964)

Empolgado por Viva Las Vegas o público correu às lojas para comprar a nova trilha sonora de Elvis, Roustabout. Em pouco tempo o disco conseguiu chegar ao primeiro lugar nas paradas, um feito e tanto, que só se repetiria quase dez anos depois com Aloha From Hawaii. Esse dado aliás deixam perplexos muitos que estudam a biografia de Elvis Presley. Como um dos cantores mais populares do mundo conseguiu ficar praticamente uma década sem conseguir chegar ao primeiro lugar na parada de álbuns dos Estados Unidos? Não existe apenas uma resposta a essa pergunta mas muitas. O fato de Elvis só gravar trilhas sonoras nos anos 60 abalou sua credibilidade como artista. Claro que muitos desses discos conseguiram obter êxito comercial, porém ao mesmo tempo em que vendiam bem iam minando o legado musical de Elvis. 
 
Quando voltou do exército no começo dos anos 60 Elvis estava no auge da popularidade e tinha literalmente muito filme para queimar, como se dizia na gíria da época, pois qualquer coisa que lançasse seria sucesso com certeza. Porém a má qualidade do material apresentado foi gradativamente queimando seu filme, cansando o público e seus fãs e a queda das vendas foi um passo natural. Outro problema foi a concorrência feroz que Elvis enfrentaria a partir desse ano. Os Beatles chegariam triunfantes aos Estados Unidos, causando uma verdadeira revolução musical sem precedentes. Além deles Elvis teria cada vez mais de dividir a atenção do público com outros grupos e cantores em um dos períodos mais ricos da música de todos os tempos.

Roustabout passa longe da ruindade de Kissin Cousins, lançado nesse mesmo ano, mas também não consegue chegar ao nível de qualidade de Viva Las Vegas. Fica no meio termo. Sendo bem otimista podemos até mesmo considerar essa uma de suas melhores trilhas sonoras no período. Claro que ela não foge à regra das demais trilhas de Elvis nos anos 60, claro que há músicas bobinhas e tal, mas neste caso elas estão em menor número, felizmente. Todas as dez músicas do filme podem ser consideradas boas, algumas até mesmo são de excelente qualidade. O filme em si também é bem interessante para os fãs do cantor pois ver Elvis em um casaco de couro negro, andando por aí de moto e interpretando um "Easy Rider" é sempre um prazer sem culpas. O próprio Elvis aliás deve ter gostado muito de fazer esse papel de "Brando Soft". Obviamente se você tem mais de trinta anos certamente o assistiu alguma vez na TV, principalmente porque ele se tornou um dos maiores clássicos "Sessão da Tarde" da carreira de Elvis ao lado de "Feitiço Havaiano" (esse campeão absoluto na categoria). Algumas canções dessa trilha merecem destaque:

Roustabout (Giant / Baum / Kaye) - Canção título do filme. Essa é na realidade a versão "B", pois a primeira versão tema foi rejeitada por Hal Wallis que considerou sua letra ofensiva. Essa versão "A" chamada de "I'm Roustabout" só foi lançada em 2003 no disco "Elvis 2nd to none". Ela foi redescoberta por acaso por seu autor pegando poeira em seus arquivos. Então ele entrou em contato com Ernst Jorgensen e perguntou se ele estaria interessado em lançar uma gravação inédita de Elvis no mercado (Isso é lá pergunta que se faça?!). O produtor atual dos discos de Elvis ficou encantando com a versão descoberta e tratou logo de a colocar no CD. O resultado todos conhecem: primeiro lugar nos EUA e Inglaterra e milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. Pois é, mais vale um Elvis empoeirado do que milhares de artistas atuais tinindo de novo.

Little Egypt (Leiber / Stoller) - Esta canção acabou se tornando uma dor de cabeça para os produtores do filme. Tudo porque uma bailarina chamada "Little Egypt" resolveu processar todo mundo, afirmando que seu nome havia sido utilizado sem permissão no filme. E para completar ela pedia 3 milhões de dólares de indenização. Os advogados da Paramount conseguiram provar no tribunal que o filme se baseava em uma outra bailarina que usava o mesmo nome artístico, chamada Catherine Devine, que fez carreira em 1893 nos EUA. No fundo quem estava imitando e usando o nome de forma inadequada era a dançarina que processou o estúdio.

Big Love Big Heartache (Fuller / Morris / Hendrix) - Uma das melhores músicas do disco, com ótima vocalização de Elvis, além de um arranjo primoroso. Ela seria lançada em single para tentar repetir o sucesso estrondoso de "Can't Help Falling in Love", mas como o LP vendeu muito bem e alcançou rapidamente o topo nos EUA (em pleno auge da Beatlemania) os produtores se contentaram com as vendas e cancelaram o lançamento do single. Momento de alto nível da trilha e do filme, pois a cena em que Elvis a canta foi muito bem fotografada.

There's a Brand New Day on the Horizon (J. Byers) - Eu particularmente gosto muito dessa música porque ela é antes de tudo uma canção alto astral que traz uma mensagem positiva (afinal de contas todos nós precisamos de um pouco disso, principalmente nos dias atuais). Ela fecha a seqüência final do filme. Um dado curioso: Além de "I'm Roustabout", duas outras gravações dessas sessões estão desaparecidas há anos: "I Never Had It So Good" e uma outra versão de "Poison Ivy League" com letra mudada. Em recente entrevista Ernst Jorgensen afirmou que não perdeu as esperanças de achá-las, vamos torcer para que algum dia ele consiga atingir esse objetivo. Milhões de fãs de Elvis ao redor do mundo torcem por ele.

Roustabout (1964)
01. Roustabout
02. Little Egypt
03. Poison Ivy League
04. Hard Knocks
05. It´s a Wonderfull World
06. Big Love, Big Heartache
07. One Track Heart
08. It´s Carnival Time
09. Carny Town
10. There´s a Brand New Day On The Horizon
11. Wheels On My Heels

Elvis Presley - Roustabout (1964): Elvis Presley (vocais) / Scotty Moore (guitarra) / Tiny Timbrell (guitarra) / Billy Strange (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Buddy Harmon (bateria) / DJ Fontana (bateria) / Hal Blaine (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Boots Randolph (Sax) / The Jordanaires (vocais) / Produzido por Joseph Lilley / Engenheiro de som: Dave Weichman / Gravado nos estúdios Radio Recorders, Hollywood / Data da gravação: 02 e 03 de março de 1964 / Data de lançamento: outubro de 1964 / Melhor posição nas charts: #1 (EUA) e #12 (UK).

Pablo Aluísio - março de 2004 / agosto de 2009.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir