sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Pot Luck With Elvis (1962)

Durante os anos sessenta a carreira de Elvis iria seguir os objetivos traçados pelo Coronel Tom Parker, ou seja, Elvis iria estrelar três filmes por ano. Estes filmes iriam ser acompanhados por trilhas sonoras que seriam lançadas junto com os filmes durante os feriados americanos. A meta sem dúvida era transformar Elvis em um ator e para isso até sua maravilhosa carreira musical deveria ser colocada de lado. Desta forma poucas músicas foram gravadas por Elvis sem que estas fizessem parte de alguma trilha de filme durante este período. As canções deste disco não fazem parte de nenhum filme de Elvis (exceto "Steppin'Out of line") e foram gravadas entre as gravações das trilhas dos filmes "Follow That Dream" (em cada sonho um amor, 1962) e "Kid Galahad" (talhado para campeão, 1962). O maior sucesso de Elvis nas telas em 1962 foi o filme "Girls, Girls, Girls" (garotas e mais garotas, 1962). O que se pode notar é que mesmo toda a correria para gravar as canções deste disco, elas são muito superiores às músicas das trilhas que Elvis gravou no período. Elvis era um ótimo cantor e um ator apenas mediano, infelizmente o empresário Tom Parker só iria chegar a esta conclusão no final dos anos sessenta. Estas são as músicas do disco "Pot Luck" (LSP 2523):

KISS ME QUICK (Doc Pomus / Mort Schuman) - O maior sucesso de Elvis Presley no Brasil. Interessante notar que este sucesso todo só ocorreu mesmo em nosso país, sendo que "Kiss me Quick" teve uma discreta passagem pelas paradas americanas (trigésimo quarto lugar na parada da revista Billboard). Ela foi lançada também como canção principal de um single com "Suspicion" no lado B. "Kiss me Quick" foi gravada no dia 25 de Junho de 1961 em Nashville. Em 1977 foi lançado um disco no Brasil que se tornou um de seus mais populares LPs por aqui. A coletânea se chamava "Elvis - Disco de Ouro", e tamanho foi o sucesso que ela foi relançada no mínimo seis vezes ao longo dos anos. As faixas que puxavam o disco eram justamente "Kiss me Quick" e "It's Now or Never".

JUST FOR OLD TIMES SAKE (Sid Tepper / Roy Bennett) - Canção romântica bem ao estilo dos anos dourados. Vocalização perfeita de Elvis. O Destaque fica mais uma vez por conta do pianista Floyd Cramer. Foi gravada no dia 18 de março de 1962. Não confundir com "For Ol' Times Sake", música título de um disco e de um single com "Raised on Rock" lançado em 1973.

GONNA GET BACK HOME SOMEHOW (Doc Pomus / Mort Schuman) - A dupla Pomus/Schuman foi a tentativa do Coronel Parker de substituir Leiber/Stoller como os principais compositores de Elvis, mas o que se percebe é que apesar deles terem compostos algumas belas canções para Elvis, ficaram muito longe da genialidade de Jerry Leiber e Mike Stoller. De qualquer forma esta é outra tentativa dos dois de chegarem lá.

EASY QUESTION (Otis Blackwell / Winfield Scott) - composição fruto da parceria entre o compositor negro Winfield Scott (praticamente fazendo sua estréia com Elvis) e o genial compositor Otis Blackwell, autor de "Don't be Cruel" e "All Shook Up". Desta união só poderia nascer uma deliciosa canção como esta. Ela foi gravada no dia 18 de março de 1962 em Nashville. Em Junho de 1965 "Easy Question" foi relançada como single junto com "It Feels so Right" no Lado B.

STEPPIN OUT OF LINE (Wise / Weisman / Fuller) - Música que faz parte do filme "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961). Esta trilha foi a mais vendida da carreira de Elvis sendo que esta canção acabou ficando para trás por falta de espaço na trilha sonora original. O Coronel não deixou que ela ficasse em branco e resolveu inclui-la neste disco. Foi gravada no dia 22 de março de 1961 em Hollywood, a terra do cinema.

I'M YOURS (Don Robetson / Hal Blair) - Don Robertson foi o melhor compositor romântico da carreira de Elvis nos anos 60. Aqui fica registrada uma vocalização bem ao gosto do cantor, sendo o estilo bem próximo do Gospel. Esta canção foi também relançada como single em 1965 junto com "(It's A) Long, Lonely Highway", esta última gravada em Nashville em 1963 e que chegou a ser lançada também como bonus song na trilha sonora do filme "Kissin Cousins" (com caipira não se brinca, 1964).

SOMETHING BLUE (Paul Evans / Al Byron) - Outro momento romântico do disco. O disco Pot Luck alcançou a quarta posição na parada da revista Billboard, sendo este desempenho considerado insatisfatório pelo Coronel e pelos executivos da RCA, porém se ele não obteve o sucesso esperado a sua qualidade é indiscutível como se percebe quando se ouve esta canção. Ela foi gravada no dia 18 de março de 1962. Bom momento romântico deste trabalho musical, que é caracterizado pelo bom gosto, estilo e qualidade.

SUSPICION (Doc Pomus / Mort Schuman) - Lado B do Single que foi lançado em abril de 1964. Este single foi considerado um grande fracasso de vendas, tendo o mesmo atingido uma das mais baixas colocações da parada americana. Talvez isto tenha ocorrido pela super exposição de Elvis em filmes, revistas, discos etc.. o que ocasionou uma avalanche de lançamentos com Elvis o que acabou de certa forma cansando o público. "Suspicion" é por outro lado, um belo momento romântico deste disco.

I FEEL THAT I'VE KNOW YOU FOREVER (Doc Pomus / Alan Jefreys ) - Mais uma composição de Pomus aqui sem a parceria de Schuman. É mais uma balada romântica que não decepciona tendo um ótimo acompanhamento e desenvolvimento. Em 1965 ela foi relançada na trilha do filme "Tickle-Me" (o cavaleiro romântico, 1965), o filme de Elvis que não contava com trilha própria sendo a mesma uma coleção aleatória de canções de Elvis de períodos distintos de sua carreira.

NIGHT RIDER (Doc Pomus / Mort Schuman) - Outra que foi relançada no filme "Tickle-me" (o cavaleiro romântico, 1965). É talvez o momento mais fraco do LP, nada acrescenta na carreira de Elvis mas também não chega a aborrecer.

FOUNTAIN OF LOVE (Bill Giant / Jeff Lewis) - versão caliente com toques latinos! Bem poderia fazer parte da trilha de "Fun in Acapulco" (o seresteiro de Acapulco, 1963), por exemplo. Mantém semelhanças de arranjo com "You'll be Gone" que foi gravada na mesma sessão. "Fountain of Love" foi gravada no dia 18 de março de 1962 em Nashville, a capital da música Country and Western. "You'll be Gone", por sua vez, foi lançada como bonus song na trilha sonora do filme "Girl Happy" (louco por garotas, 1965).

THAT'S SOMEONE YOU NEVER FORGET (Red West / Elvis Presley) - Composição do Rei do Rock junto com seu guarda-costas Red West. Elvis conheceu Red ainda adolescente e ambos se tornaram grandes amigos. Em 1976 Elvis acabou demitindo Red que junto com seu irmão Sony escreveriam o livro "Elvis, What Happened?" (Elvis, o que aconteceu?). Este livro trazia pela primeira vez ao público aspectos da vida particular de Elvis como o abuso de drogas entre outras coisas. Triste fim para uma longa amizade.

Elvis Presley - Pot Luck With Elvis (1962): Elvis Presley (voz e violão) / The Jordanaires (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / Scotty Moore (guitarra) / Harold Bladley (guitarra) / Grady Martin (guitarra) / Hank Garland (guitarra) / Neal Matthews (guitarra) / Jerry Kennedy (guitarra) / Bob Moore (baixo) / D.J Fontana (bateria) / Buddy Harmon (bateria) / Floyd Cramer (piano e orgão) / Boots Randolph (sax) / Produzido por Steve Sholes / Arranjado por Steve Sholes e Elvis Presley / Gravado no RCA's Studios B / Data de Gravação: 25 e 26 de junho de 1961 e 18 e 19 de março de 1962 / Data de Lançamento: junho de 1962 / Melhor posição nas charts:#4 (EUA) e #1 (UK).

PABLO ALUÍSIO - Agosto de 1999 / revisado e atualizado em novembro de 2001.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8,4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir