quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Elvis For Everyone (1965)

Nos anos 60 Elvis Presley tentou conciliar uma carreira de ator no cinema com seu lado musical. Nesta fase muitas foram as trilhas sonoras de seus filmes. Mas foi justamente neste período que foi lançado um dos mais curiosos discos de sua carreira, uma colcha de retalhos sonora inventada pelos produtores e executivos da RCA Victor. O LP foi chamado de "Elvis for Everyone". Para compor o disco a RCA Victor vasculhou seus arquivos atrás de gravações perdidas de Elvis. E sem dúvida acharam muita coisa relevante e importante, inclusive duas canções de Elvis da época da Sun Records. Pode-se inclusive afirmar que este disco foi uma salvação para muitas músicas de Elvis que poderiam muito bem se perder nos porões empoeirados de sua gravadora, mas que felizmente foram resgatadas do esquecimento bem a tempo.

Parte das músicas foram retiradas das sessões que foram realizadas para a composição de um disco de Elvis que jamais foi lançado. Ao longo dos anos esse disco acabou sendo batizado de "The Lost Album", o disco perdido de Elvis. Curioso mesmo é acompanhar como todas essas faixas foram sendo espalhadas em diversos discos diferentes da carreira de Elvis em épocas diversas e sem nenhum critério de classificação. Além das faixas da Sun e do The Lost Album, "Elvis for Everyone" trazia ainda algumas músicas de filmes de Elvis que não havia sido lançadas antes, canções de filmes como "Follow That Dream", "Flaming Star" e "Wild in The Country". Por fim o disco ainda contou com a coordenação do produtor Chet Atkins que tentou de alguma forma colocar a bagunça em ordem. O disco "Elvis For Everyone" foi lançado em agosto de 1965 e chegou ao top 10 da parada americana e ao oitavo lugar entre os mais vendidos na Inglaterra. Apesar de seu bom êxito nas paradas internacionais os fãs brasileiros ficaram a ver navios na época pois o disco não foi lançado no Brasil, só chegando nas lojas em 1982 como parte do pacote "Pure Gold" da RCA, que relançou vários discos da carreira de Elvis Presley. Antes tarde do que nunca

Your Cheatin Heart (Hank Williams) - Clássico da música country gravada por Elvis pouco antes de ir servir o exército americano na Alemanha. Curiosa homenagem de Elvis a Hank Williams, considerado um dos pais do country and western daquele país. Elvis inclusive deixou um pouco seu aspecto criativo de lado e resolveu seguir um arranjo mais conservador. Nunca havia sido lançada antes na carreira do Rei do Rock.

Finders Keepers, Losers Weepers - (Dory Jone / Ollie Jones) - Música que foi gravada nas sessões do The Lost Album. Este disco deveria ter sido lançado, pois as músicas gravadas estão entre as melhores de Elvis nos anos 60. Entre as gravações do The Lost Album estão: "Devil in Disguise", "Please Don't Drag That String Around", "Long Lonely Highway" e a própria "Memphis, Tennessee". Isso sem dúvida demonstra como foram produtivas essas sessões.

In My Way - (F. Wise / B. Weisman) - Essa canção é do filme "Wild In The Country" (coração rebelde, no Brasil). O filme foi uma tentativa de Elvis em melhorar seus papéis no cinema. Como o roteiro do filme foi por demais intimista, as músicas acabaram indo pelo mesmo caminho. Aqui Elvis duela solitariamente com um violão, sem acompanhamento nenhum. A voz de Elvis está especialmente bela nessa canção, que é muito curta, com pouco mais de 1 minuto e 20 segundos. A canção é triste e serena. Ponto positivo para a voz de Elvis, que aqui se destaca.

Tomorrow Night (S. Coslow / W. Gross) - A história dessa canção é bem interessante. Elvis a gravou na Sun Records e foi arquivada. Quase dez anos depois Chet Atkins resolveu fazer um arranjo totalmente novo sobre o antigo acompanhamento dos Blue Moon Boys. As participações de Scotty Moore e Bill Black foram colocadas em segundo plano, só preservando mesmo o vocal original de Elvis. Depois Atkins resolveu chamar um grupo de músicos e praticamente regravou um novo arranjo. Sem dúvida o resultado ficou muito bom mas não agradou muito aos fãs mais puristas que sempre preferiram a versão original, que foi lançada finalmente em CD na coleção "The King of Rock'n'Roll". Vale pela curiosidade de conhecer uma versão alternativa que só foi lançada nesse disco.

Memphis, Tennessee (Chuck Berry) - Faixa retirada das sessões do "The Lost Album". Muito bem arranjada e executada por Elvis e banda. Sem dúvida essa canção não poderia passar em branco na sua carreira, não só por sua importância na história do Rock como também pelo fato de ter o nome de sua querida cidade. Elvis e Chet Atkins deram um tratamento de luxo e à altura desse clássico moderno de Chuck Berry. Aliás Elvis sempre se deu muito bem com músicas compostas por Chuck Berry. Essa não foge à regra, sendo um grande momento da carreira de Elvis e que deve ser conhecido por todos.

For The Milionth and The Last Time (R. Bennett / S. Tepper) - Um dos momentos mais agradáveis do disco que, apesar do arranjo tradicional e sem novidades, prende a atenção do ouvinte e o envolve no belo balanço. Curiosamente essa canção quase foi completamente esquecida pelos produtores de Elvis, apesar de sua indiscutível qualidade. Felizmente o LP "Elvis for Everyone" a salvou do esquecimento e a colocou abrindo o antigo lado B do disco em vinil. Boa performance de Elvis em momento quase perdido.

Summer Kisses, Winters Tears (Wise / Weisman / Loyd) - Música do filme "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960)". Essa trilha contava ainda com as seguintes canções: "Flaming Star", "Britches" e "A Cane and A Starched Collar", esta última aliás, a única cantada por Elvis no filme. Apesar das 4 músicas, a RCA preferiu não lançar um compacto duplo com as mesmas, e ao invés disso, lançou outro EP em fevereiro de 1961 chamado "Elvis by Request - Flaming Star". Apesar do nome só trazia duas canções de estrela de fogo: "Flaming Star" e "Summer Kisses, Winter Tears", sendo o lado B ocupado por dois medalhões da carreira de Elvis: "It's Now or Never" e "Are You Lonesome Tonight?". Por que a RCA não lançou a trilha completa nesse compacto? Provavelmente os executivos da gravadora não colocavam muita fé nessas canções e temiam uma má posição nas charts. Se essa foi a intenção o tiro saiu pela culatra, pois o EP não atingiu o Top 10, ficando apenas na 14ª posição. Teria sido melhor mesmo lançar a trilha sonora completa do filme, o que traria mais organização dentro da bagunçada discografia de Elvis por essa época.

Forget Me Never (F. Wise / B. Weisman) - Outra música do filme "Wild In The Country" que conta apenas com Elvis e violão. Essas músicas desse filme pouco acrescentam à carreira de Elvis. Apesar de extremamente profissional Elvis não queria que esse filme tivesse canções, pois sua intenção era apenas desenvolver seu lado de ator dramático. Quando soube que teria que gravar uma trilha para o filme Elvis ficou visivelmente desapontado. Por isso houve uma certa má vontade de sua parte, mas nada que chegue a prejudicar a música em si. Como afirmei antes, o lado profissional de Elvis nessas ocasiões falava mais alto. Mesmo contrariado ele tentaria dar o melhor de si. O que não ajudou mesmo foi o próprio material à sua disposição, que era apenas razoável. No final é apenas um momento mediano e esquecível do disco.

Sound Advice (Giant / Baum / Kaye) - Elvis e violão. Essa é uma canção que fez parte da trilha sonora de "Follow That Dream" (Em cada sonho um amor, no Brasil). Curiosamente ela jamais havia sido lançada antes, nem mesmo no EP da trilha do filme. Essa é apenas outra faixa de filmes de Elvis que fizeram parte desse disco, como por exemplo: "Santa Lucia" (de Viva Las Vegas), "In My Way" e "Forget Me Never" (de Wild In The Country) e "Summer Kisses, Winter Tears" (de Flaming Star).

Santa Lucia (arranjado por Elvis Presley) - Música italiana arranjada por Elvis para o filme "Viva Las Vegas", que curiosamente foi lançado na Inglaterra com o título de "Love in Las Vegas". O compacto duplo com quatro canções deste filme foi lançado em maio de 1964 e contava com as seguintes músicas: "If You Think I Don't Need You", "I Need Somebody To Lean On", "C'Mon Everybody" e "Today, Tomorrow and Forever". Mais uma fusão entre Elvis Presley e música da antiga bota, que mostra mais uma vez a admiração do cantor pelos trovadores da velha guarda, como seu ídolo de infância Mario Lanza.

I Meet Her Today (Don Robertson / H. Blair) - Linda música. Bem gravada, com ótimo vocal de apoio e melodia extremamente bem escrita. Don Robertson acerta em cheio nesse momento ímpar de Elvis. Se tivesse sido lançada nos anos 50 teria se tornado um dos maiores clássicos do repertório do Rei. Porém, infelizmente, foi outra canção de Elvis que não foi bem aproveitada por seus agentes. Daria um excelente single na época, mas foi totalmente colocada de lado, de forma extremamente injusta aliás. Deve ser conhecida e redescoberta pela nova geração de fãs, pois é um dos momentos mais belos do lado romântico de Elvis Presley. Nota Dez com louvores! Excelente momento em todos os aspectos. Vale o disco inteiro, sem dúvida.

When It Rains, It Really Pours (W.R. Emerson) - Para lançar o material desse LP, o produtor Chet Atkins revirou os arquivos empoeirados da gravadora RCA Victor em busca de material inédito de Elvis. Uma das maiores preciosidades encontradas por ele foi essa canção gravada ainda na época da Sun Records. Registrada em uma sessão obscura em agosto ou outubro de 1955, contando apenas com os Blue Moon Boys (Elvis, Scotty e Bill) e o baterista Johnny Bernero, a canção foi completamente esquecida por quase dez anos, ficando arquivada nos porões da gravadora RCA em Nova Iorque! É um Blues visceral, que mostra o total entrosamento de Elvis e banda. Aqui Elvis dá uma canja como pianista e mostra como sua voz era poderosa e adaptável a qualquer estilo musical. Sem dúvida é um precioso registro de Elvis aos 20 anos. Apesar da pouca idade o Rei do Rock já mostrava toda a potencialidade de seu poderio vocal. Essa primeira versão da Sun Records não foi considerada apta para o mercado pelos produtores da RCA. A master original havia se perdido e tudo o que sobrava era apenas um take, o de número 3. Essa primeira versão só seria lançada no mercado em 1983 no disco "Elvis, a Legendary Performer vol.04". Mas Chet Atkins não ficaria de mãos vazias, pois ele lançaria nesse disco a outra versão mais recente, gravada em fevereiro de 1957. Apesar de ter sido gravada na RCA Victor, também estava esquecida e abandonada. Outra música imperdível e essencial que fecha o disco com chave de ouro.

Elvis Presley - Elvis For Everyone (1965): Sun Records: Elvis Presley (voz, violão e piano) / Scotty Moore (guitarra) / Bill Black (baixo) / Jimmie Lott (bateria) / Johnny Bernero (bateria) / Produção: Sam Phillips / Arranjado por Sam Philips, Scotty Moore e Elvis Presley / Gravado no estúdio Sun Records, Avenida Union, 706, Memphis, Tennessee / Data de Gravação: agosto ou outubro de 1955. When It Rains, It Really Pours, versão de 1957: Elvis Presley (voz e violão) / Scotty Moore (guitarra) / Bill Black (baixo) / D.J. Fontana (bateria) / Dudley Brooks (piano) / Produzido por Steve Sholes / Arranjado por Steve Sholes e Elvis Presley / Gravado no Radio Recorders, Hollywood / Data de Gravação: 23 e 24 de fevereiro de 1957. The Lost Album: Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Harold Bradley (guitarra) / Grady Martin (guitarra) / Jerry Kennedy (guitarra) / D.J.Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Boots Randolph (sax) / The Jordanaires (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / Produzido por Steve Sholes e Chet Atkins / Arranjado por Steve Sholes e Chet Atkins / Gravado no RCA's Studio B, Nashville / Data de Gravação: 26 a 28 de maio de 1963 e 12 de janeiro de 1964. For The Milionth and The Last Time - I Meet Her Today : Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Jerry Kennedy (guitarra) / D.J.Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Boots Randolph (sax) / The Jordanaires (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / Produzido por Chet Atkins e Elvis Presley / Gravado no RCA's Studio B, Nashville / Data de Gravação: 15 e 16 de outubro de 1961. Santa Lucia: Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (guitarra) / Tiny Timbrell (guitarra) / Billy Strange (guitarra) / D.J Fontana (bateria) / Artie Cane (piano) / Calvin Jackson (piano) / Ray Siegel (baixo) / The Jordanaires (vocais) / Carole Lombard Quartet (vocais) / Produzido por Chet Atkins e George Stoll / Arranjado por Chet Atkins, Elvis Presley e George Stoll / Gravado nos estúdios Radio Recorders, Hollywood / Data de Gravação: 07 e 09 de julho de 1963 Forget Me Never - In My Way: Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (violão) / Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra) / Michael "Meyer" Rubin (baixo) / D.J Fontana (bateria) / Dudley Brooks (piano / The Jordanaires (vocais) / Produzido por Urban Thielmann / Gravado no Radio Recorders, Hollywood, California / Data de gravação: 7 e 8 de novembro de 1960 Sound Advice: Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (violão) / Bob Moore (baixo) / Neal Matthews (guitarra) / Hank Garland (guitarra) / Murrey "Buddy" Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Produzido por Hans Salter / Gravado no RCA Studio B, Nashville, Tennessee / Data da gravação: 2 de julho de 1962 Summer Kisses, Winter Tears: Elvis Presley (vocal) / Howard Roberts (guitarra) / Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra) / Michael "Meyer" Rubin (baixo) / Bernie Mattinson (bateria) / James Haskell (acordeon) / Dudley Brooks (piano) / The Jordanaires (vocais) / Produzido por Urban Thielmann / Gravado no Radio Recorders, Hollywood, California / Data de gravação: 8 de agosto de 1960. / Lançado em agosto de 1965 / Melhor posição nas charts: #10 (EUA) e #8 (UK)

Pablo Aluísio - Dezembro de 2004 / Abril de 2005.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir