segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Something For Everybody (1961)

Ótimo momento da discografia de Elvis Presley nos anos 60. Este disco quando foi lançado em maio de 1961 alcançou rapidamente o primeiro lugar da parada musical da Revista Billboard ocupando esta posição durante três semanas consecutivas. "Something For Everybody" foi gravado em apenas uma sessão de gravação em Nashville! Elvis entrou nos estúdios às 10 da noite do dia 12 de março e gravou até às cinco da manhã do dia seguinte. Em pouco mais de 7 horas o cantor já havia terminado sua parte deixando todas as músicas prontas para a RCA. Neste caso a pressa não foi inimiga da perfeição, pois este fato demonstra o alto poder de trabalho de Elvis e também o qualifica como o mais rápido "hit maker" da história. 

O que aconteceu realmente era que Elvis e banda já estavam devidamente ensaiados ao entrar em estúdio, então foi apenas uma questão de se chegar ao take adequado. No mesmo mês que este disco foi lançado o single "I Feel So Bad / Wild in the Country" chegava ao quinto lugar na parada americana e ao primeiro na parada britânica. O lado B deste single promovia o lançamento de mais um filme de Elvis "Wild in the Country" (coração rebelde, 1961). Este filme marca a tentativa de Elvis em estrelar filmes de maior qualidade com roteiros melhores e papéis dramáticos, porém seu objetivo não foi alcançado pois seus maiores sucessos cinematográficos iriam ser as comédias musicais românticas como "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961). De qualquer forma a música "I Sleeped, I Stumbled, I Feel" foi incluída no disco para promover o lançamento do filme. Estas são as canções do disco "Something For Everybody (LSP 2370) :

THERE'S ALWAYS ME (Don Robertson) - Maravilhosa canção romântica escrita pelo ótimo compositor Don Robertson. Robertson inclusive compareceu ao estúdio de gravação e trocou algumas ideias com Elvis. É sem sombra de dúvida uma das mais belas músicas interpretadas pelo Rei do Rock, que nos presenteia com um momento mágico. Além de contar com a voz de Elvis em um de seus melhores momentos, esta traz ainda a participação muito especial da vocalista Millie Kirkham. Simplesmente ouça e se emocione.

GIVE ME THE RIGHT (Wise / Blagman) - Este disco trazia uma curiosidade em relação a outros trabalhos de Elvis: um dos lados do antigo LP era composto exclusivamente com baladas românticas e o outro com músicas mais agitadas. Esta canção é um exemplo do primeiro tipo com ótimo acompanhamento dos músicos do cantor. Elvis e seu produtor resolveram acrescentar novos instrumentos na música para melhorá-la.

IT'S A SIN (Rose / Turner) - Outra ótima balada romântica do disco. Alguns dias antes de Elvis gravar estas músicas ele foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Tennessee pelo seu sucesso e também por sua ajuda a diversas instituições de caridade de Memphis. Duas semanas depois Elvis iria para o Hawaii, para começar as filmagens de seu novo filme, "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961).

SENTIMENTAL ME (Cassin / Moreheread) - Sucesso em 1949. Elvis foi de certa forma fiel à original dando apenas uns toques para que ela se encaixasse em seu estilo musical. No final tudo saiu bem como podemos conferir. Nesta época começaram a surgir as primeiras críticas ao excesso de músicas românticas nos discos de Elvis. Ele porém não se importou com elas e continuou a gravar belas canções de amor como esta.

STARTING TODAY (Don Robertson) - O Compositor Don Robertson dá o tom do lado romântico deste disco. Aqui outra de suas pérolas musicais interpretada de forma impecável pelo Rei do Rock e seu grupo. Elvis e Don Robertson se tornaram amigos, inclusive o cantor o convidou a ir a Graceland para juntos discutirem e falarem sobre música.

GENTLY (Wizeth / Lisbona) - Canção Romântica bem ao estilo acústico que difere bastante das outras músicas do disco. Sem dúvida é um belo momento da carreira de Elvis. Fez parte também da última coletânea da discografia de Elvis o LP "Welcome to my World". Elvis a gravou três vezes e escolheu uma das versões como a definitiva. As outras duas seriam lançadas em discos piratas nos anos 80.

I'M COMIN HOME (Charlie Rich) - A Melhor canção de todo o disco. Conta com ótimos solos musicais de Scotty Moore na guitarra e Floyd Cramer no Piano. A canção se tornou um grande sucesso na época chegando ao primeiro lugar nas paradas. Ele representa a típica canção pop do início dos anos sessenta. Sem dúvida uma música para entrar na história do Rock mundial.

IN YOUR ARMS (Schroeder / Gold) - Aqui se nota a importância do conjunto vocal The Jordanaires no som de Elvis. Esta bela música conta com o acompanhamento impecável deste grupo. Há uma versão bem interessante desta canção em discos piratas, em que Elvis inverte a ordem da letra, percebe-se o quanto ele trabalhava em uma canção antes de achar o "take" perfeito.

PUT BLAME ON ME (Wise / Twoney / Blagman) - Canção que posteriormente em 1965 foi utilizada como parte da trilha sonora do filme "Tickle-me (o cavaleiro romântico, 1965). Este filme dirigido por Norman Taurog, sem sombra de dúvida é um dos piores filmes de Elvis nos anos sessenta, em que não se teve nem ao menos a preocupação de se gravar um trilha sonora. Lamentável. Todas as músicas de sua trilha já tinham sido lançadas antes.

JUDY (Teddy Redell) - Outro grande momento deste trabalho musical é representado por esta ótima balada de nome tão singelo: "Judy". Este era um truque dos primeiros compositores de Rock'n'Roll: utilizar nomes de pessoas ou cidades para sensibilizar os moradores destes mesmos lugares ou que tivessem o nome destas canções para que elas comprassem o disco! "Judy" foi ainda lado B de um single lançado em 1967, (seis anos depois!?) com "There's Always Me" no lado principal.

I WANT YOU WITH ME (Woody Harris) - Canção pop de ritmo rápido. Elvis nos anos sessenta glamourizou seus arranjos incorporando diversos instrumentos novos em sua música o que lhe deu maior consistência musical. Isto iria se acentuar mais tarde quando Elvis trocaria de produtor, saindo Steve Sholes e entrando Chet Atkins. Este último era considerado um dos grandes nomes de Nashville e era conhecido pelo melhoramento e embelezamento que dava às gravações. Chet Atkins morreu em 2001, causando uma grande comoção no mundo artístico dos Estados Unidos.

I SLEEPED, I STUMBLED, I FEEL (Wise / Weisman) - Única Canção que faz parte da trilha sonora do filme "Wild in The Country" (coração rebelde, 1961) presente no disco. Na edição brasileira isto não ficou bem claro levando muitos a pensar que todo o LP era a trilha sonora do filme. Na época muitos estranharam quando foram ao cinema assistir ao filme e não viram Elvis interpretar as músicas deste disco! A trilha de "Wild In The Country (coração rebelde, 1961) por sua vez era composta pelas seguintes canções: "Lonely Man", "Wild in The Country", "In My Way" e "Forget Me Never". As duas últimas foram lançadas no disco "Elvis for Everyone".

Elvis Presley - Something For Everybody (1961): Elvis Presley (vocais) / Scotty Moore (guitarra) / Hank Garland (guitarra) / Bob Moore (baixo) / D.J. Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Boots Randolph (sax) / The Jordanaires (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / Produzido por Steve Sholes / Arranjado por Steve Sholes e Elvis Presley / Gravado no RCA'S Studio B, Nashville / Data de Gravação: 12 e 13 de março de 1961 / Data de lançamento: maio de 1961 / Melhor posição nas charts: #1 (EUA) e #2 (UK).

PABLO ALUÍSIO - Outubro de 1999 / revisado e atualizado em novembro de 2001.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8,6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Sobre elvis, pablo ,você merece disco de ouro!!! Agora, revele me: se o show Aloja from já saiu foi assistido por mais de um bilhão de pessoas, quantas cópias do disco, por baixo,foram vendidas? Agua4do resposta...

    ResponderExcluir
  3. Esse é um velho problema que vem de longe... não há como precisar com absoluta certeza quantos discos foram vendidos. A RCA falhava muito nesse aspecto. O Aloha foi premiado com disco de ouro e oficialmente se reconhece que vendeu mais de 1 milhão de cópias.

    ResponderExcluir