sábado, 24 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Harum Scarum (1965)

Muito provavelmente o mais baixo que Elvis chegou em sua carreira do cinema. Harum Scarum é um filme simplesmente horroroso! Péssima produção, roteiro de quinta categoria, atuações mambembes, tudo de muito mal gosto e feito sem a menor consideração com o espectador. Simplesmente constrangedor. O pior é saber que Elvis acreditou no projeto. Segundo relatos da ex-esposa Priscilla Presley, Elvis ficou empolgado antes das filmagens, pois pensou que seria sua grande chance como ator ao interpretar um papel no estilo do mito do cinema mudo, Rodolfo Valentino!!!

Provavelmente ele não tenha prestado bem a atenção com o que acontecia ao seu redor. Completamente mergulhado em leituras esotéricas e totalmente desinteressado em sua carreira, o Coronel havia assumido totalmente o controle da situação. Para Tom Parker tudo o que importava era o dinheiro e nada mais. Nesses períodos de torpor religioso, Elvis foi completamente manipulado pelo Coronel em seu projetos baratos, econômicos e ruins. Como entender uma figura ícone como Elvis fazendo uns filmes de nível Z como esse? Os produtores abraçaram a ideia de Parker e fizeram uma ode ao trash nos anos 60. Tudo é muito ruim nesse filme, Elvis está apático, o roteiro inexiste e o argumento é pavoroso. Uma tristeza.

A trilha sonora contou com a direção musical da mesma dupla responsável por outra bomba da carreira de Elvis: Kissin Cousins. Fred Karger e Gene Nelson provavelmente causaram mais danos à credibilidade artística de Elvis do que todos os demais produtores de todas as demais trilhas sonoras de Elvis nos anos 60. Aliados ao trio de compositores Giant - Baum - Kaye eles colocaram Elvis para interpretar algumas das músicas mais ridículas de toda a sua carreira.

Como a ordem da produção era economizar ao máximo o filme foi rodado nos antigos cenários do filme mudo Rei dos Reis de 1925 e o figurino foi todo reaproveitado de outro filme da época chamado Kismet (que chegou a ganhar até uma música própria na trilha de Harum Scarum). Para fechar com chave de ouro toda a ruindade da película, Harum Scarum estreou em grande parte dos cinemas americanos em sessão dupla com o pavoroso trash japonês, Gidrah, o Monstro de duas cabeças!

A trilha sonora chegou nas lojas no final de 1965 e até que não fez feio nas paradas, chegando ao Top 10. Obviamente a crítica especializada desceu a lenha no material, merecidamente aliás. Em plena era da Beatlemania e da invasão britânica, onde o mundo da música passava por uma revolução que não se via desde os anos 50, Elvis aparecia com um material totalmente sem importância como esse. Um fato que só podemos lamentar.

Harum Scarum (1965)
01. Harem Holiday
02. My Desert Serenade
03. Go East Young Man
04. Mirage
05. Kismet
06. Shake That Tambourine
07. Hey Little Girl
08. Golden Coins
09. So Close Yet So Far
10. Animal Instinct
11. Wisdom Of The Ages

Elvis Presley - Harum Scarum (1965): Vocais: Elvis Presley / Guitarra: Scotty Moore / Guitarra: Grady Martin / Guitarra: Charlie McCoy / Baixo: Henry Strzelecki / Bateria: D.J. Fontana / Bateria: Kenneth Buttrey / Piano: Floyd Cramer / Tambourine: Hoyt Hawkins / Congas: Gene Nelson / Flauta: Rufus Long / Oboe: Ralph Strobel / Backup Vocals: The Jordanaires (Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker) / Direção Musical: Fred Karger e Gene Nelson / Gravado no RCA Studio B, Nashville / Data de Gravação: 24 a 26 de fevereiro de 1964 e 9 de março de 1965 / Data de lançamento: Novembro de 1965 / Melhor posição nas charts: # 8 (EUA) e # 11 (UK).

Pablo Aluísio - agosto de 2009.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.3

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir