quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Follow That Dream (1962)

Após o sucesso estrondoso de Blue Hawaii, Elvis praticamente deu adeus ao sonho de se tornar um ator dramático em Hollywood. Embora ele pessoalmente tentasse bravamente lutar por bons papéis a simples verdade era que o público preferia assistir filmes em que Elvis cantasse e não interpretasse seriamente como havia acontecido em Wild In The Country e Flaming Star. Ele mesmo já havia entendido o recado dado pelas bilheterias de seus últimos filmes. O próprio Elvis acabou se vendo defendendo seus filmes em certas entrevistas. Numa delas ele declarou: "Intelectuais criticam os filmes que faço, porém o público os adora. Seria um louco se mexesse em algo assim!" Pois é, Elvis estava devidamente domado pelos dólares vindo da indústria cinematográfica. E foi assim que Elvis voltou aos estúdios de gravação em julho de 1961 para gravar uma nova trilha sonora para seu próximo filme. As canções foram gravadas por encomenda dos estúdios da United Artists, que iria produzir o filme. Embora Elvis tivesse assinado com a Paramount Pictures por sete anos em 1960, o contrato não exigia exclusividade, o que permitia Elvis trabalhar em outros estúdios nos períodos em que não estava trabalhando na Paramount (em 1963 ele assinaria outro contrato semelhante com a MGM). Com essa lacuna contratual Elvis já tinha nos dois anos anteriores estrelado filmes na 20th Century Fox e agora arriscava a sorte na United, empresa formada por artistas durante o cinema mudo, tendo como um de seus fundadores Charles Chaplin.

Infelizmente o espírito artístico que caracterizava a United Artists em sua fundação estava obscurecido pela necessidade urgente do estúdio em equilibrar suas contas. O estúdio (que anos mais tarde iria à falência) lutava para obter um grande sucesso de bilheteria. Assim qualquer tentativa de inovar ou trazer mudanças no novo filme de Elvis Presley foi varrida imediatamente para debaixo do tapete. O que a United precisava mesmo era de um sucesso ao estilo de Blue Hawaii. Dessa forma não era necessário ser adivinho para saber rapidamente o que isso significava. A United tratou logo de elaborar com seus roteiristas uma versão genérica de Blue Hawaii. Assim Follow That Dream seguiria a "fórmula Elvis" de fazer cinema nos anos 60. O filme não passaria de mais uma comédia romântica ao velho estilo, com canções suaves e familiares, enredo engraçadinho e fotografia turística, com belas locações na ensolarada Flórida. O papel escrito para Elvis era apenas um clichê, baseado numa versão distorcida dos caipiras americanos, o colocando como um tolo ingênuo e beirando as raias da idiotice. Para quem vinha almejando seguir os passos de James Dean e Marlon Brando realmente foi um grande retrocesso.

A trilha sonora foi gravada com a turma tradicional que acompanhava Elvis nos estúdios. Ao contrário da 20th Century Fox que sempre trocava os músicos nas sessões de gravação de suas trilhas, aqui Elvis contou com a banda de sempre. Até mesmo o estúdio de gravação foi o de rotina, ou seja, o velho e bom RCA Studio B em Nashville, onde Elvis raramente gravava músicas para trilhas. Evitando tirar Elvis de seu ambiente a United Artists deslocou o produtor Hans Salter para comandar as gravações na cidade sulista. Apesar dos esforços em tentar arranjar um sucesso à la Blue Hawaii, Follow That Dream fez um sucesso modesto em seu lançamento. O EP contendo a trilha sonora foi lançado sem muito estardalhaço e conseguiu apenas um tímido 15º lugar entre os mais vendidos, o mesmo se repetindo nas bilheterias do cinema. Não seria dessa vez que o sucesso de Blue Hawaii se repetiria.

Elvis Presley - Follow That Dream (1962)
Follow That Dream
Angel
What a Wonderfull Life
I´m Not The Marrying Kind
Sound Advice
A Whistiling Tune

Ficha Técnica: Vocais: Elvis Presley / Guitarra: Hank Garland / Guitarra: Scotty Moore / Guitarra: Neal Matthews / Baixo: Bob Moore / Bateria: Murrey "Buddy" Harman / Bateria: D.J. Fontana / Piano: Floyd Cramer / Saxophone: Homer "Boots" Randolph / Backup Vocals: Millie Kirkham / Backup Vocals: The Jordanaires (Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker) / Produzido por Hans Salter / Engenheiro: Bill Porter / Gravado no RCA Studio B, Nashville, Tennessee / Data de Gravação: 02 de julho de 1961 / Data de lançamento: abril de 1962 / Melhor posição nas charts: # 15 (Billboard) / # 34 (UK)

Pablo Aluísio - agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário