sábado, 6 de abril de 2013

Vivendo e Aprendendo

“A Ignorância é uma benção” – disse certa vez John Lennon. Ele tinha razão de certa forma. Pesquisas já demonstraram que pessoas ignorantes ou de pouco cultura geralmente são mais felizes que pessoas inteligentes, com ampla formação educacional e cultural, uma vez que seu mundo é muito mais simples. “Vivendo e Aprendendo” mostra muito bem esse aspecto. No filme acompanhamos os dramas vividos pela família do professor de inglês Lawrence Wetherhold (Dennis Quaid). Toda a família é intelectual, todos são pequenos gênios em suas respectivas áreas de conhecimento e todos tentam de uma forma ou outra lidar com a grande tragédia que se abateu sobre a família: a morte da matriarca. O professor, marido, viúvo e pai, sofre muito com a perda e se torna uma pessoa amarga, depressiva, sem prazer de viver. Ele só não comete um ato impensado para acabar com tudo porque tem que levar a família em frente, em especial seus filhos James (Ashton Holmes) e Vanessa Wetherhold (Ellen Page). As coisas só começam a mudar quando ele conhece uma nova mulher em sua vida, Janet (Sarah Jessica Parker), que talvez traga redenção em sua amargurada existência.

Esse “Vivendo e Aprendendo” é uma ótima surpresa. Com produção até modesta, calcada muito mais em ótimos diálogos do que em soluções banais, o filme consegue entreter sem ofender a inteligência do espectador. É em essência um filme de atuações onde o elenco, muito bom por sinal, brilha em cenas de bastante profundidade existencial. Dennis Quaid deixa a maré baixa que se abateu sobre sua filmografia recente para mostrar que ainda é um ator de mão cheia, que na maioria das vezes é prejudicado apenas por não contar com bom material. Já Ellen Page repete mais uma excelente atuação. Ela é certamente a atriz mais interessante da nova geração de Hollywood. Em todo filme que surge costuma roubar as atenções, fato que se repete aqui novamente. Sua personagem é certamente um dos grandes trunfos de todo o filme. Assim se você estiver procurando por um bom filme, com roteiro inteligente, atuações inspiradas e excelente texto, “Smart People” é certamente um dos mais indicados. É um filme inteligente feito para pessoas igualmente inteligentes.

Vivendo e Aprendendo (Smart People, Estados Unidos, 2008) Direção: Noam Murro / Roteiro: Mark Poirier / Elenco: Dennis Quaid, Ellen Page, Thomas Haden Church, Sarah Jessica Parker, Ashton Holmes / Sinopse: Professor de inglês viúvo e depressivo tenta reconstruir sua vida e da família ao encontrar um novo amor em sua amargurada existência.

Pablo Aluísio.

Um comentário: