terça-feira, 2 de abril de 2013

A Testemunha

Depois que interpretou dois personagens completamente marcantes na história do cinema (Han Solo de “Star Wars” e Indiana Jones) o ator Harrison Ford procurou se diversificar na carreira, tentando criar uma identidade própria para fugir do perigo de ficar marcado para sempre por esses papeis. Assim após rodar “O Retorno de Jedi” e “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, ele entrou nesse projeto bem mais modesto, simples, que contava exclusivamente com a força de seu roteiro, o filme “A Testemunha”. Dirigido por Peter Weir (de “Galipoli” e “O Ano em que Vivemos em Perigo”, ambos com Mel Gibson) o enredo explorava uma das mais curiosas comunidades existentes no interior dos Estados Unidos, os Amish. Vivendo como se estivessem na idade média, com ampla rejeição da tecnologia e do modo de vida da modernidade, os integrantes desse grupo procuravam ter o mínimo contato com o mundo exterior (decadente e cheio de vícios em sua forma de pensar). Em sua forma de entender o contato com o resto da sociedade os deixariam  impuros e indignos de suas crenças.

As coisas começam a mudar quando o garoto amish Samuel testemunha um crime numa estação de trem da Filadélfia. Um policial seria o envolvido. Transformado em testemunha em um crime de grande repercussão o garoto (Lukas Haas) e sua mãe, a viúva Rachel (Kelly McGillis de “Top Gun”), teriam agora que ter proteção policial e essa acaba sendo feita pelo tira John Book (Harrison Ford) que de repente se vê imerso dentro da cultura Amish. O argumento se torna bem interessante a partir daí porque começa a mostrar o outro lado dessa comunidade, mostrando aspectos positivos de sua forma de viver. O antes cínico policial começa a enxergar uma nova realidade, entendendo finalmente os aspectos bons de se levar uma vida baseada na tradição e na simplicidade. Assim que foi lançado “A Testemunha” caiu nas graças da critica especializada. O filme colecionou elogios e indicações a prêmios (inclusive o Oscar em suas principais categorias). Harrison Ford ficou duplamente gratificado pois vivia uma fase excepcional na carreira onde conseguia mesclar sucesso comercial com aclamação da crítica – algo bem raro dentro da indústria de cinema dos EUA. Em suma, “A Testemunha” resistiu muito bem ao tempo e até hoje consegue unir um bom roteiro com uma direção precisa e econômica na medida certa. Vale a pena ser redescoberto.

A Testemunha (Witness, Estados Unidos, 1985) Direção: Peter Weir / Roteiro: William Kelley, Pamela Wallace / Elenco: Harrison Ford, Kelly McGillis, Lukas Haas / Sinopse: Policial (Harrison Ford) tem que proteger garoto Amish que testemunhou um crime praticado numa estação de trem da Filadélfia envolvendo policiais corruptos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: