quarta-feira, 3 de abril de 2013

Um Mundo Perfeito

Nas décadas de 80 e 90 Clint Eastwood finalmente teve o devido reconhecimento como cineasta. Antes ele era visto apenas como um ator de sucesso que exibia certo talento e eficiência na direção de seus filmes. Essa visão mudou definitivamente com o aclamado “Os Imperdoáveis” que mostrou toda a maturidade de Eastwood como realizador autoral. Após voltar rapidamente para os filmes mais comerciais em “Na Linha de Fogo” Clint resolveu voltar sua atenção para dois roteiros que realmente mexeram com ele. O primeiro seria a adaptação de “As Pontes de Madison” que marcou bastante sua filmografia. Antes disso porém decidiu filmar “A Perfect World“ onde Clint procuraria voltar a um tipo de cinema mais nostálgico, como aquelas antigas películas policiais do começo da década de 1960. Inspirado em algumas produções estreladas por Kirk Douglas e Steve McQueen, Eastwood tentou revitalizar um tipo de filme que já não era mais produzido, bem à moda antiga. Uma melancolia atravessaria todo o enredo, algo muito característico daqueles anos.

Na trama um fugitivo da prisão estadual, Butch Haynes (Kevin Costner), é implacavelmente perseguido pelo xerife durão Red Garnett (Clint Eastwood). Desesperado para escapar ele acaba cometendo um ato impensado ao entrar em uma casa levando como refém um pequeno garoto de apenas sete anos, Phillip (T.J. Lowther). O que deveria ser uma situação limite, de terror extremo, acaba surpreendendo a todos quando nasce uma improvável amizade entre o garotinho e o bandido em fuga. Inicialmente Clint Eastwood só iria dirigir o filme. Ele esperava colocar seu amigo Tommy Lee Jones no papel de xerife mas acabou voltando atrás após ser convencido por Kevin Costner de que o personagem era ideal para ele, Clint, o protótipo do policial linha dura do cinema (impossível esquecer, por exemplo, seu famoso Dirty Harry). O resultado sem dúvida é excepcionalmente bom. A despeito da trama ser simples, com desdobramentos até previsíveis, a parceria Costner / Eastwood se revela perfeita. Kevin Costner, não habituado a interpretar vilões, traz toda uma carga emocional ao seu personagem, algo que faz toda a diferença do mundo. Já Eastwood simplesmente arrasa como um cowboy fora de época que ainda pretende resolver tudo com uma arma fumegante. Não assistiu ainda? Pois então fica a dica de “Um Mundo Perfeito”, um grande momento nas carreiras de Costner e Eastwood.

Um Mundo Perfeito (A Perfect World, Estados Unidos, 1993) Direção: Clint Eastwood / Roteiro: John Lee Hancock / Elenco: Kevin Costner, Clint Eastwood, Laura Dern / Sinopse: Fugitivo (Kevin Costner) é perseguido por um policial durão (Clint Eastwood) e no caminho acaba fazendo de refém um pequeno garoto de apenas sete anos de idade.

Pablo Aluísio.

Um comentário: