quarta-feira, 10 de abril de 2013

Elektra

Elektra Natchios foi criada por Frank Miller no começo da década de 80 para contracenar com o Demolidor na ótima série de quadrinhos produzido por ele naquele período. Era uma assassina profissional Ninja, que também serviria como interesse romântico do herói nas estórias. De certa forma seria uma versão para a mitologia do Demolidor daquilo que já conhecíamos bem em Batman com seu sempre inacabado e indefinido romance com a Mulher Gato. Um herói interessado romanticamente por uma vilã, uma mulher fatal em essência. Nesse aspecto não havia muitas novidades, a diferença é Miller acabou criando um carinho especial pela personagem, muitas vezes se concentrando mais nela do que no próprio Demolidor. Essa atitude do escritor acabou despertando ainda mais o interesse dos fãs de quadrinhos a ponto de Elektra ganhar seu próprio espaço. Ela também acabou sendo utilizada em títulos de outros heróis da Marvel como os X-Men. Assim quando surgiu a idéia de se criar um filme solo com a personagem no cinema a atriz Jennifer Garner logo comprou a idéia, afinal poderia ser o começo de uma nova franquia tendo ela como estrela principal.

No enredo do filme o espectador acaba acompanhando as origens da personagem, desde o começo até sua transformação em uma máquina assassina das artes marciais. A atriz Jennifer Garner ficou bastante empolgada com o filme esbanjando simpatia e otimismo nas entrevistas de promoção. O estúdio também acreditou na produção e fez um lançamento de porte, ocupando mais de três mil salas em sua semana de estréia. Os resultados porém não foram nada animadores. A critica de uma maneira em geral detestou o filme, achando seu roteiro básico demais, com uma sucessão de cenas que não empolgavam o espectador. A atriz também foi considerada inadequada, pouco convincente nas seqüências de luta. Com tantas criticas ruins o filme acabou afundando nas bilheterias, rendendo pouco e virando uma decepção completa. Revisto hoje em dia “Elektra” realmente deixa a sensação de algo de fato não deu muito certo. É uma fita bem vazia para falar a verdade, onde muitas vezes se tenta criar todo um clima para esconder suas falhas de roteiro. Assim como o Demolidor, sua parceira de HQs também ainda não encontrou seu espaço no mundo do cinema. Quem sabe um dia isso venha a acontecer.

Elektra (Idem, Estados Unidos, 2005) Direção: Rob Bowman / Roteiro: Zak Penn, Stuart Zicherman, Raven Metzner, baseados na personagem criada por Frank Miller / Elenco:  Jennifer Garner, Goran Visnjic, Will Yun Lee, Cary-Hiroyuki Tagawa, Terence Stamp / Sinopse: O filme narra as origens e lutas da personagem Elektra (Jennifer Garner), uma famosa assassina Ninja criada pelo renomado escritor e desenhista Frank Miller na Marvel.

Pablo Aluísio.

Um comentário: