domingo, 7 de abril de 2013

Os Incríveis

Uma das mais inspiradas animações da Pixar. Aqui o enredo tenta mostrar o outro lado da vida de um super-herói. Ao contrário do que geralmente é visto em filmes, desenhos e quadrinhos, os grandes super-heróis também têm que lidar com problemas familiares, a rotina sem graça de um casamento e claro, filhos problemáticos. O pior de tudo para o pai, Bob Parr / Mr. Incredible (na voz de  Craig T. Nelson), é saber que a idade vem chegando, que a barriga cresce na proporção do tédio e que agora a melhor parte de sua vida, os seus anos “heróicos”, ficaram definitivamente para trás. Como praticamente acontece em todas as animações da Pixar aqui também temos um roteiro muito bem escrito – com inúmeras referencias sobre cultura pop – aliado a uma produção tecnicamente impecável. Obviamente o texto do filme brinca o tempo todo com o universo dos heróis em quadrinhos, em especial em cima do “Quarteto Fantástico” da Marvel e de Stan Lee, mas tudo com uma sutileza e inteligência poucas vezes vista no mundo da animação.

Uma das referencias mais divertidas de “Os Incriveis” é com a estilista da roupa do Sr. Incrível, que na verdade é uma sátira em cima de uma das figurinistas mais famosas de Hollywood, Edith Head. Aqui temos certamente um tipo de “piada interna” da indústria americana que só será entendida mais perfeitamente pelas pessoas que adoram a história do cinema americano. Fora isso tudo se encaixa perfeitamente aqui, onde adultos e crianças vão se divertir sem problemas pois o roteiro, muito bem desenvolvido, traz elementos não apenas para o público infantil mas também para os pais que levaram seus filhos ao cinema. “Os Incríveis” é uma prova incontestável do talento dos animadores da Pixar, em especial do diretor Brad Bird que já havia mostrado toda a sua potencialidade criativa como roteirista na ficção produzida por Steven Spielberg, “O Milagre Veio do Espaço” nos anos 80 e como diretor da simpática e terna animação “O Gigante de Ferro”. Depois desse sucesso “Os Incríveis” ele ainda dirigiria dois grandes exitos de bilheteria, a animação “Ratatouille” e o novo filme da franquia “Missão Impossível” que trouxe Tom Cruise de volta ao topo no ranking das grandes bilheterias. Assim se você estiver em busca de uma animação divertida e inteligente nada melhor do que esse “Os Incríveis”, uma das mais marcantes produções com a marca Pixar!

Os Incríveis (The Incredibles, Estados Unidos, 2004) Direção: Brad Bird / Roteiro: Brad Bird / Elenco (vozes): Craig T. Nelson, Samuel L. Jackson, Holly Hunter / Sinopse: Veterano super-herói tem agora que lidar com a velhice e a chatice da rotina de um casamento com filhos problemáticos e complicados. Seus dias de glória porém parecem voltar quando surge um novo vilão no horizonte.

Pablo Aluísio.

Um comentário: