quinta-feira, 4 de abril de 2013

Invasão à Casa Branca

Um grupo de terroristas da Coréia do Norte consegue romper o rígido sistema de segurança da Casa Branca e domina o local, fazendo todos reféns. O objetivo é chegar até o próprio presidente dos Estados Unidos. Achou fantasioso demais? Pois é, os produtores aproveitaram o assunto do momento com as rotineiras ameaças nucleares do regime brutal dos norte-coreanos para faturar uma boa bilheteria. É óbvio que a primeira reação ao ler essa sinopse é achar tudo muito absurdo e fora da realidade. Bom, depois de 11 de setembro eu ainda tenho certas reservas sobre esse ponto de vista. Ao invés de condenar completamente o filme por causa de seu obtuso argumento o melhor a fazer mesmo é aproveitar a ação desenfreada e o clima de blockbuster pipoca elevado à nona potência. Claro que todos os personagens são caricatos e estereotipados, óbvio que o patriotismo sem freios surge a cada cena, mas mesmo assim se o espectador relevar tudo isso pode até mesmo vir a se divertir. É o típico filme de shopping center – vazio, barulhento e nada memorável. Cinema fast food.

Causa admiração a direção ser do competente Antoine Fuqua. O diretor negro que já dirigiu ótimos filmes policiais como “Dia de Treinamento” e até mesmo o mais recente “Atraídos pelo Crime” surpreende ao surgir com uma produção tipicamente de ação, com roteiro mínimo e atuações em segundo plano. O elenco até que é bom, com as presenças dignas de Morgan Freeman e Aaron Eckhart, esse último como o presidente americano. O problema é que eles realmente não têm muito o que fazer uma vez que no fundo o filme é apenas uma sucessão de cenas exageradas de ação que bebe de muitas fontes, inclusive “Duro de Matar” (uma referencia óbvia) e “Na Linha do Fogo” (tal como o personagem de Clint Eastwood aqui temos também um ex-agente de segurança com um passado manchado a esquecer). Já Gerard Butler deixa de lado as comédias românticas que vinha se envolvendo para interpretar um agente durão, com ares do personagem de Bruce Willis em Die Hard. Enfim, não é algo que você vá assistir pensando em arte ou algo assim. Está mais para um passatempo ligeiro que você encara enquanto sua esposa está fazendo compras no mesmo shopping onde o filme está sendo exibido. Descartável e nada marcante.

Invasão à Casa Branca (Olympus Has Fallen, Estados Unidos, 2013) Direção: Antoine Fuqua / Roteiro: Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt / Elenco:  Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman / Sinopse: Um grupo de terroristas da Coréia do Norte consegue romper o rígido sistema de segurança da Casa Branca e domina o local, fazendo todos reféns. Eles querem colocar as mãos no próprio presidente dos Estados Unidos.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. E vamos esperar cair na WEB! Por enquanto só CAM! Prefiro não ver!

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton,
    Seja bem-vindo ao blog. Realmente arquivos de boa qualidade demoram a surgir na net, geralmente leva de um a dois meses para aparecer algum com qualidade satisfatória. Já para quem gosta de cnema o filme está estreando nesse fim de semana no Brasil. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Invasão à Casa Branca
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir