sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Milagre Veio do Espaço

Na década de 1980 Steven Spielberg não apenas exerceu seu toque de Midas nos filmes que dirigiu mas também em ótimas produções em que ele surgia como produtor executivo. Um exemplo é esse pequeno mas muito simpático filme de Sci-fi chamado “O Milagre Veio do Espaço” (o titulo original, “Baterias não incluídas” também era muito charmoso mas infelizmente a produtora nacional não achou que o nome fosse comercialmente viável em nosso país). Usando das novas inovações em efeitos especiais o filme apresentava uma série de pequeninas naves espaciais que chegavam à terra para ajudar um grupo de moradores pobres de um edifício prestes a ser condenado. Spielberg volta ao tema do “ET amigável” que já havia utilizado em seu maior sucesso de bilheteria para novamente fisgar o público que na época consumia com avidez qualquer produto que levasse a marca Steven Spielberg.

Na época em que “O Milagre Veio no Espaço” foi lançado Spielberg ainda fazia parte do grupo Universal (ele só inauguraria seu próprio estúdio, a Dreamworks, alguns anos depois). O filme teve uma estréia discreta nos cinemas, inclusive no Brasil, mas encontrou seu mercado perfeito nas locadoras de VHS, logo se tornando um campeão em locações. Seu sucesso nem é complicado de se entender pois a produção era leve, divertida, feita mesmo para toda a família. E obviamente o design das pequenas espaçonaves caíram como uma luva no gosto do público infantil (apesar do filme em si não ser uma aventura feita especialmente para essa fatia do público). Além dos charmosos efeitos especiais e do clima de diversão amena, “O Milagre Veio do Espaço” ainda se destacava pelo elenco formado por veteranos das telas, em especial a inesquecível atriz Jessica Tandy. Talento teatral na década de 1950 (chegou a atuar ao lado de Marlon Brando), Tandy encontrou um curioso espaço em filmes de ficção como esse e Cocoon. Sua consagração viria dois anos depois em “Conduzindo Miss Daisy”, o grande vencedor do Oscar. Sua presença enche de dignidade a tela. Assim fica a indicação desse pequeno filme com a marca Spielberg. Certamente você que o assistiu há tantos anos vai se encantar novamente com seu enredo cativante e seu clima de pura nostalgia da década de 80.

O Milagre Veio do Espaço (Batteries Not Included, Estados Unidos, 1987) Direção: Matthew Robbins / Roteiro: Mick Garris, Brad Bird / Elenco: Hume Cronyn, Jessica Tandy, Frank McRae / Sinopse: Um corretor de imóveis ganancioso pretende colocar abaixo um prédio onde moram vários velhinhos. Pedindo por um milagre eles são recompensados pela presença de estranhas naves espaciais vindas do espaço.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Gostei muito das opiniões sobre cinema, muito legal seu blog,uma curiosidade quem é a pessoa da foto da pagina pricipal, muito bonita

    ResponderExcluir
  2. Olá Hector,
    Seja bem-vindo ao blog. A foto acima é de uma jovem Nicole Kidman, ainda em começo de carreira, na Austrália. Continue acompanhando o blog. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. O Milagre Veio do Espaço
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir