segunda-feira, 1 de abril de 2013

Being Erica

Com um certo atraso finalmente cheguei hoje ao episódio final da série “Being Erica”. Trata-se de uma produção do canal canadense CBC que cativa bastante o espectador por causa de seus roteiros bem bolados e clima de realismo fantástico. Há muito tempo que desisti de acompanhar TV aberta no Brasil por causa de sua péssima qualidade, no máximo acompanho apenas os noticiários. Sempre gostei bem mais de filmes e séries e foi assim que acabei conhecendo “Being Erica” que é bem pouco conhecido entre os brasileiros. Também penso que não faria mesmo a cabeça do espectador nacional porque seu tema é bem diferente, fora dos padrões. No enredo Erica Strange (interpretada pela carismática e simpática Erin Karpluk) é uma garota de seus trinta e poucos anos que percebe que nada do que havia planejado em sua vida se concretizou. Ela não conseguiu despontar em sua carreira profissional, não entrou em um relacionamento sério em sua vida pessoal e nem tem um projeto de vida.

É justamente no meio desse caos em que vive que ela acaba indo parar no consultório do Dr. Tom (Michael Riley), que acaba se revelando um terapeuta fora do comum, pois tem a capacidade de levar sua paciente para o passado e o futuro onde ela finalmente terá uma chance de consertar os erros cometidos. Todos os episódios partem dessa premissa. Em minha concepção é o tipo de estória que daria margem a no máximo duas boas temporadas mas o sucesso de audiência a levou a ter quatro temporadas. No final os sinais de desgaste e cansaço já eram evidentes. Isso aliás é mais comum do que se pensa, pois geralmente boas idéias acabam sendo comprometidas pelo próprio sucesso das séries que se alongam no tempo mais do que o necessário (vide True Blood que ultimamente se tornou insuportável). Mesmo assim não me arrependo. O último episódio se chama Dra. Erica quando ela própria finalmente se torna uma terapeuta. Foi bem fraco para falar a verdade mas como vinha acompanhando desde sempre não perderia a conclusão de tudo o que aconteceu ao longo de tantos episódios. No geral ficarei com saudades da querida Erica. É a vida...

Being Erica (Idem, Canadá, 2009 – 2011) Direção: Chris Grismer, Philip Earnshaw, Holly Dale, Jeff Woolnough / Criado por Jana Sinyor / Elenco: Erin Karpluk, Reagan Pasternak, Michael Riley / Sinopse: Erica Strange é uma garota comum mas com muitos problemas profissionais e pessoais. Sua vida sofre uma mudança radical quando começa um tratamento com o Dr. Tom que tem o poder de manipular o tempo e o espaço.

Pablo Aluísio.

Um comentário: