terça-feira, 2 de abril de 2013

O Lavador de Almas

Todos os dias pela manhã Albert Pierrepoint (Timothy Spall) acorda, toma o seu café, lê o jornal diário, se despede de sua querida esposa e vai ao trabalho. Com chapéu, sobretudo e uma pequena pasta ele parece ser igual a todos os demais trabalhadores ingleses que vão ao seus trabalhos todos os dias cumprir mais uma jornada. A verdade porém é que as aparências enganam. Pierrepoint não é um trabalhador normal. Na verdade ele exerce uma função que seria inaceitável para a maioria dos empregados comuns. Ele na realidade é um carrasco do sistema prisional britânico e se orgulha disso. Para suas mãos vão parar todos os dias os piores criminosos, assassinos, estupradores, latrocidas, a escória da sociedade. Condenados à pena de morte eles são enviados para a ala onde Pierrepoint trabalha todas as manhãs. Seu sistema de execução é limpo e rápido. Em poucos segundos ele consegue enviar o condenado ao cadafalso de enforcamento em um procedimento rígido que não admite falhas. Nada pessoal, apenas um serviço a se cumprir.
   
O filme “O Lavador de Almas” conta a história real daquele que foi considerado o maior executor de penas de morte da história da Inglaterra. A experiência que acumulou durante décadas o fez criar um sistema impecável onde a meta era enforcar o criminoso de forma eficaz, rápida e humana. Pelas mãos desse carrasco mais de seiscentos sentenciados foram enforcados. Ele se tornou tão bom naquilo que fazia que começou a disputar com outros carrascos da Inglaterra o recorde de menor tempo gasto em cada enforcamento. Sua melhor marca de sete segundos e meio ainda hoje não foi batida.  Albert Pierrepoint ficou mundialmente conhecido quando foi escolhido pelo General Montgomery para executar os principais criminosos de guerra nazistas. O roteiro de “O Lavador de Almas” é muito bom pois mostra um homem pacato, tímido, simples em seus modos, que conseguiu cumprir aquilo que lhe era determinado pelo governo inglês da melhor forma possível. Um curioso retrato de uma pessoa que a despeito do serviço que fazia conseguiu também fazer parte da história da Inglaterra.

O Lavador de Almas (The Last Hangman, Estados Unidos, Inglaterra, 2005) Direção: Adrian Shergold / Roteiro: Bob Mills, Jeff Pope / Elenco: Timothy Spall, Juliet Stevenson, Eddie Marsan / Sinopse: História real de Albert Pierrepoint (Timothy Spall), famoso executor de enforcamentos do sistema prisional inglês que se tornou famoso ao levar para o cadafalso alguns dos maiores criminosos nazistas de guerra.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: