terça-feira, 2 de abril de 2013

Amor à Primeira Mordida

Após os comunistas tomarem o poder em seu país o Conde Drácula (George Hamilton) vê seu castelo ser desapropriado pelo governo para a construção de um ginásio esportivo. Sem ter para onde ir ele decide viajar para Nova Iorque nos Estados Unidos onde espera conhecer uma modelo que havia visto numa capa de revista de moda. O secular vampiro a achou extremamente parecida com seu antigo amor, morta há séculos. Na metrópole Drácula acaba descobrindo que está completamente fora de moda, com seus figurinos medievais e boas maneiras. Os nova iorquinos em geral são mal educados, despojados, falam palavrões e não estão nem aí para os modos requintados do Conde. Para piorar ele começa a ser perseguido por um neto do famoso caçador de vampiros Van Helsing, que por uma grande coincidência é o noivo da modelo que Drácula espera seduzir. Ele é um psiquiatra judeu, um tipo muito comum na cidade, e tentará de todas as formas matar o vampiro, muito embora ninguém acredite muito no que diz!

Como se pode notar “Amor à Primeira Mordida” é uma sátira das mais divertidas com o famoso personagem Drácula criado pelo escritor Bram Stoker. O roteiro brinca o tempo todo com a mitologia do vampiro secular, mesclando elementos da trama do livro original com muitas piadas sobre a figura de Drácula andando pelas ruas de Nova Iorque. O filme é estrelado por George Hamilton, que naquele momento vivia uma fase particularmente produtiva de sua carreira, principalmente na TV. O ator, bem conhecido por sua refinada canastrice, esbanja carisma na pele do vampiro mais conhecido da literatura. O mais engraçado de tudo é saber que Hamilton ficou conhecido justamente por ser um sujeito bronzeadíssimo (uma de suas marcas registradas) e aqui repete o visual mesmo interpretando um ser da noite que nunca vê o sol! Mais divertido do que isso impossível. Outros bons atores em cena são Richard Benjamin como o neto psiquiatra de Van Helsing e Arte Johnson como o engraçado assistente pessoal de Drácula, Renfield. Enfim, fica a dica dessa comédia que consegue misturar Drácula, música de discoteca da década de 70, muita cafonice e uma Nova Iorque sufocante, tudo com muito humor. É uma bela diversão descompromissada.

Amor à Primeira Mordida (Love at First Bite, Estados Unidos, 1979) Direção: Stan Dragoti / Roteiro: Robert Kaufman, Robert Kaufman, baseados no personagem criado por Bram Stoker / Elenco: George Hamilton, Susan Saint James, Richard Benjamin, Arte Johnson / Sinopse: Após ter seu castelo desapropriado pelo regime comunista de seu país, o famoso Conde Drácula (George Hamilton) decide ir até Nova Iorque para conhecer uma famosa modelo que se parece demais com sua antiga amada, morta há séculos!

Pablo Aluísio

Um comentário: