quinta-feira, 11 de abril de 2013

Amigos Inseparáveis

Al Pacino é como vinho, quanto mais envelhecido fica, mais valioso se torna. O ator que vem marcando a história do cinema desde a década de 70 está cada vez mais à vontade na arte de atuar. Quando não está esbanjando sua arte em filmes marcantes se dedica a pequenas produções, algo que definitivamente lhe dá grande satisfação pessoal e profissional já que nunca perdeu seu espírito independente. Um exemplo desse segundo tipo de filme é esse “Amigos Inseparáveis”. Com orçamento bem modesto, Pacino se uniu aos colegas (e amigos) Alan Arkin e Christopher Walken para contar uma estória das mais singelas. A trama começa após a saída da prisão de Valentine (Pacino). Ele ficou 28 anos cumprindo pena mas não se dobrou e nunca entregou seus comparsas de criminalidade.

De volta às ruas ele reencontra Doc (Christopher Walken) e Hirsch (Alan Arkin). O problema é que Doc está contratado para liquidar Valentine a mando de um poderoso chefão da máfia local. O mais interessante é que Valentine, bastante experiente, logo toma consciência disso. Afinal são negócios, nada pessoal. Assim ele parte para aqueles que são seus últimos momentos. Aproveitar o pouco tempo que lhe resta de vida. Junto aos colegas acaba se envolvendo em diversas situações, esperando com isso curtir suas últimas horas. “Amigos Inseparáveis” até que começa muito bem, afinal ver um trio de atores tão talentoso é ótimo para qualquer cinéfilo. O problema é que conforme o filme avança ele perde o foco, não mais se decidindo em ser um drama, uma comédia ou um filme policial. A única coisa que parece sobreviver a essa indecisão toda é o carisma imbatível de Al Pacino. Ele realmente parece estar se divertindo como nunca ao lado de Arkin e Walken, o que acaba salvando o filme do desastre completo. É lógico que com um elenco desses “Amigos Inseparáveis” poderia ser muito melhor, quase uma obra prima do cinema, mas não parece ter sido essa a escolha dos realizadores. De qualquer maneira é Pacino – o que já torna o filme obrigatório para qualquer fã de cinema. Afinal bons vinhos nunca devem ser desperdiçados.

Amigos Inseparáveis (Stand Up Guys, Estados Unidos, 2012) Direção: Fisher Stevens / Roteiro: Noah Haidle / Elenco: Al Pacino, Christopher Walken, Alan Arkin, Julianna Margulies, Katheryn Winnick, Vanessa Ferlito / Sinopse: Após sair da prisão por onde esteve por 28 anos, Valentine (Al Pacino) reencontra seus velhos amigos de criminalidade. O que parecia ser apenas um encontro amigável porém logo se revela um complicado acerto de contas.

Pablo Aluísio.

Um comentário: