segunda-feira, 8 de abril de 2013

Um Homem Bom

Muitas pessoas que se debruçam sobre a história da ascensão do nazismo ficam intrigadas em entender como um dos países mais modernos, cultos e democráticos da Europa seguiu o discurso de Hitler e seu regime de ódio racial e intolerância. Um excelente exemplo para entender como o homem comum da Alemanha se deixou seduzir pelo nacional socialismo pode ser encontrado nesse “Um Homem Bom”. Na trama acompanhamos as mudanças que ocorrem na vida de um pacato professor universitário, John Halder (Viggo Mortensen). Bom pai de família, procurando sempre fazer o melhor para todos ao seu redor, ele acaba caindo nas graças do regime nazista quando escreve um livro sobre os benefícios da eutanásia. De cunho ficcional a obra acaba sendo adotada como instrumento de propaganda do sistema nazista que naquela ocasião começava a adotar um procedimento de “eutanásia forçada” contra pessoas chamadas “indesejadas”, a saber, doentes mentais, deficientes físicos e todos aqueles que não se enquadravam no ideal de modelo ariano da ideologia nazista.

A partir daí o antes pacato e pacifico professor se vê envolvido na escolha entre abraçar o novo regime nazista e ascender cada vez mais na carreira, calcando cada vez mais postos dentro do poder ou então ouvir sua consciência sobre os crimes cometidos pelo regime. Infelizmente como era de se prever ele acaba optando pela primeira opção perdendo a partir daí sua alma ao enveredar pela ideologia de raça superior dos alemães. Em pouco tempo o “homem bom” se torna mais um seguidor do regime de Hitler, mostrando de forma muito clara que basta algumas promessas de poder e riqueza para dobrar a consciência até mesmo de pessoas de boa índole. A vaidade e a ganância levam o personagem principal a até mesmo ignorar o destino de um de seus melhores amigos, Jason Issacs como “Maurice, o judeu”, que vê seu destino traçado apenas por sua origem e crença. Dessa forma o papel desempenhado por Viggo Mortensen surge como uma metáfora do próprio povo alemão que ao que parece ignorou anos de civilização e cultura para abraçar um regime brutal que levou o mundo para o maior conflito armado da história. Assista e entenda como se deu esse processo devastador.

Um Homem Bom (Good, Estados Unidos, 2008) Direção: Vicente Amorim / Roteiro: John Wrathall / Elenco: Viggo Mortensen, Mark Strong, Jason Isaacs, Steven Mackintosh, Jodie Whittaker, Gemma Jones / Sinopse: Professor universitário honesto, ético e decente cai nas graças do regime nazista e muda completamente de personalidade, tudo para ascender cada vez mais na carreira.

Pablo Aluísio.

Um comentário: