segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os Caça-Fantasmas

Assistindo recentemente ao filme “Um Final de Semana em Hyde Park” onde Bill Murray interpreta com maestria um dos maiores presidentes da história, Franklin Roosevelt, fiquei com saudades de tempo em que o ator era um comediante de mão cheia, fazendo sempre muito sucesso na TV e no cinema. Claro que algum dia chega na carreira de um ator o momento em que ele parte para novos desafios, estrelando dramas e filmes mais marcantes, porém não há como esquecer certos filmes que marcaram muito uma época. É o caso dessa divertida comédia com toques de ficção e terror chamada “Os Caça Fantasmas”. Lançado no distante ano de 1984 o filme trouxe uma suavidade, um ar de descompromisso juvenil, de mais puro entretenimento, que logo se traduziu em um enorme sucesso de bilheteria. Não é para menos pois o elenco conseguiu reunir um ótimo grupo de atores talentosos que não contava apenas com Bill Murray, mas também com o sempre ótimo Dan Aykroyd (um dos idealizadores da idéia principal do filme e também roteirista) e Sigourney Weaver (dando um tempo na franquia Aliens para se divertir com esse argumento divertido e leve).

A trama acompanha um grupo de pesquisadores da universidade de Nova Iorque que de repente se vêem sem as verbas necessárias para avançarem em seus experimentos. Não é para menos uma vez que eles se propõem a estudar nada mais, nada menos do que fenômenos sobrenaturais, algo que de repente a reitoria não entende mais ser relevante ou sério. No olho da rua decidem então abrir um empreendimento mais do que maluco, uma agência de captura de entidades paranormais chamada “Caça-Fantasmas”! Usando uma ambulância adaptada toda estropiada a trupe começa então a prestar “seus serviços” por toda Nova Iorque. Claro que o tom de todo o filme é cartunesco, muito divertido e cheio de cenas que marcaram os fãs do estilo na década de 80. Como esquecer do fantasma geléia, dos ataques de fantasmas que mais parecem ter saído de algum filme de Scooby-Doo? Não é à toa que “Os Caça-Fantasmas” logo virou desenho de sucesso na TV (inclusive aqui no Brasil). Houve ainda uma continuação bem inferior em 1989 e finalmente para breve está para chegar um remake do filme! Será que conseguirão manter o charme do original? Acho isso completamente impossível mas vamos dar o beneficio da dúvida até lá!

Os Caça-Fantasmas (Ghost Busters, Estados Unidos, 1984) Direção: Ivan Reitman / Roteiro: Dan Aykroyd, Harold Ramis / Elenco: Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Harold Ramis,  Rick Moranis, Ernie Hudson, Annie Potts / Sinopse: Um grupo de pesquisadores universitários desempregados resolvem abrir seu próprio negócio! Uma agência de captura de seres paranormais em Nova Iorque! Inicialmente muito bem sucedidos as coisas começam a se complicar quando eles cruzam caminho contra um demônio milenar que acaba tomando posse do corpo da bela Dana (Sigourney Weaver).

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Pablo:

    Eu me lembro de, na dédada de 80, ver o Bill Murray no filme Recruta da Pesada e um critico na época disse que ele não passava de uma imitação barata do Bruce Willis, no jeito de iterpretar, da serie de TV A Gata e o Rato.

    Bom, o tempo passou e o Bruce Willis continua sendo o Bruce Willis e o Bill Murray se tornou: O BILL MURRAY, um grande ator! Ironias.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Serge... o Bill Murray não teve medo de ousar em sua carreira e continua surpreendendo. Seu último filme, "Um final de semana em Hyde Park" é ótimo e mostra bem como ele se tornou realmente um ator talentoso. Os dias de "Recruta de Pesada" ficaram definitivamente para trás... Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir