sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Novato

Um ator do nível de Al Pacino certamente coleciona em sua filmografia clássicos absolutos da história do cinema que ficam lado a lado com filmes que em pouco tempo são esquecidos pelo público. Não que tais produções sejam ruins ou desprovidas de valor, apenas não conseguem se firmar com o status que alguns outros filmes de Pacino alcançaram com o passar dos anos. Esse “O Novato” é exatamente o tipo de película estrelada por Pacino que acabou caindo no esquecimento até mesmo de seus fãs. O curioso é que se trata de um roteiro bem trabalhado, com situações interessantes. Na trama acompanhamos a chegada do jovem James Clayton (Colin Farrell) na famosa agência de inteligência dos EUA, a CIA. Sua presença logo chama a atenção do veterano instrutor de agentes, Walter Burke (Al Pacino). Em pouco tempo Clayton se transforma no pupilo de Burke que começa a enxergar no novato uma extensão de si próprio quando começou sua carreira.

Como acontece em todo filme sobre espionagem fica logo óbvio que nada é realmente o que aparenta ser. Um dos maiores perigos dentro de uma agência de inteligência, seja de que país for, é a infiltração dos chamados agentes duplos. É dentro dessa perspectiva que as coisas começam a realmente complicar dentro de seu treinamento. “O Novato” foi dirigido por Roger Donaldson. Sempre considerei esse cineasta muito eficiente e competente, basta lembrar de seus filmes ao lado de Kevin Costner (“Sem Saída” e “Treze Dias Que Abalaram o Mundo”) para perceber que Donaldson transita muito bem nesse mundo de filmes sobre espionagem e política internacional. Aqui porém se percebe um certo clima de preguiça por parte dele em avançar mais nas possibilidades do roteiro. O que poderia desbancar para uma intrigada e complexa rede de inteligência acaba trilhando o caminho da acomodação pura e simples, se rendendo a clichês batidos do gênero. Mesmo com esses problemas o filme não pode ser considerado ruim, em absoluto, as presenças de Pacino e Farrell conseguem manter o interesse, só não espere nada excepcional em cena.

O Novato (The Recruit, Estados Unidos, 2002) Direção: Roger Donaldson / Roteiro: Roger Towne, Kurt Wimmer, Mitch Glazer / Elenco: Al Pacino, Eugene Lipinski, Colin Farrell, Bridget Moynahan, Brian Rhodes, Gabriel Macht / Sinopse: Jovem novato dentro da Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) se tornar o preferido de veterano instrutor que parece ter algo muito sério a esconder de todos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: