domingo, 25 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Paradise, Hawaiian Style (1966)

Agosto de 1966, o filme "Paradise, Hawaiian Style" (No Paraíso do Havaí, no Brasil) é lançado nos cinemas americanos. O filme foi filmado em locação nas ilhas havaianas de Oahu, Kauai e Mauí. Com direção de D. Michael Moore e produção de Hall Wallis a Paramount tentava repetir o sucesso de Blue Hawaii, lançado cinco anos antes. Porém o tiro saiu pela culatra e os resultados financeiros não atingiram as expectativas. Paradise foi apenas o 40º filme de maior bilheteria do ano, segundo a Variety, um resultado extremamente fraco, ainda mais quando se esperava repetir o imenso sucesso de Blue Hawaii.

Isso sem dúvida refletia todo o desgaste da carreira do cantor em Hollywood. O que escrever sobre "Paradise, Hawaiian Style"? Esse é um material tão inconsistente e falso que fica até difícil começar a apontar seus defeitos. Em primeiro lugar é um projeto que tenta imitar descaradamente Blue Hawaii (Feitiço Havaiano, 1961), aliás com a metade dos dólares gastos no filme anterior (ordens do Coronel). Elvis nem se importou muito em atuar bem e está visivelmente desinteressado e fora de forma. O filme, como muitos outros desse período, foi realizado às pressas para economizar na produção - para se ter uma ideia em pouco mais de 2 semanas todas as cenas de Paradise já estavam prontas e a equipe de filmagem de volta aos Estados Unidos.

O que mais impressiona é saber que houve falhas na produção do filme, pois a Paramount sempre procurava fazer um produto bem feito. Os grandes sucessos de Elvis após voltar do exército tinham sido justamente nesse estúdio, mas infelizmente os dias de Blue Hawaii e G.I. Blues pareciam distantes. "Feitiço Havaiano", por exemplo, foi o maior sucesso da carreira de Elvis nos cinemas durante os anos 60. O coronel Parker sempre achou esse filme de Elvis o "produto perfeito". Então uma sequência (ou quase isso) seria inevitável. Pelo menos era de se esperar que viesse daí algo ao menos bem produzido mas não foi isso que aconteceu pois "No Paraíso do Havaí" passava longe disso se tornando apenas uma tentativa mal feita de repetir todo aquele sucesso. Em tese realmente tudo não passava de uma má ideia pois no final das contas o coronel Parker e a Paramount apenas colocaram Elvis para imitar ele mesmo!

Tudo foi filmado praticamente de primeira, sem ensaio, sem cuidado, sem primor. Nessa época parece que Elvis estava mesmo em uma espécie de coma criativo, engolindo tudo o que lhe era enfiado goela abaixo. Sua incrível intuição artística parecia morta e enterrada e o astro havia se transformado em um mero boneco na mão de diretores, produtores e roteiristas! Mas as más notícias não parariam por aí. Se não bastasse o filme ser extremamente ruim e inconsistente o "Rei" ainda seria jogado em um lamaçal de músicas ruins. "Paradise" é sem sombra de dúvida uma das piores trilhas sonoras de sua carreira (se não for a pior!). A faixa título é muito ruim, com péssima letra (com um verso pra lá de estúpido: "Puxa! Como é bom estar no 50º Estado!")

E a situação só piora a partir daí pois a trilha sonora é uma ladeira abaixo, com canções de mal gosto (Scratch My Back), infantis e maçantes (Datin) constrangedoras (A Dogs Life) e mal produzidas (Stop Where You Are). Nem This Is My Heaven consegue manter a dignidade. A única e honrosa exceção no meio desse pântano de músicas ruins e baratas é mesmo a bela canção Sand Castles. E por incrível que pareça ela foi a única cortada do filme! Como pôde acontecer uma coisa dessas?! Realmente Paradise, Hawaiian Style é impressionante, pois até nisso eles se equivocaram. Não há muito o que comentar nesse momento opaco, depois dessa é melhor esquecer que nosso querido ídolo se envolveu em tamanho abacaxi, literalmente!

Elvis Presley - Paradise, Hawaiian Style (1966)
01. Paradise Hawaiian Style
02. Queenie Wahine's Papaya
03. Scratch My Back
04. Drums Of The Islands
05. Datin'
06. A Dog's Life
07. House Of Sand
08. Stop Where You Are
09. This Is My Heaven
10. Sand Castles

Elvis Presley - Paradise, Hawaiian Style (1966): Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (guitarra) / Barney Kessel (guitarra) / Charlie McCoy (guitarra) / Ray Siegel (baixo) / Keith Mitchell (baixo) / D.J. Fontana (bateria) / Hal Blaine (bateria) / Milton Holland (bateria) / Larry Muhoberac (piano) / Bernal Lewis (steel guitar) / Al Hendricksson (guitarra) / Howard Roberts (guitarra) / Victor Feldman: (bateria) / The Mello Men: Bill Lee, Max Smith, Bill Cole e Gene Merlino (vocais) / The Jordanaires: Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker (vocais) / Gravado no Radio Recorders, Hollywood, California / Data de gravação: 26 e 27 de julho e 2,3 e 4 de agosto de 1965 / Produzido por Thorne Nogar / Data de lançamento: maio de 1966 / Melhor posição nas charts: #15 (USA) e #7 (UK).

Pablo Aluísio - Julho de 2005.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★
    Arranjos: ★★
    Letras: ★★
    Direção de Arte: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 5.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir