sábado, 10 de janeiro de 2009

Elvis Presley - His Hand In Mine (1960)

Ao retornar do Exército em 1960, Elvis resolveu realizar um de seus sonhos, gravar um álbum de canções religiosas. A realização deste trabalho foi fruto de muito empenho pessoal do próprio Elvis, o empresário dele, o coronel Parker, não via com bons olhos a gravação deste disco, pois temia prejuízos financeiros com sua realização. Elvis bateu o pé e exigiu que iria fazer o disco, com ou sem a aprovação dele. E assim o fez. O disco foi chamado de "His Hand in Mine" e é hoje considerado um de seus mais bonitos trabalhos. O disco fez um enorme sucesso, para espanto de Parker e da RCA, e provou que Elvis estava certo. A intenção de Elvis na realidade na gravação deste disco era homenagear a sua mãe, que havia morrido poucos anos antes. 

Segundo as próprias palavras de Elvis este disco era "um trabalho de amor". Ele participou efetivamente de todos os arranjos, de todo o trabalho de direção musical, praticamente monopolizou todas as fases da produção, realmente o verdadeiro produtor do disco foi o próprio Elvis. Escolheu as canções pessoalmente levando como critério de escolha a importância delas em sua vida, por isso o disco é recheado de canções da metade do século, algumas mais agitadas e algumas spirituals. As gravações foram realizadas em Nashville em outubro de 1960. Elvis declarou: "Esse disco será uma forma de mostrar minha gratidão para com os quartetos gospel. Acho que praticamente conheço todos os hinos já feitos. Adoro ficar sozinho ao piano, em Graceland, tocando essa música". No final de 1960, Elvis afirmou a um repórter que "His Hand in Mine" havia se tornado o seu trabalho musical de que tinha mais orgulho. O disco ficou na lista dos mais vendidos durante todo o ano seguinte, se tornando mais um grande êxito em sua carreira.

His Hand In Mine (Mosie Lester) - Como tema principal do disco Elvis escolheu essa conhecida canção gospel de Mosie Lester. Como sempre fazia, Elvis resolveu modificar o arranjo da música original. Para isso ele realçou ainda mais a presença do quarteto gospel que o acompanhava. Depois modificou o acompanhamento instrumental dando destaque especial ao piano, ao contrário do órgão da versão de Mosie Lester. Por fim, resolveu trocar a seqüência original do refrão, aproveitando para modificar também o tempo da canção. Enfim, Elvis a reconstruiu ao seu gosto e como sempre suas escolhas se revelaram bem vindas, pois sem dúvida deram mais consistência a essa antiga canção gospel.

Milk White Way (Elvis Presley) - Mais um exemplo do poder de trabalho de Elvis dentro dos estúdios. Aqui ele transformou mais uma vez uma tradicional canção religiosa para lhe dar um sabor todo especial. As mudanças foram ótimas, a música, antes mais lenta e melancólica, se transformou nas mãos de Elvis em um momento alto astral do disco. Elvis a deu ritmo e embalo. Se não fosse pela letra gospel poderia até ter entrado em qualquer disco convencional de sua carreira. Completamente diferente da tradicional canção religiosa, tanto que a RCA resolveu até mesmo lhe dar os créditos de autoria da música. Nota 10 para Elvis, que provou mais uma vez que realmente tinha ritmo correndo em suas veias.

Swing Down Sweet Chariot (Elvis Presley) - Outra música que foi totalmente arranjada e adaptada por Elvis. O mais importante sobre essas gravações religiosas de Elvis é o fato dele ter trazido o gingado típico das músicas de R&B ao Gospel. Misturar gêneros e fundi-los sempre foi uma coisa natural para Elvis, que aliás detestava rotular qualquer tipo de ritmo ou música. Como disse Sam Phillips: "Elvis era daltônico", ou seja, ele não queria distinguir as canções de que gostava, para ele pouco importava o rótulo, seja a música fosse classificada como branca, negra, rock, pop, gospel; para Elvis isso não tinha importância, pois para ele tudo era música, tudo era mágica.

Elvis Presley - His Hand In Mine (1960)
His Hand In Mine
I'm Gonna Walk Dem Golden Stairs
In My Father's House
Milky White Way
Known Only To Him
I Believe In The Man In The Sky
Joshua Fit The Battle
He Knows Just What I Need
Swing Down, Sweet Chariot
Mansion Over The Hilltop
If We Never Meet Again
Working On The Building

Elvis Presley - His Hand In Mine (1960): Vocais e violão: Elvis Presley / Guitarra : Hank Garland / Guitarra : Scotty Moore / Baixo: Bob Moore / Bateria: D.J. Fontana / Bateria: Murrey "Buddy" Harman / Saxophone: Homer "Boots" Randolph / Piano: Floyd Cramer / Backup Vocals: Millie Kirkham / Backup Vocals:The Jordanaires: Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker / Backup Vocals: Charlie Hodge (nas músicas His Hand in Mine, I Believe in the Man in the Sky e He Knows Just What I Need) / Produzido por Steve Sholes e Elvis Presley / Engenheiro: Bill Porter / Gravado no RCA Studio B, Nashville, Tennessee / Data da Gravação: 30 e 31 de outubro de 1960 / Data de lançamento: Novembro de 1960 / Melhor posição nas paradas: # 13 (Billboard) / #3 (UK).

Pablo Aluísio - Novembro de 2004.

3 comentários:

  1. Elvis é sem dúvida alguma, o mais brilhante de todos os tempos. Um exemplo disso é que, nos tempos de hoje onde existem inumeros artistas mundo à fora fazendo a cabeça dos jovens, cá estou eu, ouvindo-o todos os dias. Quando eu ouvi Elvis pela primeira vez, meu conceito musical mudou completamente, fiquei demasiadamente exigente e diferente da moda, que é ouvir o que está em alta e não o que realmente seria bom. Todos os dias acordo e escuto, e os albuns gospeis dele são os melhores, e olhe que eu só escuto música gospel quando é Elvis que canta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvis é atemporal. Parabéns pelo bom gosto. Grande abraço.

      Excluir
  2. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8,8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir