quinta-feira, 6 de abril de 2023

Queima de Arquivo

Título no Brasil: Queima de Arquivo
Título Original: Eraser
Ano de Lançamento: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Chuck Russell
Roteiro: Tony Puryear, Walon Green
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Vanessa Williams, James Caan, James Coburn, James Cromwell, Robert Pastorelli

Sinopse:
Agente federal passa a atuar no serviço de proteção às testemunhas do governo americano. Sua próxima missão é proteger uma testemunha vital em um caso envolvendo tráfico internacional de armas. Só que não vai ser uma tarefa fácil de realizar, pois tudo leva a crer que figurões do poder querem ver essa testemunha morta, em um caso típico de queima de arquivo. 

Comentários:
De modo em geral sempre gostei dos filmes estrelados pelo austríaco Arnold Schwarzenegger. Só que esse filme em particular não me agradou muito na época. Cheguei a assistir no cinema, durante os anos 90, e não achei grande coisa. Tudo me pareceu meio genérico e apesar de aguns bons efeitos visuais como a cena com os crocodilos e o pulo de um helicóptero em queda, nada fugia muito do que habitualmente era produzido no cinema naqueles anos. Talvez uma das poucas coisas acima da média venha do elenco de apoio. O filme resgatou veteranos da história do cinema, como o eterno vilão dos filmes de cowboy do passado James Coburn e a boa atuação de James Caan como um vilão para não esquecer. Fora isso, nada de muito especial. O Arnold parecia mais preocupado com sua carreira política pois ele tinha o sonho de ser governador da Califórnia. Não estava mais tão preocupado com o cinema. Por isso esse filme não é dos melhores de sua filmografia, afinal ele fez filmes bem superiores em sua carreira no passado. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Eu lembro de ver um cartaz (pintado ,como eram antigamente) na recepção do Cine Marabá aqui em SP sobre esse filme , ainda levava o título de "O Protetor" ,depois obviamente mudaram. O problema da carreira de Arnold é que não dava mais prá superar os exageros e destruição dos filmes do James Cameron.Esse aí ficou com a impressão de genérico...

    ResponderExcluir
  2. O Mister Universo, e a primera negra a conquistar o Miss America, num filme de açao, na decada de '80 era bilheteria garantida por semanas, ou meses, nos cunemas.

    ResponderExcluir
  3. O Auge do Arnold veio nos anos 80, nos 90 a carreira dele já começou a declinar

    ResponderExcluir