sexta-feira, 7 de abril de 2023

Fantasmas do Abismo

Título no Brasil: Fantasmas do Abismo 
Título Original: Ghosts of the Abyss
Ano de Lançamento: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron
Elenco: James Cameron, Bill Paxton, Lori Johnston, Lewis Abernathy, Charles Pellegrino, John Broadwater

Sinopse:
Esse documentário mostra os esforços do diretor James Cameron em organizar mais uma expedição de exploração em águas profundas. Ele quer novamente visitar os destroços do Titanic, que jaz nas profundezas do Atlântico Norte. E dessa vez ele contará com novos elementos da alta tecnologia. 

Comentários:
Pelo visto o James Cameron desenvolveu algum tipo de obsessão pelos destroço do Titanic. Aqui temos mais uma expedição do diretor ao antigo navio afundado. Só que também há boas surpresas como o uso de dois robôs que conseguiram entrar dentro do navio, filmando aposentos e lugares que não eram visitados pelo olho humano desde o naufrágio. Fiquei surpreso ao ver que espelhos e vidraças ainda continuam intactos. Como conseguiram fcar inteiros depois de um naufrágio como aquele? Também surpreende uma cena em que Cameron conseguiu localizar uma garrafa de vinho e uma taça, sobre uma mesa, mesmo depois de décadas do afundamento. Como aquelas coisas de vidro não foram destruídas quando o navio afundou? São perguntas que surgem imediatamente em nossa mente quando vemos as imagens. Achei mal desenvolvido a parte que tenta recontar a história de certas pessoas que afundaram naquela noite gelada. Poderia ter sido melhor explorado. De qualquer maneira o Carmeron certamente adorou essa nova exploração, o homem realmente parece obcecado com a história do Titanic. A gente entra de gaiato no anvio, para ver o cenário da destruição. Não deixa de ser uma espécie de turismo do macabro. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Se um cara com a inteligência do James Cameron insiste em ir atrás desse navio naufragado há cem anos, alguma coisa muito preciosa deve haver.

    ResponderExcluir
  3. Se tem algum tesouro no Titanic ele não diz no filme... e se achou alguma coisa também não vai dizer nunca... rsrs

    ResponderExcluir