segunda-feira, 3 de abril de 2023

Um Preço para Cada Crime

Título no Brasil: Um Preço para Cada Crime
Título Original: The Enforcer
Ano de Lançamento: 1951
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros 
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Martin Rackin
Elenco: Humphrey Bogart, Zero Mostel, Ted de Corsia, Everett Sloane, Roy Roberts, Michael Tolan

Sinopse:
Há muitos anos Martin Ferguson (Humphrey Bogart) vem montando um caso para levar aos tribunais os chefões de uma organização criminosa conhecida no submundo do crime como Murder Inc. Sua grande chance surge com o aparecimento de uma importante testemunha. Só que mantê-la viva vai ser algo muito complicado de se fazer. Roteiro baseado na crônica policial da época. 

Comentários:
O ator Humphrey Bogart foi imortalizado na história do cinema com o filme clássico romântico Casablanca. Só que ele nunca abandonou o tipo de cinema que o levou ao estrelato. Estou me referindo aos filmes policiais, onde gângsters e tiras corruptos infestavam os becos mais sombrios das grandes cidades americanas. Embora esse filme aqui seja mais sofisticado do que seus primeiros filmes, não ha como negar que o toque do crime está em cada uma das cenas. Bogart aliás foi o grande responsável por esse projeto sair do papel. A Warner tinha receios por causa do tema explosivo. O roteiro explorava e mostrava a existência de uma perigosa quadrilha de assassinos profissionais, algo que realmente existia na época, na região de San Francisco. Era ousado denunciar aqueles criminosos na época, mas com coragem o filme foi realizado. Foi um dos primeiros a mostrar o submundo do crime organizado com tintas realistas. Para se proteger de alguma tentativa de assassinato, o próprio Bogart passou a andar armado. Isso deve ter feito com que ele se sentisse o próprio gângster de seus primeiros filmes. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O tipo que o Bogart criou, o cínico que na verdade sempre se preocupa e se arrisca pelo outro, foi imortalizado nesses filmes políciais, sendo Reliquia Macabra o mais emblemático deles, fora o romântico Casablanca.

    ResponderExcluir
  2. Foi preciso na caracterização dos personagens do bom e velho Bogart.

    ResponderExcluir