terça-feira, 25 de abril de 2023

Zorro e o Ouro do Cacique

Título no Brasil: Zorro e o Ouro do Cacique
Título Original: The Lone Ranger
Ano de Lançamento: 1956
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stuart Heisler
Roteiro: Herb Meadow, George W. Trendle
Elenco: Clayton Moore, Jay Silverheels, Lyle Bettger, Bonita Granville, Perry Lopez, Beverly Washburn

Sinopse:
O rico fazendeiro Reese Kilgore pretende se apoderar de terras indígenas ricas em prata e ouro, habilmente colocando índios contra colonos, mas o suspeito governador territorial envia Lone Ranger para investigar. Ao lado de seu fiel escudeiro, o índio Tonto, ele parte em busca de respostas para trazer justiça naquela região do velho oeste. 

Comentários:
No Brasil o Lone Ranger virou o "Zorro Americano" para se diferenciar do "Zorro Espanhol" que era o verdadeiro Zorro, de capa e espada. Coisas do marketing da época. Além da bem sucedida série de televisão, das histórias em quadrinhos, brinquedos e da literatura de bolso, o Lone Ranger também invadiu o cinema. Era um personagem extremamente popular. Esse sempre foi considerado um dos melhores filmes dele. O roteiro era bem escrito e tratava os nativos com a maior dignidade e respeito, bem ao contrário de alguns filmes de faroeste que usavam os índios apenas como inimigos a serem abatidos no campo de batalha. Esse tipo de roteiro era até mesmo uma imposição do ator Clayton Moore. Ela afirmava que não fazia sentido transformar os índios em vilões nos filmes desse personagem porque o principal aliado do Lone Ranger era o nativo Tonto! Além disso Moore tinha grande apreço pelo ator Jay Silverheels que interpretava o índio Tonto. Dizia que o tinha como verdadeiro irmão! 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Essa Zorro era bom, mas Tonto também.

    ResponderExcluir
  2. Esse oersonagen era muito legal, pena que ainda não fizeram um revival adequeado para ele em nossos dias...

    ResponderExcluir
  3. Fizerem sim Pablo. Com o Wiil Smith e o Johnny Depp como Tonto. Filme horrível. O primeiro grande fracasso da carreira do Will Smith.

    ResponderExcluir
  4. Revival adequado... Esse filme do Depp foi tao ruim que certamente não era o adequado para trazer o personagem de volta...

    ResponderExcluir