sábado, 15 de abril de 2023

A Sniper Russa

Título no Brasil: A Sniper Russa
Título Original: Bitva za Sevastopol
Ano de Lançamento: 2015
País: Rússia, Ucrânia
Estúdio: Kinorob
Direção: Sergey Mokritskiy
Roteiro: Maksim Budarin, Max Dankevich
Elenco: Yuliya Peresild, Joan Blackham, Evgeniy Tsyganov, Oleg Vasilkov, Nikita Tarasov, Vladimir Lilitskiy

Sinopse:
O filme conta a história real da sniper soviética Lyudmila Pavlichenko. Ela foi recrutada após chamar a atenção em um parque de diversões, numa competição de tiro. Depois disso foi levada para as fileiras do Exército Vermelho durante a invasão alemã ao seu país. Acabou se destacando no campo de batalha por sua destreza e mira perfeita. No filme também acompanhamos sua visita à Casa Branca, onde participou de uma campanha para que os Estados Unidos entrasse na guerra. 

Comentários:
Antes de mais nada é bom salientar que o título nacional desse filme está errado! A protagonista histórica desse filme não era russa, mas sim ucraniana! Para ser mais preciso do ponto de vista histórico o filme deveria se chamar mesmo "A Sniper Soviética" porque na Segunda Guerra Mundial a Ucrânia estava sob dominação da União Soviética. Outro aspecto a se considerar é que o filme é uma produção em conjunto entre Ucrânia e Rússia. Isso, obviamente foi realizado antes dessa guerra insana que está acontecendo entre os dois países. De qualquer forma é um bom filme. Tem um roteiro quadradinho que apesar de seu convencionalismo conta bem sua história. Os personagens não são tão bem desenvolvidos, não mostram muita profundidade psicológica, mas como eu já escrevi, vale por resgatar a história dessa jovem mulher que matou no campo de batalha mais de 300 nazistas! Sem dúvida, não se pode negar, ela fez um belo serviço para a história da guerra. Como se dizia nas fileiras do Exército vermelho na época: "Lugar de fascista é numa cova rasa no solo da mãe Rússia!".

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Filme bom. Excelente para calar a boca das feministas covardes de hoje que nem sabem o que é ser uma mulher de valor na vida real e o quanto uma mulher assim é respeitada e até reverenciada.
    A sniper ucraniana da uma pequena demonstração do por quê de a Rússia achar que iria esmagar a Ucrânia em poucos dias e não ter conseguido vencê-la até hoje. Povo forte.

    ResponderExcluir
  2. De jovem colegial a matadora de nazistas na segunda guerra mundial. Certamente precisa ser uma mulher muito forte para passar por isso...

    ResponderExcluir