terça-feira, 18 de abril de 2023

Audie Murphy e o Western - Parte 8

Em 1954 o ator Audie Murphy atuou em três filmes, todos produzidos pela Universal Pictures, estúdio pelo qual havia assinado um contrato de sete anos, algo que era corriqueiro em Hollywood naqueles tempos. Seu nome havia se consolidado, tornando viável aos produtores escalar Murphy para uma série de filmes de faroeste. Embora ele fosse um herói de guerra, o que o qualificaria para estrelar filmes nessa linha, a Universal entendeu que ele estava muito bem em filmes de western. Parecia ser o mais adequado para ele naquela fase da carreira. Além disso o número das bilheterias mostrava que o caminho era esse. 

"Traição Cruel" foi o primeiro filme do ano. Audie Murphy interpretava um sujeito comum, mas que sofria uma grande injustiça. Seu pai e seu irmão eram covardemente assassinados. Em busca de justiça e vingança ele então entrava para uma quadrilha de bandoleiros. Um autêntico bang-bang, esse filme B da Universal rendeu uma excelente bilheteria em sua estreia. O público também queria se divertir nos cinemas, não apenas ver profundas e complexas obras-primas da sétima arte. 

"Tambores da Morte" foi o segundo filme de Audie Murphy a chegar nos cinemas nesse ano. A história mostrava uma terra em conflito no velho oeste. Colonos brancos descobriam ouro nas terras tradicionalmente ocupadas por índios. Obviamente que a ganância acabava falando mais alto. Os nativos queriam a preservação de suas terras e os colonos queriam extrair todo aquele ouro das montanhas que eram sagradas pelos índios. A guerra entre eles não demorava a acontecer. 

"Antro da Perdição" fechou o ano para o ator nos cinemas. Foi lançado nas férias de fim de ano e se deu muito bem nas bilheterias. Esse western foi dirigido pelo ótimo cineasta George Marshall. A história mostrava um jovem que se tornava xerife de uma cidade do velho oeste. O problema é que a corrupção imperava naquela região. O próprio prefeito, aliado a um criminoso e bandoleiro, dominavam tudo, roubando e pilhando toda a riqueza da cidade. Ser um xerife honesto naquele meio certamente não seria fácil. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Esses westerns eram tao simples, mas até a década de 60, o simples fatos de se ir à uma sala e assitir uma história com imagens em movimento ainda era um espetáculo que se bastava. Se fosse uma obra de arte, ou grandeloquente, então, a plateia delirava. Perdemos essa pureza, essa inocência gostosa que dava masi sabor a tudo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o tempo dos filmes de mocinhos, donzelas e vilões ficou no passado, mas tem aparecido uma boa safra de séries novas de western por aí. Vou falar sobre elas em breve.

    ResponderExcluir