quarta-feira, 5 de abril de 2023

The Beatles - Introducing... The Beatles

Quando os Beatles ainda era um grupo desconhecido nos EUA a pequenina gravadora Vee-Jay comprou todos os direitos de comercialização de suas músicas para o mercado americano. A negociação foi feita com Dick James, o dono da Northern Songs, a editora das canções escritas pela dupla Lennon e McCartney. O interessante é que a Vee-Jay comprou o passe dos Beatles para os Estados Unidos sem ter nem ao menos idéia do que eles iriam se transformar nos anos seguintes. Afinal aqueles garotos de Liverpool eram notórios desconhecidos dos americanos quando essa transação comercial foi realizada. 

Depois que os Beatles viraram um fenômeno de vendas a gigante Capitol quis de todas as formas comprar os direitos do quarteto para comercialização de seus álbuns na América mas a Vee-Jay se recusou a vender. Para finalmente ter o acesso à discografia dos Beatles a Capitol então teve que comprar a própria Vee-Jay, fechar a gravadora, para só assim lançar os discos do conjunto! Uma decisão radical, mas necessária. Antes porém que a Vee-Jay fosse engolida pela poderosa Capitol ela lançou esse primeiro disco dos Beatles nos Estados Unidos.

Chamado simplesmente de “Introducing... The Beatles” (Apresentando... os Beatles) o disco chegou nas lojas americanas pela primeira vez em setembro de 1962. Os Beatles eram devidamente apresentados como “O grupo vocal número 1 da Inglaterra”! Como a Vee-Jay era um selo muito modesto e sem maiores recursos a primeira prensagem do vinil só conseguiu chegar inicialmente nos grandes centros do país como Nova Iorque, Los Angeles e Chicago. Nos primeiros meses poucas foram as cópias vendidas, sendo que apenas após o estouro da Beatlemania é que o disco realmente despontou nas paradas (gerando mais duas reedições, uma em 1963 e outra em 1964). 

A seleção musical é praticamente idêntica ao do álbum inglês “Please, Please Me” mas com pequenas mudanças nas próprias canções (a introdução de "I Saw Her Standing There" é diferente, por exemplo). Nas reedições do disco a Vee-Jay fez alterações na ordem e na seleção das canções ("Ask Me Why" e "Please Please Me" só foram adicionadas na seleção musical na segunda prensagem do disco, mostrando bem a bagunça do selo). Mesmo assim, de uma forma ou outra, foi com esse vinil, modesto, simples, mal distribuído, que os americanos começaram a ouvir os Beatles, dando origem a uma invasão britânica nas paradas que duraria até o final do quarteto em 1970.

Introducing... The Beatles (1962)
I Saw Her Standing There
Misery
Anna (Go to Him)
Chains
Boys
Love Me Do
P.S. I Love You
Baby It's You
Do You Want to Know a Secret
A Taste of Honey
There's a Place
Twist and Shout

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Como disse muito bem o Ed Motta, "você já e o John Lennon, um musico limitado tecnicamente, mas um gênio que jorra musica, e ai o seu coleguinha de banda e o Paul, quem pode com isso?"

    ResponderExcluir
  2. Nada mal para um bando de jovens de Liverpool...

    ResponderExcluir