quarta-feira, 19 de abril de 2023

Elvis Presley - King Creole - Parte 5

Então chegamos na faixa "Dixieland Rock". Antes de qualquer coisa cabe a pergunta: O que é Dixieland? Dixieland é um lugar que não existe no mundo real. É como Avalon. É um símbolo, uma imagem, uma localidade no imaginário de todo norte-americano nascido no sul dos Estados Unidos. Dixieland é um lugar nenhum e ao mesmo tempo são todos os lugares. Todas as cidades do sul são Dixieland, embora nenhuma delas seja de fato Dixieland. Dixieland é o sentimento de regionalidade, de pertencer ao sul. Quando um sulista nascido nos Estados Unidos diz que nasceu em Dixieland, todos entendem. Ele nasceu no sul, não importando qual estado e cidade ele efetivamente nasceu.

New Orleans é no sul. New Orleans então está em Dixieland. Agora o interessante é que a cultura de New Orleans é tão própria que podemos dizer que se existe uma cidade sulista que seja bem diferente do resto do sul, essa seguramente é New Orleans. Aqui há forte herança da cultura negra, dos escravos que chegaram no novo mundo nas caravelas dos escravocratas das fazendas de algodão do sul. Nesse novo mundo os negros mantiveram seus costumes, sua cultura e sua música. Ao mesmo tempo eles trouxeram para si parte também da cultura francesa, pois a  Louisiana pertenceu por muitos anos à coroa francesa, daí vem seu nome, a terra de Louis, rei da França.

"Dixieland Rock" é uma boa gravação de King Creole, o álbum, mas também temos que convir que com todo esse peso cultural que caiu sobre ela, as coisas se tornaram um pouco turvas. É um bom momento do disco, um momento cheio de vibração e energia, com Elvis em pleno pique. Só não vale tentar comparar com a herança cultural que o nome Dixieland evoca, até porque aí seria realmente até mesmo uma covardia. Séculos e séculos de cultura esmagariam esse música pop / rock da nascente cultura roqueira da década de 1950.

E sobre "Hard Headed Woman", que já tive oportunidade de escrever, não vejo muita salvação. O ritmo é legal, bem rock, muito positivo, pra frente, go, go, go... Só que convenhamos... a letra é realmente péssima. A própria expressão que dá título à música soaria de mau gosto nos dias de hoje. Soaria vulgar, de cultura rasteira. Aqui foi desperdiçado o bom trabalho vocal de Elvis e sua banda, além dos instrumentistas da orquestra de metais que o acompanhou. Tudo isso para chamar uma jovem senhorista de "mulher cabeça-dura"? Não, não me soa interessante. Um momento anacrônico de uma trilha sonora muito boa. Essa música assim perde muitos pontos por causa da letra, embora o ritmo seja muito bom. 

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Pablo, dois pitacos:
    1- Sobre a cultura diferenciada de New Orleans, acho que vele lembrar da forte presença da cultura francesa nessa parte dos USA.
    2 - Um grande musico, grande cantor quando acusado de ter uma dicção ruim e que os fãs não entendia. as letras que ele cantava, respondeu o seguinte: "eu não canto letras, canto notas". Sob esse prisma, Hard Head Woman é um dos melhores, e dos mais envenados, rocks do Elvis. Eu acho. Basta lembrar que, no Brasil, por exemplo, essa música arrebenta, talvez justamente por quase ninguém saber inglês. Ou seja, ouvem notas e ritimo, na voz extraordinária do Elvis.

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  2. Vc tocou em um ponto chave. Falamos português e não inglês, então a música se preserva em nosso idioma. Agora imagine se o povão entendesse o Elvis cantando essa letra boboca... Sobre New Orleans, é uma cidade única, com cultura única. Chegam alguns a dizer que é a úniva cidade com personalidade cultural marcante dentro dos Estados Unidos,

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    1. Como disse o Almir Sater: "musica não precisa de lerra, ela se basta". Talvez por isso letras idiotas sao encontradas em musicas tão boas.

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  3. Pablo, me desculpe, não sei se consegui me fazer entender sobre a minha admiração pela canção Hard Headed Woman, independete da sua letra debiloide.
    Vendo como músico, considerando a divisão rítmica que o Elvis dá a essa canção, seca, se aproveitando de palavras secas do ingles, mais o ritmo sincopado e acelerado, a Hard Headed Woman, que é um rock perfeito de meados da decada de '50, é praticamente um heavy metal, eu diria que dentro do espírito do puro rock é uma canção ate mais feroz que Jailhouse Rock, o que não é pouca coisa. Tem aquela pegada de Long Tall Saly, com o Little Richard.

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  4. Muito bem, está explicado seu ponto de vista.

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