terça-feira, 4 de abril de 2023

Sherlock Holmes

Título no Brasil: Sherlock Holmes
Título Original: The Adventures of Sherlock Holmes
Ano de Lançamento: 1939
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Alfred L. Werker
Roteiro: Edwin Blum, William Absalom Drake
Elenco: Basil Rathbone, Nigel Bruce, George Zucco, Ida Lupino, Henry Stephenson, Alan Marshal

Sinopse:
O detetive Sherlock Holmes (Basil Rathbone) e seu companheiro de aventuras, o Dr. Watson (Nigel Bruce), enfrentam o terrível e temido Professor Moriarty (George Zucco). O vilão planeja o crime do século. Filme baseado na obra escrita pelo autor Sir Arthur Conan Doyle.

Comentários:
Responda rápido: Qual foi o personagem da literatura que mais ganhou adaptações de seus livros para o cinema? Bom, se você respondeu Sherlock Holmes, acertou! Segundo algumas estimativas foram mais de 250 filmes com o famoso detetive londrino. E o mais curioso de tudo é que ele praticamente nunca saiu de cartaz, seja em filmes ou séries. O ator Basil Rathbone foi um dos mais populares intérpretes do personagem no cinema. Ele atuava interpretando Holmes não apenas no cinema, mas no teatro também. Na Inglaterra era visto como o ator perfeito, ideal para o papel. Esse aqui foi um de seus grandes sucessos na pele do detetive. E temos que admitir que Rathbone era realmente um ótimo ator para interpretar esse ícone cultural. Interessante salientar, por fim, que esse foi o segundo filme de Basil Rathbone como Sherlock Holmes. O primeiro filme "O Cão dos Baskervilles" é até hoje considerado um dos melhores já feitos com o personagem. Clássico absoluto. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "Qual foi o personagem da literatura que mais ganhou adaptações de seus livros para o cinema? Bom, se você respondeu Sherlock Holmes, acertou! Segundo algumas estimativas foram mais de 250 filmes com o famoso detetive londrino"
    E acho que você não esta considerando os filhos bastardos, como o Dr. House, o Monk, e outros dessa linhagem alternativa, porem copias descaradas.

    ResponderExcluir
  2. Se for colocar na conta os derivados a soma fica enorme...

    ResponderExcluir