domingo, 23 de abril de 2023

Momentos Decisivos

Título no Brasil: Momentos Decisivos
Título Original: Hoosiers
Ano de Lançamento: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures
Direção: David Anspaugh
Roteiro: Angelo Pizzo
Elenco: Gene Hackman, Barbara Hershey, Dennis Hopper, Sheb Wooley, Robert Swan, Chelcie Ross

Sinopse:
O treinador de basquete Norman Dale (Gene Hackman) precisa superar um passado conturbado, cheio de problemas com alcoolismo e fracasso profissional. E ele sente que está vivendo um momento de superação quando passa a treinar uma jovem equipe, com jogadores realmente empenhados em vencer. Vencer na quadra e vencer na vida! Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante (Dennis Hopper) e melhor trilha sonora original (Jerry Goldsmith).

Comentários:
Eu costumo dizer que o ator Gene Hackman faz uma grande falta ao cinema americano atual. Claro, o ser humano tem seus limites. Hackman está aposentado, idoso e enfrentando problemas de saúde. Só que isso não diminui sua falta que sempre será sentida, ainda mais nesses tempos medíocres pelos quais passa a sétima arte. Esse filme aqui trouxe uma de suas melhores atuações. Nem é um filme muito conhecido no Brasil, mas Hackman merecia ter tido pelo menos uma indicação ao Oscar por sua atuação. Existe um certo preconceito contra dramas esportivos e penso que esse foi o caso. O roteiro, extremamente bem escrito, trata de superação pessoal, tanto na vida profissional como também na íntima. O personagem interpretado por Hackman quer dar a volta por cima, deixar o passado para trás, sendo o esporte sua grande saída dessa situação. Com elenco jovem aplicado e um Hackman em seus melhores dias, atuando com vigor, o filme se mostra excelente. Pena que foi tão subestimado nos anos 80.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Esse preconceito com dramas esportivos se dá mais no Brasil. Num pais que tem um Pelé, e a maioria dos maiores jogadores de futebol do mundo, não era pra ter centenas de filmes sobre futebol?

    ResponderExcluir