domingo, 12 de fevereiro de 2017

Cães Selvagens

Esse é um filme sobre um grupo de bandidos que após saírem da prisão voltam ao mundo do crime. Até aí nada de muito diferente de várias outras produções com enredos semelhantes. O diferencial vem mesmo da abordagem que o veterano cineasta Paul Schrader usa para contar sua história. Nada é muito convencional nesse aspecto. Com roteiro baseado no conto policial escrito por Edward Bunker, o filme tem um viés que beira o nonsense e o absurdo, causando óbvio desconforto no espectador. Um exemplo disso vem logo na primeira cena. Willem Dafoe interpreta um ex-presidiário que depois de cumprir uma longa pena na prisão ganha a liberdade. Ele vive (ou melhor dizendo, explora) uma mulher, uma mãe solteira com problemas de obesidade. Ele vive em sua casa, cheirando cocaína, ficando o tempo todo doidão. Quando ela não suporta mais essa situação o expulsa de lá, mas isso logo se mostra uma péssima ideia. O sujeito surta completamente e comete um crime horrível. Essa cena, extremamente violenta, foi filmada com fundo musical lúdico, infantiloide, meio bobo, que dá uma sensação de óbvio desconforto em quem assiste. É uma espécie de opereta do absurdo, da violência gratuita!
 
Paul Schrader porém não desiste. Logo o trio de criminosos em busca de "serviços" vê uma boa chance no horizonte. Por 700 mil dólares eles topam fazer um sequestro, envolvendo um bebê! Lógico que algo assim tão hediondo poderia colocar tudo a perder e conforme vamos acompanhando o crime realmente se torna uma armadilha mortal. É tudo mostrado com toques de insanidade, de puro delírio. O ator Willem Dafoe, que sempre considerei um dos melhores de sua geração, é um dos grandes destaques do filme em termos de atuação, justamente pelo fato de seu personagem ser o mais insano de todos, devidamente conhecido pelo apelido de "cachorro louco"! Claro que a grande estrela do elenco Nicolas Cage está lá, mas diante de Dafoe ele desaparece completamente! A cena final é puro delírio. Paul Schrader saturou a tela com cores fortes e envolveu tudo em uma neblina quase sobrenatural, com resultados muito bons. Admito que não esperava por algo assim tão diferente. Paul Schrader parece ter tido o firme propósito de dirigir o filme mais sui generis de sua longa e extensa filmografia. Acabou atingindo seus objetivos.

Cães Selvagens (Dog Eat Dog, Estados Unidos, 2016) Direção: Paul Schrader / Roteiro:  Matthew Wilder, baseado na obra de Edward Bunker / Elenco: Nicolas Cage, Willem Dafoe, Christopher Matthew Cook / Sinopse: Três condenados ganham a liberdade após cumprirem suas penas. De volta às ruas eles retornam para as atividades criminosas, trabalhando para um chefão mafioso conhecido como "El Greggo". Após alguns serviços eles aceitam participar de um crime hediondo, o sequestro de um bebê, filho de um ricaço da cidade.

Pablo Aluísio.

Seis Dias, Sete Noites

Título no Brasil: Seis Dias, Sete Noites
Título Original: Six Days Seven Nights
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Caravan Pictures
Direção: Ivan Reitman
Roteiro: Michael Browning
Elenco: Harrison Ford, Anne Heche, David Schwimmer, Danny Trejo
  
Sinopse:
Quinn Harris (Harrison Ford) é o piloto de um avião bimotor que cai em uma ilha isolada dos mares do sul. Nada poderia ser pior do que sofrer um acidente em uma região tão isolada, mas como diz o ditado nada é tão ruim que não possa piorar. Sua passageira é a antipática Robin Monroe (Anne Heche), uma mulher nervosa e impaciente, editora de moda de uma famosa revista de Nova Iorque. Agora, eles vão precisar esquecer as diferenças em prol de um objetivo comum: sobreviver! Filme indicado ao BMI Film & TV Awards.

Comentários:
Esse é aquele tipo de filme que você chegava na locadora no fim de semana, não encontrava nada do que estava procurando, e acabava locando, levando para casa, por causa dos nomes envolvidos. Se não vejamos: o elenco trazia Harrison Ford (da série Indiana Jones e Star Wars, precisa dizer mais alguma coisa?) e a direção era de Ivan Reitman (de Os Caça-Fantasmas). Claro que ao olhar a sinopse, aquele poster muito fraquinho e o jeitão de comédia sem graça, você acabava torcendo o nariz, mas na falta de algo melhor... E ao chegar em casa, já nos primeiros minutos, descobria que tinha locado uma bomba! Sim, o filme é muito fraco, diria mais, é ruinzão mesmo. Complicado entender como um estúdio investiu 70 milhões de dólares em uma coisa dessas, pior é conseguir compreender como tanta gente boa foi se envolver em algo tão péssimo! E quem disse a Harrison Ford que ele sabia fazer filmes como esse? Escolha ruim, do começo ao fim! O troco veio na bilheteria: o filme foi um dos grandes fracassos comerciais do ano nos Estados Unidos, merecidamente aliás. Enfim, bomba tóxica, fuja!

Pablo Aluísio.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

O Dia do Juízo Final

Título no Brasil: O Dia do Juízo Final
Título Original: Day of Reckoning
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: Epic Pictures Group
Direção: Joel Novoa
Roteiro: Gregory Gieras
Elenco: Jackson Hurst, Heather McComb, Jay Jay Warren
  
Sinopse:
Durante uma escavação em busca de minérios fósseis, uma abertura nas profundezas abre um portal, de onde saem criaturas aladas monstruosas que invadem o planeta, matando milhões de pessoas ao redor do mundo. Esse dia trágico passa a ser conhecido como o "Dia do Juízo Final". Quinze anos depois, um novo eclipse solar parece determinar a volta de todos esses monstros. Enquanto o governo tenta evacuar as ruas, uma família se vê bem diante de um novo ataque iminente. Agora será preciso correr por suas vidas...

Comentários:
O canal SyFy tem se especializado na produção e exibição desse tipo de produção bem ao estilo B. Bom, não há muito o que esperar de um filme de monstros como esse. O roteiro é primário e o elenco realmente péssimo. É aquele tipo de enredo onde se busca encher linguiça com uma suposta história de uma família com problemas (pai divorciado, mãe tentando recomeçar sua vida amorosa e filho apaixonado pela garota da escola) enquanto se poupa orçamento para o surgimento dos monstros alados (afinal os efeitos especiais parecem ter sido a única coisa para atrair público para uma fita como essa!). É a tal coisa, se ao menos essas criaturas digitais fossem minimamente bem realizadas, mas nem isso! A decepção vem em relação a tudo mesmo, sem exceção! Tudo é muito mal feito, beirando o grotesco! Tudo é absurdamente mal realizado, os monstros que possuem diversas formas, são risíveis. Nem jogos de game, dos mais vagabundos, conseguem recriar digitalmente monstrengos tão desengonçados como esses aqui, que vão aparecendo ao longo do filme. Tudo muito ruim. O conselho final que deixo é: não vá perder seu tempo e procure por coisas melhores. O canal SyFy, pelo visto, vai continuar por um longo tempo nessa sua tradição de decepcionar todos os fãs de filmes de terror e ficção com filmes de quinta categoria! Uma lástima mesmo!

Pablo Aluísio.

Vale da Luta

Título no Brasil: Vale da Luta
Título Original: Fight Valley
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: Cinestyle Media Group
Direção: Rob Hawk
Roteiro: Rob Hawk
Elenco: Susie Celek, Miesha Tate, Erin O'Brien
  
Sinopse:
Uma jovem mulher é encontrada morta. Tudo leva a crer que ela se envolveu no submundo das lutas clandestinas, com combates realizados em lugares distantes e escondidos, como florestas e propriedades abandonadas. Agora sua irmã Windsor (Susie Celek) decide descobrir o que efetivamente aconteceu. Ela se infiltra nesse mundo para encontrar o assassino de sua querida irmã assassinada.

Comentários:
Filme B de ação que a despeito disso conseguiu espaço no circuito comercial de cinemas, tanto nos Estados Unidos como no Brasil! Vai entender... O elenco é praticamente todo feminino, o que também não deixa de ser uma surpresa em termos de filmes desse gênero. O diretor e roteirista Rob Hawk claramente não parece preocupado em desenvolver um roteiro minimamente bem escrito. Ao invés disso ele investe mesmo nas cenas de lutas, que chegaram a ganhar elogios entre a imprensa americana. A trama tem inúmeras reviravoltas, mas nenhuma delas chega a funcionar direito. Na verdade o diretor Hawk se empenha mesmo em criar as condições suficientes para o "grande clímax", onde as jovens feministas se encontram para um grande quebra pau! Não acredito que vá interessar a muitos, embora essa coisa de fazer um filme de ação apenas com mulheres vá despertar pelo menos a curiosidade e o apoio dos movimentos mais centrados no fim do machismo no cinema, afinal se eles podem, por que elas não? Em termos puramente cinematográficos, por outro lado, não é muito convincente. Arrisque por sua própria conta e risco. O filme está em cartaz em todo o Brasil nesse fim de semana.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O Vingador do Futuro

Esse filme já foi lançado há algum tempo, mas até agora nunca tinha assistido. Ontem acabei conferindo. O que me levou a vê-lo foi o fato de que esse roteiro foi adaptado do livro "We Can Remember It for You Wholesale" de Philip K. Dick. Já havia sido filmado antes com Arnold Schwarzenegger em 1990. Assim esse novo é um remake, dessa vez estrelado por Colin Farrell e dirigido por Len Wiseman. Bom, como se trata de uma ficção era realmente de se esperar que novos efeitos especiais, bem mais avançados, se tornassem um dos grandes atrativos da produção. E realmente eles são excelentes. O interessante é que a colônia onde mora o protagonista, um operário chamado Douglas Quaid, me fez lembrar até mesmo das favelas do Rio de Janeiro. É bem nítido que essa foi a intenção dos responsáveis pelo design do filme. Claro, é uma favela high tech, porém ainda uma favela.

Nesse mundo onde Quaid vive só existem dois países restantes: um representando a Inglaterra, como a Metrópole, e outra a colônia, Austrália. Todos os dias Quaid e outros trabalhadores literalmente atravessam o planeta para ir trabalhar em uma Londres suja, escura e pós-apocalíptica. E como toda relação envolvendo colonialismo há uma clara tensão entre os dois polos, um de exploração e o outro de exaustão. É um mundo controlado por um regime autoritário que é combatido por rebeldes. Quaid pensa ser apenas um trabalhador comum, mas ele está enganado. Ao fazer uma visita a uma empresa chamada Total Recall ele acaba descobrindo que sua memória fora apagada e que ele na realidade é um agente federal infiltrado entre os rebeldes. A partir desse ponto o filme não para um só segundo, com ação desenfreada. Esse aliás é um dos pontos que achei mais negativo desse remake. Com tantas boas ideias de Dick a se explorar tudo acaba se resumindo em confrontos violentos entre o regime e a rebelião. Os soldados inclusive em lembraram das tropas imperiais de "Star Wars". É um confronto atrás do outro, sem pausa. Embora com ótima produção e muitos efeitos digitais de última geração esse novo "Vingador do Futuro" é meio decepcionante justamente pela insistência de ganhar o espectador apenas pela violência e ação. Faltou sutileza e paciência para explorar o mundo imaginado por esse excelente autor de ficção científica. 

O Vingador do Futuro (Total Recall, Estados Unidos, 2012) Direção: Len Wiseman / Roteiro: Kurt Wimmer, Mark Bomback / Elenco: Colin Farrell, Bryan Cranston, Kate Beckinsale, Jessica Biel / Sinopse: Homem comum, operário da Metropóle, descobre que sua vida é uma grande mentira, pois na verdade ele é um agente duplo infiltrado entre rebeldes para destruir os opositores de um regime ditadorial do futuro. Filme premiado pela Alliance of Women Film Journalists.

Pablo Aluísio.

Até que a Fuga os Separe

Título no Brasil: Até que a Fuga os Separe
Título Original: Life
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Ted Demme
Roteiro: Robert Ramsey, Matthew Stone
Elenco: Eddie Murphy, Martin Lawrence, Nick Cassavetes, Bernie Mac, Obba Babatundé
  
Sinopse:
Dois golpistas e picaretas, Rayford Gibson (Eddie Murphy) e Claude Banks (Martin Lawrence), acabam caindo nas mãos da justiça após longos anos enganando os outros. Por seus crimes acabam pegando prisão perpétua. Sem querer eles acabaram caindo numa cilada armada pelos tiras. Condenados eles passarão seis décadas atrás das grades. O filme explora seus anos na prisão.

Comentários:
Em que momento da carreira o comediante Eddie Murphy perdeu o rumo? Acredito que depois dos anos 80, que foi sua década de ouro no cinema, ele só desceu ladeira abaixo. Houve sim alguns poucos filmes depois dessa época que valeram a pena, em que Murphy, por poucos momentos, recuperou parte de sua graça e talento. Esses momentos porém foram ficando cada vez mais raros. Por uma ironia do destino Murphy precisou fazer parceria até mesmo com comediantes que apenas seguiam seus passos, versões genéricas dele mesmo, só que ainda menos engraçadas. Uma dessas cópias mal feitas atende pelo nome de Martin Lawrence! Que sujeito chato! Seus filmes nunca primaram pelo bom gosto ou pela diversão, apenas pela baixaria e vulgaridade. Ao lado de Murphy ele se tornou ainda menos divertido. Esse filme "Life" é apenas isso, uma reunião de dois comediantes em plena decadência. Com tantos problemas até mesmo os sorrisos amarelos vão rarear. Melhor não perder seu tempo com essa bomba.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Não Bata Duas Vezes

"Não Bata Duas Vezes" ("na porta", deveriam acrescentar ao título nacional) é mais um filme de terror B britânico que decepciona. Curiosamente alguns filmes sobre bruxas estão sendo lançados ultimamente, todos tentando pegar carona nos sucessos de "A Bruxa de Blair" e "A Bruxa". Esse aqui é dos mais fracos. Basicamente temos o enredo de uma velha senhora que vivia por muitos anos solitária em sua casa. Como é de praxe nesse tipo de situação ela logo começou a ganhar fama de bruxa entre os jovens das redondezas. Pois bem, quando um garoto desaparece, os seus amigos acusam a velha senhora de ter sequestrado o menino. A pressão se torna muito grande sobre ela e então tudo acaba em tragédia, no meio das chamas,  com sua casa pegando fogo e ela se suicidando. As lendas urbanas porém continuam. Agora todos acreditam que batendo duas vezes na velha porta da casa queimada a bruxa voltaria para perturbar aqueles que ousaram bater em sua porta.

Para não ficar tudo muito vazio os roteiristas criaram duas protagonistas, mãe e filha, que tentam se reconciliar após a mãe tê-la abandonada por anos. E ela acaba atraindo a maldição da bruxa ao bater duas vezes em sua porta, criando todos os tipos de eventos sobrenaturais. A produção não é ruim, pelo contrário, os efeitos digitais e o design da bruxa até que são bem realizados. O problema é que o roteiro não tem muito a oferecer. O suspense não é devidamente aproveitado, resultando em uma sucessão de cenas gratuitas que não colocam medo em ninguém. Provavelmente não será lançado nem nos cinemas brasileiros. Filmes como esse só costumam circular mesmo entre os fãs mais hardcore do gênero. No mais, é descartável realmente.

Não Bata Duas Vezes (Don't Knock Twice, Inglaterra, 2016) Direção: Caradog W. James / Roteiro: Mark Huckerby, Nick Ostler / Elenco: Katee Sackhoff, Lucy Boynton, Javier Botet / Sinopse: Jovem garota desperta a ira de uma bruxa após bater nos restos calcinados da porta de sua casa. Voltando do inferno ela agora quer levar a garota para os porões das fossas infernais, mas para isso precisará enfrentar a mãe da jovem que está disposta a enfrentá-la frente a frente.

Pablo Aluísio.

A Autópsia

Está chegando nesse fim de semana nos cinemas brasileiros esse terror chamado "A Autópsia". Tudo se passa praticamente em um único ambiente: um necrotério. É lá que trabalham pai e filho, Tommy Tilden (Brian Cox) e Austin (Emile Hirsch). Eles realizam autópsias em corpos que chegam todos os dias. Em um dia chuvoso dá entrada no lugar o corpo de uma jovem garota. Sua localização intrigou os policiais, pois ela parecia enterrada há muito tempo no porão de uma velha casa. Apesar disso ter acontecido há muitos anos o cadáver de Jane Doe (nome dado a pessoas do sexo feminino cuja identidade não se sabe ao certo), está praticamente intacto. Nenhum sinal de decomposição. Ela está em ótimo estado. Então ela é levada para a sala de autópsia e começam os trabalhos. Descobre-se que ela tem estranhas marcas por baixo da pele, como símbolos de bruxaria e misticismo. Não demora muito e coisas inesperadas começam a acontecer.

Esse filme "The Autopsy of Jane Doe" mostra bem que em um mesmo filme você pode encontrar boas situações de suspense lado a lado com bobagens gratuitas e desnecessárias. O filme é dividido em três atos. Nos dois primeiros tudo soa muito bem, com ótimo aproveitamento do suspense dentro do necrotério. Uma tempestade está chegando e tudo vai ficando cada vez mais mórbido e sombrio. O problema é que os roteiristas erraram muito na conclusão do filme, em sua terça parte final. O que era intrigante, assustador, acaba virando rotina, nada muito diferente do que você já está acostumado a ver em outros filmes de terror como esse. Assim esse é mais um caso típico daqueles filmes que começam muito bem, mas que depois derrapam feio quando tentam concluir sua trama.

A Autópsia (The Autopsy of Jane Doe, Estados Unidos, 2016) Direção: André Øvredal / Roteiro: Ian B. Goldberg, Richard Naing/ Elenco: Brian Cox, Emile Hirsch, Ophelia Lovibond / Sinopse: Corpo de uma garota desconhecida chega em um necrotério onde trabalham pai e filho. Não demora muito e estranhos acontecimentos começam a surgir. A jovem morta parece ter poderes sobrenaturais, desconhecidos da ciência médica.

Pablo Aluísio.