quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
Uma Cidade Contra o Xerife
No fundo esse é um simpático filme de western que abre espaço também para toques e momentos de humor em seu roteiro, embora não se assuma como uma comédia. De maneira em geral o filme “Uma Cidade Contra o Xerife” é bastante divertido, com ótimos diálogos e uma atuação bem inspirada de James Garner, o eterno Maverick da televisão. Essa série televisiva de faroeste fez tanto sucesso na época. Anos depois acabou virando filme estrelado pelos astros Mel Gibson e Jodie Foster. James Garner aqui repete com muito mais bom humor o papel de xerife que tenta impor lei e ordem numa cidade dominada pela anarquia. Para quem havia interpretado o mito Wyatt Earp dois anos antes no filme “A Hora da Pistola”, até que não havia muitos desafios em voltar para esse estilo de personagem.
O maior diferencial é que aqui pouca coisa é levada realmente a sério. Seu personagem vive dizendo a todos que está de passagem para a Austrália – o que rende um ótimo diálogo com seu assistente sobre o distante país – mas nunca se decide ir para lá realmente. Rápido no gatilho, consegue impor sua autoridade mesmo com a precariedade de sua delegacia. Para se ter uma ideia da situação, as celas ainda não tinham nem grades, o que tornava tudo muito divertido pois os presos não se atreviam a sair da prisão por puro medo do novo xerife. A família Darby também tam seu lado divertido, pois é formada por bandidos que não conseguem superar sua falta de inteligência. Em suma, se você estiver em busca de algo leve, divertido e que brinca com os dogmas do western americano (com o devido respeito, é claro), esse “Uma Cidade Contra o Xerife” é o filme indicado.
Uma Cidade Contra o Xerife (Support Your Local Sheriff!, Estados Unidos, 1969) Direção: Burt Kennedy / Roteiro: William Bowers / Elenco: James Garner, Joan Hackett, Walter Brennan, Harry Morgan, Jack Elam, Henry Jones, Bruce Dern / Sinopse: Novo xerife tenta colocar lei e ordem numa cidadezinha do velho oeste dominada por mineradores de ouro e bandidos de todos os tipos.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2022
A Oitava Página
A atriz Rachel Weisz (ótima como sempre!) interpreta a vizinha do agente inglês. Ela tanto pode ser uma mulher que está verdadeiramente interessada nele (apesar da diferença de idade) como também uma agente infiltrada pelo serviço de inteligência da Síria. Afinal seu irmão foi morto naquela guerra sangrenta e ela, obviamente, busca por alguma justiça. Um bom filme, com nuances mais psicológicas, numa trama bem mais intelectual. Nada parecido com a linha dos filmes de James Bond, com aquele agente de pura ficção, em cenas de ação impossíveis. Esse realismo é sem dúvida o grande atrativo dessa produção.
A Oitava Página (Page Eight, Inglaterra, 2011) Direção: David Hare / Roteiro: David Hare / Elenco: Bill Nighy, Rachel Weisz, Ralph Fiennes, Tom Hughes / Sinopse: Agente veterano do serviço real de inteligência do Reino Unido descobre que o primeiro-ministro sabe sobre torturas promovidas pelo governo americano e nada fez, escondendo a informação. Com isso sua situação dentro da agência começa a ficar delicada e até mesmo perigosa.
Pablo Aluísio.
O Reencontro
Filme muito bom. O diretor Lawrence Kasdan sempre foi um cineasta acima da média. Ele inclusive ficou conhecido por conseguir arrancar grandes interpretações de atores que até então eram considerados meramente medianos. Nesse filme temos alguns exemplos. Tom Berenger e Jeff Goldblum tiveram as melhores interpretações de suas carreiras. Kasdan escalou eles para atuar ao lado dos talentosos Glenn Close e William Hurt. O nível geral de atuação subiu lá para o alto. Enfim, excelente drama sobre sentimentos humanos e histórias que deveriam ter ficado no passado, mas que sempre voltam, de forma muitas vezes bem dolorida.
O Reencontro (The Big Chill, Estados Unidos, 1983) Direção: Lawrence Kasdan / Roteiro: Lawrence Kasdan, Barbara Benedek / Elenco: Glenn Close, William Hurt, Tom Berenger, Jeff Goldblum, Kevin Kline, Meg Tilly / Sinopse: Grupo de amigos dos tempos da universidade se reúne novamente em uma casa de férias na Carolina do Sul. Será o primeiro reencontro após o falecimento de um deles. Velhas mágoas e histórias doloridas vão acabar retornando.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 18 de janeiro de 2022
O Pecado de Todos Nós
O problema básico do Major Weldon Penderton (Marlon Brando) é que ele não tem mais nenhum desejo sexual pela esposa, pois na realidade é um homossexual enrustido que não consegue exteriorizar e vivenciar sua verdadeira orientação sexual. Após ver um soldado cavalgando nu pelo bosque, o Major acaba ficando obcecado por ele. Tudo caminha então para um clímax ao melhor estilo do diretor Huston, com muitas nuances psicológicas e tensão entre os principais personagens. A hipocrisia do núcleo familiar considerado ideal pela moralista sociedade norte-americana também é exposta sem receios. O grande número de homossexuais escondidos no armário dentro da vida militar também é explorada. O roteiro do filme acerta em cheio na hipocrisia reinante nesse meio.
O argumento soa na realidade como uma provocação por parte de John Huston para com toda a sociedade norte-americana. A família tradicional e o sistema militar são obviamente seus principais alvos. Na porta de entrada dos Estados Unidos na guerra do Vietnã, ele ousou colocar um tema tabu em cena: o homossexualismo dentro das casernas militares. Mais explosivo do que isso impossível. Além disso expõe os problemas que existiam por baixo da imagem impecável das famílias conservadoras daquele país. O marido que posa de cidadão exemplar na verdade despreza sua esposa e esconde seus desejos sexuais mais inconfessáveis. A esposa é infiel, sem conteúdo, rasa, vazia, materialista e tola. Um retrato demolidor de um modelo que nos anos 1960 vinha abaixo.
"Reflections in a Golden Eye" foi baseado na obra da escritora Carson McCullers, uma autora que não tinha receio de tocar nas feridas mais profundas da América. Aqui ao lado de Huston, Liz Taylor e Marlon Brando, ela finalmente encontrou a transposição perfeita de sua obra para as telas de cinema. Em conclusão, "O Pecado de Todos Nós" é uma produção nada confortável e nem amenizadora. No fundo é um retrato controvertido que coloca na berlinda alguns dos pilares mais prezados pelos conservadores americanos. Não deixe de assistir.
O Pecado de Todos Nós (Reflections in a Golden Eye, Estados Unidos, 1967) Direção: John Huston / Roteiro: Chapman Mortimer, Gladys Hill baseados na obra "Reflections in a Golden Eye" de Carson McCullers / Elenco: Elizabeth Taylor, Marlon Brando, Brian Keith, Julie Harris / Sinopse: O Major do exército americano Weldon Penderton (Marlon Brando) se torna obcecado por um jovem soldado da tropa que ele vê nu, cavalgando no bosque. Com fortes inclinações homossexuais, ele não consegue mais conter seus desejos ao mesmo tempo em que negligencia sua esposa Leonora (Elizabeth Taylor), uma dona de casa vazia e fútil, em um casamento de aparências, de fachada.
Pablo Aluísio.
O Magnata Grego
Título Original: The Greek Tycoon
Ano de Produção: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: J. Lee Thompson
Roteiro: Nico Mastorakis, Win Wells
Elenco: Anthony Quinn, Jacqueline Bisset, Raf Vallone, Edward Albert, James Franciscus, Camilla Sparv
Sinopse:
Theo Tomasis (Anthony Quinn) é um magnata grego, um bilionário, que resolve se envolver romanticamente com a americana Liz Cassidy (Jacqueline Bisset), criando assim vários problemas pessoais em sua vida, principalmente com seus familiares.
Comentários:
Chega a ser bem óbvio o fato de que esse filme é na verdade uma cinebiografia do magnata Aristotelis Onassis. Os produtores e o estúdio, temendo processos milionários, decidiram então colocar outros nomes nos personagens principais, porém fica claro desde o começo de quem se trata. E o roteiro foca bastante no romance escandaloso envolvendo o magnata grego e a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy. Para decepção do povo americano ela se envolveu com essa figura excêntrica após a morte do marido, o presidente JFK. E esse romance, diria até bizarro, iria encher por anos e anos as páginas das revistas de fofocas por todo o mundo. Anthony Quinn surge muito à vontade no papel principal. Ele adorava esse tipo de personagem, onde ele colocava muito de si mesmo na interpretação. De certa maneira ele era o próprio magnata grego, com todos os seus maneirismos e cacoetes. Enfim, um filme interessante, mas que hoje em dia pode não se conectar mais tão bem com as novas gerações. Tudo vai soar bem datado e exagerado para os mais jovens.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
A Garota do Adeus
Título Original: The Goodbye Girl
Ano de Produção: 1977
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Herbert Ross
Roteiro: Neil Simon
Elenco: Richard Dreyfuss, Marsha Mason, Quinn Cummings, Paul Benedict. Barbara Rhoades, Theresa Merritt
Sinopse:
Elliot Garfield (Richard Dreyfuss) é um ator desempregado que tenta arranjar algum trabalho em uma Nova Iorque efervescente de arte e teatro. Ele conhece uma jovem mãe solteira que trabalha como bailarina e enfrenta as mesmas dificuldades. E juntos acabam se apaixonando nessa vida incerta, mas com muita vontade de se vencer na grande cidade. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor ator (Richard Dreyfuss).
Comentários:
Filmaço! Já é considerado um clássico do cinema. O roteiro foi escrito por Neil Simon. Eu nunca assisti um filme com roteiro assinado por Simon que fosse ruim. Em minha opinião ele foi um gênio da dramaturgia, tanto em relação ao cinema, como ao teatro também. Um primoroso observador da alma humana, um criador talentoso de histórias realmente maravilhosas. Aqui o roteiro se concentra na história de dois personagens que estão tentando vencer na vida, focando na vida desses artistas. Um é um ator da Broadway que vive desempregado. A outra é uma bailarina mãe solteira que tem que batalhar muito para conseguir algum trabalho. Um retrato perfeito da classe artística de Nova Iorque ali entre o final dos anos 60 e começo dos anos 70. Muito do que se vê no roteiro foi baseado na própria vida de Neil Simon. A diferença é que ele não era ator, mas sim autor de peças teatrais. Enfim, um filme delicioso de assistir, com um lado humano forte e irresistível. Sétima arte em sua mais pura essência.
Pablo Aluísio.
Krull
Título Original: Krull
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Peter Yates
Roteiro: Stanford Sherman
Elenco: Ken Marshall, Lysette Anthony, Freddie Jones
Sinopse:
Filme de fantasia e ficção dos anos 80. Em um universo dominado por um terrível e malvado vilão, um guerreiro tenta salvar uma princesa que vai trazer paz e felicidade ao seu mundo. Ao mesmo tempo tenta recuperar sua espada mágica, que lhe dará o direito de reinar naquele mundo de fantasia.
Comentários:
Antes de qualquer coisa não vá confundir esse filme chamado "Krull" com "Kull" que é um filme dos anos 90 baseado em um personagem criado pelo mesmo autor de Conan. Os dois filmes são até parecidos, com temática até mesmo um pouco semelhante. Esse aqui se diferencia um pouco pois investe em uma mistura de raios laser de "Star Wars" com o universo de cavaleiros medievais ao estilo "O Senhor dos Anéis". O resultado é um filme raso, com muitas cenas de ação bem gratuitas. Interessante é que vi esse filme quando criança e quando revi uma das poucas coisas que me lembrava era da arma do mocinho, uma estrela de metal que ia e voltava, tal como um bumerangue. Os efeitos especiais envelheceram muito. O que era até aceitável nos anos 80 hoje em dia vai ser visto como visual trash. Já para quem curte uma nostalgia dos anos 80 pode até soar interessante rever o filme hoje em dia, quem sabe. É o efeito do passar dos anos.
Pablo Aluísio.
domingo, 16 de janeiro de 2022
Uma Sombra na Nuvem
Pois é, meus caros cinéfilos, não se fazem mais filmes sobre a II Guerra Mundial como antigamente. Agora surge a necessidade de incorporar elementos de fantasia para manter o interesse do público jovem atual (muito centrado na cultura pop). Assim os Gremlins retornam, não aqueles dos filmes de Joe Dante, mas sim um novo tipo de monstro, parecido com um morcego, bem destrutivo. Para um filme tão curto (tem menos de 90 minutos de duração) achei que o roteiro colocou coisas demais dentro da caixa. Tem baby, tem monstrinho, tem ataque dos japoneses e se tudo isso já não fosse o bastante ainda tem uma das cenas mais absurdas (de impossível) que já vi em um filme na minha vida, com a garota pendurada fora do avião, tentando salvar seu filho! Caramba! O filme parece ter sido escrito para pessoas com déficit de atenção, tamanha a quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo! Um pouco mais de calma (e sutileza) teriam feito muito bem ao filme como um todo.
Uma Sombra na Nuvem (Shadow in the Cloud, Estados Unidos, 2020) Direção: Roseanne Liang / Roteiro: Max Landis, Roseanne Liang / Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Beulah Koale / Sinopse: Maude Garrett (Chloë Grace Moretz) é uma jovem garota que se diz militar. Ela entra em uma missão de um bombardeiro da USAF em plena II Guerra Mundial. Só que esse voo vai ser um dos mais estranhos de toda a história!
Pablo Aluísio.
Cujo
Cujo se transforma em praticamente um monstro de destruição, atacando as pessoas, se tornando uma máquina de matar. Esse enredo poderia até ter seu fundo de verdade pois a raiva é uma das doenças mais terríveis que se conhece, mas claro que Stephen King não iria contar uma história qualquer. O autor então exagera bastante nas tintas, vamos colocar nesse termos. Ele (e ninguém me tira da cabeça isso) provavelmente se inspirou em um velho filme B chamado "Zoltan - O Cão Vampiro de Drácula". O resultado de tudo é um filme de terror típico dos anos 80. Só não espero que façam um remake dessa história. Seria oportunismo demais e ideias novas de menos.
Cujo (Cujo, Estados Unidos, 1983) Direção: Lewis Teague / Roteiro: Don Carlos Dunaway, Barbara Turner, baseados no livro escrito por Stephen King / Elenco: Dee Wallace, Daniel Hugh Kelly, Danny Pintauro / Sinopse: Cão bondoso e amigo se transforma em uma besta assassina após ser picado por um morcego.
Pablo Aluísio.
sábado, 15 de janeiro de 2022
Jantar com Amigos
Título Original: Dinner with Friends
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Home Box Office (HBO)
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Donald Margulies
Elenco: Dennis Quaid, Andie MacDowell, Greg Kinnear, Toni Collette, Taylor Emerson, Holliston Coleman
Sinopse:
Com roteiro baseado na peça teatral escrita por Donald Margulies, o filme narra a história de um casal que decide reavaliar o casamento após saber da separação de um casal de amigos, que estavam casados há 12 anos.
Comentários:
Manter um casamento por longos anos não é uma tarefa fácil. Que o diga o próprio ator Dennis Quaid que estrela esse filme da HBO cujo tema é justamente esse. Qual é o momento certo para descobrir que um casamento acabou? Como se divorciar sem traumas? Como contar ao outro que o casamento chegou ao fim? Que o relacionamento que deveria ser para toda a vida fracassou? Essas e outras perguntas são usadas dentro do enredo do filme. O diretor Norman Jewison certamente não iria se envolver em um projeto banal, por isso se o tema lhe interessa de alguma forma, não deixe de assistir. Além da boa direção e do roteiro que investe em bem escritos diálogos, vale a pena prestar atenção no elenco formado de bons atores. Até porque como tudo é baseado numa peça de teatro é necessário mesmo ter gente talentosa em cena. O filme também é recomendado para quem está pensando em se casar. Será que vale a pena? O filme pode servir como uma boa ferramenta para repensar bem sua decisão.
Pablo Aluísio.