Laura (Vera Farmiga) sempre teve um relacionamento ruim e problemático com o pai Jack (Christopher Plummer). Desde a infância e adolescência ela quis ter um pai presente, responsável, que lhe ajudasse na vida. Só que isso nunca aconteceu. Jack sempre foi ausente na sua criação, além de ser um péssimo exemplo para qualquer um. Os anos passam e Jack se tornou idoso, sem ter para onde ir. Claro, nesse momento ele então decide procurar a filha. O problema é que ela também tem uma vida complicada, pois se tornou mãe solteira, precisando lutar para criar sozinha o seu filho. E do choque de gerações nasce a linha narrativa principal desse filme.
Lendo o resumo, a sinopse do filme, pode ficar parecendo que se trata de um drama. Não é isso. Embora trate do desastroso relacionamento entre pai e filha, o roteiro também abre espaço para sutilezas, adotando um tom até leve, aberto também para o humor. Os personagens pegam a estrada e isso abre margem para aquele tipo cinematográfico que conhecemos bem, o road movie.
De uma maneira ou outra o grande motivo para o cinéfilo conferir esse filme é o excelente elenco. Começando pela presença de Christopher Plummer. É incrível, mas o veterano ator aos 89 anos de idade parece viver o melhor momento de sua longa carreira. Ele foi premiado com o Oscar por seu trabalho em "Toda Forma de Amar" e segue firme, trabalhando como nunca, aparecendo em filmes realmente muito bons. É um exemplo de vida. Já Vera Farmiga dá um tempo nos filmes de terror - estilo onde também se tornou produtora de sucesso - para mais uma vez mostrar que é uma atriz realmente talentosa. Sua personagem sob esse ponto de vista não deixa de ser um presente em sua carreira. Então deixo a dica. É um filme ainda pouco conhecido, pouco comentado, mas que vale muito a pena conhecer.
Limites (Boundaries, Estados Unidos, Canadá, 2018) Direção: Shana Feste / Roteiro: Shana Feste / Elenco: Vera Farmiga, Christopher Plummer, Christopher Lloyd, Lewis MacDougall / Sinopse: Idoso e sem ter onde morar, Jack (Plummer) decide ligar para a filha Laura (Farmiga). Eles sempre tiveram uma convivência conturbada, mas agora vão ter que se acostumar juntos, superando as antigas barreiras do passado.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 4 de novembro de 2019
Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras
Londres, 1910. Um jornal inglês oferece uma bela premiação para uma corrida aérea entre Londres e Paris. O belo prêmio de milhares de Libras Esterlinas logo atrai a atenção de pilotos de todos os lugares do mundo. A aviação em sua infância ainda era uma atividade aventureira, só praticada por pilotos audazes. O curioso é que nessa época os aviões nem mesmo eram chamados de aviões, mas sim de máquinas voadoras. O filme pretende prestar uma homenagem a esses pioneiros. Ao mesmo tempo em que louva esses homens ainda adota um tom nitidamente cômico e pastelão, numa clara referência aos primeiros filmes mudos de comédia. A trilha sonora vai pelo mesmo caminho. Para quem gosta de aviação o filme é especialmente recomendado pois as réplicas construídas para a produção são extremamente bem feitas (usando inclusive dos projetos originais da década de 1910). Os materiais também foram os mesmos usados pelos pioneiros, trazendo mais veracidade ao que vemos em cena. Na primeira cena inclusive o filme mostra várias imagens reais das primeiras tentativas do homem em voar. Hoje soa engraçado, mas na época todas as experiências eram válidas, até porque a ciência é feita assim, de tentativa e erro. Os efeitos especiais também são muito bem realizados, principalmente pela época e recriam – tudo com grande humor – sequências que mais parecem ser provenientes de desenhos animados (impossível não lembrar do clássico de Hanna-Barbera, “A Corrida Maluca”, tantas vezes exibida em nossas TVs abertas por todos esses anos).
Outro aspecto curioso do roteiro é que cada piloto tem uma nacionalidade diferente. Assim aproveita-se para criar caricaturas de cada povo. Há o americano, o francês, o alemão, o italiano e o inglês. Cada um deles traz em sua caracterização os estereótipos de cada povo. O francês, por exemplo, surge como galanteador e conquistador, não resistindo a um rabo de saia. O alemão é um tipo austero, atrapalhado e completamente disciplinado – a ponto de pilotar seu avião com um manual a tiracolo. O inglês é o símbolo do bom mocismo, educado e gentil. Um verdadeiro Lord. O italiano é um tipo exagerado, emocional, que literalmente “fala com as mãos”! Por fim há o americano que para variar é um cowboy do Arizona. Como se pode perceber é um argumento bem caricatural, feito e produzido para divertir acima de tudo.
Não há nenhuma estrela no filme. Nenhum astro. Ao invés disso a Fox, estúdio que produziu a comédia, resolveu investir mesmo nos aspectos técnicos da realização da película. Assim grande parte do orçamento foi gasto na construção das aeronaves. Decisão acertada pois o roteiro não abre margens mesmo para um só personagem brilhar, tendo todos praticamente o mesmo espaço em cena. Alguns modelos inclusive tiveram que ser destruídos por causa da estória do filme. Ver aquelas preciosidades destroçadas realmente causará aflição nos amantes de modelos clássicos da história da aviação. Em seu lançamento a recepção foi positiva. Os principais críticos da época qualificaram o filme como uma “boa diversão”. Para surpresa de todos a produção ainda conseguiu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro, um feito e tanto para uma comédia tão despretensiosa. Enfim, “Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras” é exatamente isso, uma boa diversão nostálgica com bela produção e fidelidade histórica na reconstrução dos aviões que estão em cena. O humor mais escrachado e exagerado lembrando as antigas comédias do cinema mudo pode causar alguma estranheza no público dos dias atuais mas mesmo assim vale a pena assistir (ou rever) para conhecer o típico humor inglês mais pastelão da década de 1960.
Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras (Those Magnificent Men in Their Flying Machines or How I Flew from London to Paris in 25 hours 11 minutes, Inglaterra - EUA, 1965) Direção: Ken Annakin / Roteiro: Jack Davies, Ken Annakin / Elenco: Stuart Whitman, Sarah Miles, James Fox, Alberto Sordi, Robert Morley, Gert Fröbe, Jean-Pierre Cassel / Sinopse: Um jornal inglês promove uma corrida aérea entre Londres e Paris. Vários pilotos de diversos países ao redor do mundo se inscrevem em busca do grande prêmio. Muitas aventuras esperam os pioneiros da aviação!
Pablo Aluísio.
Outro aspecto curioso do roteiro é que cada piloto tem uma nacionalidade diferente. Assim aproveita-se para criar caricaturas de cada povo. Há o americano, o francês, o alemão, o italiano e o inglês. Cada um deles traz em sua caracterização os estereótipos de cada povo. O francês, por exemplo, surge como galanteador e conquistador, não resistindo a um rabo de saia. O alemão é um tipo austero, atrapalhado e completamente disciplinado – a ponto de pilotar seu avião com um manual a tiracolo. O inglês é o símbolo do bom mocismo, educado e gentil. Um verdadeiro Lord. O italiano é um tipo exagerado, emocional, que literalmente “fala com as mãos”! Por fim há o americano que para variar é um cowboy do Arizona. Como se pode perceber é um argumento bem caricatural, feito e produzido para divertir acima de tudo.
Não há nenhuma estrela no filme. Nenhum astro. Ao invés disso a Fox, estúdio que produziu a comédia, resolveu investir mesmo nos aspectos técnicos da realização da película. Assim grande parte do orçamento foi gasto na construção das aeronaves. Decisão acertada pois o roteiro não abre margens mesmo para um só personagem brilhar, tendo todos praticamente o mesmo espaço em cena. Alguns modelos inclusive tiveram que ser destruídos por causa da estória do filme. Ver aquelas preciosidades destroçadas realmente causará aflição nos amantes de modelos clássicos da história da aviação. Em seu lançamento a recepção foi positiva. Os principais críticos da época qualificaram o filme como uma “boa diversão”. Para surpresa de todos a produção ainda conseguiu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro, um feito e tanto para uma comédia tão despretensiosa. Enfim, “Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras” é exatamente isso, uma boa diversão nostálgica com bela produção e fidelidade histórica na reconstrução dos aviões que estão em cena. O humor mais escrachado e exagerado lembrando as antigas comédias do cinema mudo pode causar alguma estranheza no público dos dias atuais mas mesmo assim vale a pena assistir (ou rever) para conhecer o típico humor inglês mais pastelão da década de 1960.
Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras (Those Magnificent Men in Their Flying Machines or How I Flew from London to Paris in 25 hours 11 minutes, Inglaterra - EUA, 1965) Direção: Ken Annakin / Roteiro: Jack Davies, Ken Annakin / Elenco: Stuart Whitman, Sarah Miles, James Fox, Alberto Sordi, Robert Morley, Gert Fröbe, Jean-Pierre Cassel / Sinopse: Um jornal inglês promove uma corrida aérea entre Londres e Paris. Vários pilotos de diversos países ao redor do mundo se inscrevem em busca do grande prêmio. Muitas aventuras esperam os pioneiros da aviação!
Pablo Aluísio.
True Detective - Terceira Temporada
True Detective 3.01 - The Great War and Modern Memory - E começa a terceira temporada dessa excelente série da HBO. Eu gostei muito da primeira temporada, porém a segunda deixou um pouco a desejar no meu ponto de vista. A boa notícia é que nessa terceira leva de episódios tudo me pareceu bem de acordo com os primeiros episódios e isso é obviamente sinal de qualidade. Aqui temos dois policiais, Wayne Hays (Mahershala Ali, ótimo ator) e Roland West (Stephen Dorff). Eles estão em uma noite particularmente tediosa quando recebem o chamado da central. Duas crianças estão desaparecidas. Elas saíram para passear de bicicleta e nunca mais foram localizadas. Sabemos que esse caso acabaria mudando a vida dos tiras justamente porque o primeiro episódio explora três linhas temporais diferentes, no passado distante, quando as crianças sumiram, em um passado mais recente e finalmente no presente. E o caso, pelo visto, segue misterioso e sem solução. Gostei muito desse primeiro episódio. Pelo andar da carruagem essa terceira coleção de episódios inéditos promete e muito! Irei acompanhar com atenção e esperando pelo melhor. / True Detective 3.01 - The Great War and Modern Memory (Estados Unidos, 2019) Direção: Jeremy Saulnier / Roteiro: Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.03 - The Big Never
Duas crianças desaparecidas. O menino foi encontrado dentro de uma gruta, com as mãos unidas, como se estivesse rezando. Nesse episódio o policial Wayne Hays (Mahershala Ali) descobre o local exato onde ele foi morto. Sua cabeça foi jogada contra uma pedra pontuda. No lugar ele também encontra brinquedos dentro de uma pequena valise. Ao que tudo indico esses brinquedos foram usados para atrai-lo. A menina segue desaparecida. Há rumores por todos os lados dizendo que ela ainda está viva, mas as tentativas de localizá-la não dão em nada. Hays fica tão obcecado pela busca que basta sua filha sumir um pouco de sua vista, dentro de um supermercado para que ele entre em desespero. É uma paranoia formada justamente pelo caso que está investigando. Outras pistas vão surgindo. Um fazendeiro que mora perto do lugar onde o menino foi morto diz que viu um carro marrom rondando a região no dia em que as crianças desapareceram. Havia uma mulher branca, acompanhada de um homem negro. As pistas porém são vagas demais para dar uma direção melhor para as investigações. / True Detective 3.03 - The Big Never (Estados Unidos, 2019) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.04 - The Hour and the Day
Os investigadores seguem na sua via crucis para descobrir o que aconteceu com as crianças. O garoto foi encontrado numa caverna. A menina sumiu. Eles então resolvem descobrir quem vendeu as bonecas de pano que foram encontrados na cena do crime. Descobrem a velha senhora que os vendeu numa quermesse da igreja católica da cidade. E ela consegue se lembrar de um homem negro, cego de um olho, que havia lhe comprado dez bonecas de uma só vez - algo que nunca havia acontecido antes. Sem dúvida uma pista importante. Um aspecto importante do roteiro desse episódio vem do fato de que ele deixa bem claro, em diversas idas e vindas no tempo, que o caso ficou sem solução por anos, ou melhor dizendo, décadas! Um verdadeiro martírio para todos os envolvidos. / True Detective 3.04 - The Hour and the Day (Estados Unidos, 2019) Direção: Nic Pizzolatto / Roteiro: Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.05 - If You Have Ghosts
Nesse episódio o policial Wayne Hays (Mahershala Ali) explode os miolos do catador de lixo, um veterano da guerra que vivia de recolher latas, roupas velhas, pelas ruas, etc. Criou-se uma mentalidade (errada) de que ele teria algo a ver com a morte das duas crianças. Então os caipiras decidem dar uma surra nele, mas quando chegam lá tudo vai pelos ares - pois havia várias armadilhas prontas para detonação. Outro aspecto interessante desse episódio é que ele revela que a garota pode estar viva. Muito provavelmente virou prostituta nas ruas, usuária de drogas, mas os tiras não conseguem encontrá-la. Uma mulher liga para a polícia e pede para que a deixem em paz, fazendo entender que no passado ela foi alvo de abuso infantil, talvez do próprio pai que ela agora quer distância. Pedofilia? Pode ser... / True Detective 3.05 - If You Have Ghosts (Estados Unidos, 2019) Direção: Nic Pizzolatto / Roteiro: Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.06 - Hunters in the Dark
As investigações tomam um novo rumo onde o pai das crianças passa a ser o principal suspeito. Só que a situação é tão enrolada e de complicada solução que o chefe do departamento de polícia resolve encobrir tudo. Oficialmente a polícia assume a versão de que o homem que vivia de recolher lixo foi o culpado. Ele teria matado as crianças. Provas? Roupas deles teriam sido encontradas em sua casa. Tudo balela, tudo prova plantada. Claro, os dois detetives não concordam com isso tudo e seguem em frente, porém enfrentando cada vez mais pressão para desistirem de tudo. Não é de se admirar que o caso tenha durado anos e anos sem um fim definitivo. Para piorar, as pistas de que Julie estaria viva, sendo prostituta e usando drogas em algum lugar, ficam ainda mais evidentes. Até o tio dela, um drogado, estaria disposto a entregar parte da verdade em troca de sete mil dólares. Jogo sujo. / True Detective 3.06 - Hunters in the Dark (Estados Unidos, 2019) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Nic Pizzolatto, Graham Gordy / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.07 - The Final Country
A pista da vez é um estrenho sujeito. A descrição fala em um homem alto, negro, com apenas um olho. O outro seria cego. Quem seria esse homem misterioso? Qual seria sua ligação com a morte das crianças? Um casal que morava perto da floresta também sempre surge nas investigação. Era formado por um homem negro e uma mulher branca. E coisas avulsas vão surgindo também ao longo do episódio. Teria a mãe vendido a própria filha para uma rede de pedofilia comandas por homens poderosos do estado? Muitas perguntas, muitas pistas, nenhuma resposta definitiva. Sobra para o velho detetive aceitar o convite de um senhor chamado Hoyt. Ele quer esclarecer as coisas, colocar seu ponto de vista. Será que pelo menos isso seria verdade? A conferir no próximo episódio. / True Detective 3.07 - The Final Country (Estados Unidos, 2019) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Nic Pizzolatto, Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.08 - Now Am Found
Esse é o último episódio da terceira temporada. E como termina a terceira temporada de True Detective? Segura, que lá vai spoiler. Depois de 25 anos de investigação finalmente os dois detetives descobrem o que aconteceu com a menina Julie. O homem negro, cego de um olho, é localizado e ele conta tudo... ou quase tudo. A pessoa chave em seu desaparecimento foi a filha do Sr. Hoyt, uma mulher mentalmente perturbada chamada Isabel. Após perder o filho e o marido em um acidente de carro, ela perdeu também a razão, ficando insana. Um dia olhando pela janela viu Julie passando. Achando ela parecida com sua filha Mary, que morreu no acidente, ela pediu para que a menina a visitasse. Contando com a aceitação da mãe de Julie e menina então foi levada para a casa de Isabel. E lá ficou por algumas semanas, brincando com o irmão. A visita da menina fez bem para a saúde mental de Isabel, a tal ponto que ela foi se recuperando. Infelizmente durante uma brincadeira na floresta o pequeno irmão de Julie morreu ao cair e bater a cabeça numa pedra. A partir daí tudo desandou. Julie foi parar em um abrigo para freiras e lá tentou retomar sua vida. Para evitar que fosse perseguida as freiras forjaram sua morte, mas no final de tudo Julie reencontrou a felicidade, se casou e teve uma filhinha. Numa das cenas finais o policial negro Wayne Hays (Mahershala Ali) vai parar na casa de Julie, agora mãe e esposa. Foi um desfecho ideal para um caso que parecia sem solução. E felizmente para todos a menina desaparecida finalmente estava feliz. E assim temos um final feliz apropriado para essa temporada. / True Detective 3.08 - Now Am Found (Estados Unidos, 2019) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
Pablo Aluísio.
True Detective 3.03 - The Big Never
Duas crianças desaparecidas. O menino foi encontrado dentro de uma gruta, com as mãos unidas, como se estivesse rezando. Nesse episódio o policial Wayne Hays (Mahershala Ali) descobre o local exato onde ele foi morto. Sua cabeça foi jogada contra uma pedra pontuda. No lugar ele também encontra brinquedos dentro de uma pequena valise. Ao que tudo indico esses brinquedos foram usados para atrai-lo. A menina segue desaparecida. Há rumores por todos os lados dizendo que ela ainda está viva, mas as tentativas de localizá-la não dão em nada. Hays fica tão obcecado pela busca que basta sua filha sumir um pouco de sua vista, dentro de um supermercado para que ele entre em desespero. É uma paranoia formada justamente pelo caso que está investigando. Outras pistas vão surgindo. Um fazendeiro que mora perto do lugar onde o menino foi morto diz que viu um carro marrom rondando a região no dia em que as crianças desapareceram. Havia uma mulher branca, acompanhada de um homem negro. As pistas porém são vagas demais para dar uma direção melhor para as investigações. / True Detective 3.03 - The Big Never (Estados Unidos, 2019) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.04 - The Hour and the Day
Os investigadores seguem na sua via crucis para descobrir o que aconteceu com as crianças. O garoto foi encontrado numa caverna. A menina sumiu. Eles então resolvem descobrir quem vendeu as bonecas de pano que foram encontrados na cena do crime. Descobrem a velha senhora que os vendeu numa quermesse da igreja católica da cidade. E ela consegue se lembrar de um homem negro, cego de um olho, que havia lhe comprado dez bonecas de uma só vez - algo que nunca havia acontecido antes. Sem dúvida uma pista importante. Um aspecto importante do roteiro desse episódio vem do fato de que ele deixa bem claro, em diversas idas e vindas no tempo, que o caso ficou sem solução por anos, ou melhor dizendo, décadas! Um verdadeiro martírio para todos os envolvidos. / True Detective 3.04 - The Hour and the Day (Estados Unidos, 2019) Direção: Nic Pizzolatto / Roteiro: Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.05 - If You Have Ghosts
Nesse episódio o policial Wayne Hays (Mahershala Ali) explode os miolos do catador de lixo, um veterano da guerra que vivia de recolher latas, roupas velhas, pelas ruas, etc. Criou-se uma mentalidade (errada) de que ele teria algo a ver com a morte das duas crianças. Então os caipiras decidem dar uma surra nele, mas quando chegam lá tudo vai pelos ares - pois havia várias armadilhas prontas para detonação. Outro aspecto interessante desse episódio é que ele revela que a garota pode estar viva. Muito provavelmente virou prostituta nas ruas, usuária de drogas, mas os tiras não conseguem encontrá-la. Uma mulher liga para a polícia e pede para que a deixem em paz, fazendo entender que no passado ela foi alvo de abuso infantil, talvez do próprio pai que ela agora quer distância. Pedofilia? Pode ser... / True Detective 3.05 - If You Have Ghosts (Estados Unidos, 2019) Direção: Nic Pizzolatto / Roteiro: Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.06 - Hunters in the Dark
As investigações tomam um novo rumo onde o pai das crianças passa a ser o principal suspeito. Só que a situação é tão enrolada e de complicada solução que o chefe do departamento de polícia resolve encobrir tudo. Oficialmente a polícia assume a versão de que o homem que vivia de recolher lixo foi o culpado. Ele teria matado as crianças. Provas? Roupas deles teriam sido encontradas em sua casa. Tudo balela, tudo prova plantada. Claro, os dois detetives não concordam com isso tudo e seguem em frente, porém enfrentando cada vez mais pressão para desistirem de tudo. Não é de se admirar que o caso tenha durado anos e anos sem um fim definitivo. Para piorar, as pistas de que Julie estaria viva, sendo prostituta e usando drogas em algum lugar, ficam ainda mais evidentes. Até o tio dela, um drogado, estaria disposto a entregar parte da verdade em troca de sete mil dólares. Jogo sujo. / True Detective 3.06 - Hunters in the Dark (Estados Unidos, 2019) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Nic Pizzolatto, Graham Gordy / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.07 - The Final Country
A pista da vez é um estrenho sujeito. A descrição fala em um homem alto, negro, com apenas um olho. O outro seria cego. Quem seria esse homem misterioso? Qual seria sua ligação com a morte das crianças? Um casal que morava perto da floresta também sempre surge nas investigação. Era formado por um homem negro e uma mulher branca. E coisas avulsas vão surgindo também ao longo do episódio. Teria a mãe vendido a própria filha para uma rede de pedofilia comandas por homens poderosos do estado? Muitas perguntas, muitas pistas, nenhuma resposta definitiva. Sobra para o velho detetive aceitar o convite de um senhor chamado Hoyt. Ele quer esclarecer as coisas, colocar seu ponto de vista. Será que pelo menos isso seria verdade? A conferir no próximo episódio. / True Detective 3.07 - The Final Country (Estados Unidos, 2019) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Nic Pizzolatto, Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
True Detective 3.08 - Now Am Found
Esse é o último episódio da terceira temporada. E como termina a terceira temporada de True Detective? Segura, que lá vai spoiler. Depois de 25 anos de investigação finalmente os dois detetives descobrem o que aconteceu com a menina Julie. O homem negro, cego de um olho, é localizado e ele conta tudo... ou quase tudo. A pessoa chave em seu desaparecimento foi a filha do Sr. Hoyt, uma mulher mentalmente perturbada chamada Isabel. Após perder o filho e o marido em um acidente de carro, ela perdeu também a razão, ficando insana. Um dia olhando pela janela viu Julie passando. Achando ela parecida com sua filha Mary, que morreu no acidente, ela pediu para que a menina a visitasse. Contando com a aceitação da mãe de Julie e menina então foi levada para a casa de Isabel. E lá ficou por algumas semanas, brincando com o irmão. A visita da menina fez bem para a saúde mental de Isabel, a tal ponto que ela foi se recuperando. Infelizmente durante uma brincadeira na floresta o pequeno irmão de Julie morreu ao cair e bater a cabeça numa pedra. A partir daí tudo desandou. Julie foi parar em um abrigo para freiras e lá tentou retomar sua vida. Para evitar que fosse perseguida as freiras forjaram sua morte, mas no final de tudo Julie reencontrou a felicidade, se casou e teve uma filhinha. Numa das cenas finais o policial negro Wayne Hays (Mahershala Ali) vai parar na casa de Julie, agora mãe e esposa. Foi um desfecho ideal para um caso que parecia sem solução. E felizmente para todos a menina desaparecida finalmente estava feliz. E assim temos um final feliz apropriado para essa temporada. / True Detective 3.08 - Now Am Found (Estados Unidos, 2019) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Nic Pizzolatto / Elenco: Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff.
Pablo Aluísio.
domingo, 3 de novembro de 2019
Carga Explosiva: O Legado
Esse filme deveria se chamar "Carga Explosiva 4", mas pouco antes do começo das filmagens o ator Jason Statham pulou fora do projeto. Alguns dizem que ele não chegou a um acordo sobre seu cachê. Outros dizem que o problema foi o roteiro, considerado fraco demais pelo inglês. De uma maneira ou outra o fato é que o principal astro da franquia simplesmente desistiu e eles ficaram com um problemão nas mãos. O jeito foi contratar outro ator - o pouco conhecido Ed Skrein - e cortar o orçamento pela metade. O resultado de tantas mudanças foi esse fraco "Carga Explosiva: O Legado". Não que os três filmes anteriores com Statham fossem obras primas, nada disso. Porém esse aqui é muito inferior. A tal ponto que ficamos nos perguntando sobre que legado seria esse? Não existe legado nenhum a se passar por aqui.
O roteiro tira proveito de uma série de crimes cometidos por um trio de loiras misteriosas. Claro, elas contratam os serviços do transportador que acaba se envolvendo, sem querer, no meio de uma série de vinganças envolvendo ex-garotas de programas e aqueles que as exploraram no passado. O filme tem um visual até bonito, pois souberam explorar os lugares turísticos onde várias cenas de ação foram filmadas. Só que o roteiro é ruim de doer. Muito mal escrito, fraco, sem nenhum personagem com um mínimo de desenvolvimento. No final das contas esse é aquele caso típico de produção genérica de ação, tudo feito a toque de caixa e sem conteúdo nenhum. Provavelmente será também o último dessa franquia que agora se arrasta completamente, tentando faturar alguns trocados antes de encerrar de vez suas atividades no mundo do cinema.
Carga Explosiva: O Legado (The Transporter Refueled, França, Bélgica, China, 2015) Direção: Camille Delamarre / Roteiro: Adam Cooper, Bill Collage / Elenco: Ed Skrein, Loan Chabanol, Ray Stevenson, Gabriella Wright / Sinopse: Frank Martin Jr (Skrein) é conhecido por levar cargas e transportes de um lugar a outro sem maiores perguntas. Geralmente trabalhando para o submundo do crime. Agora ele se verá envolvido numa verdade guerra de vingança envolvendo um grupo de mulheres e membros da máfia.
Pablo Aluísio.
O roteiro tira proveito de uma série de crimes cometidos por um trio de loiras misteriosas. Claro, elas contratam os serviços do transportador que acaba se envolvendo, sem querer, no meio de uma série de vinganças envolvendo ex-garotas de programas e aqueles que as exploraram no passado. O filme tem um visual até bonito, pois souberam explorar os lugares turísticos onde várias cenas de ação foram filmadas. Só que o roteiro é ruim de doer. Muito mal escrito, fraco, sem nenhum personagem com um mínimo de desenvolvimento. No final das contas esse é aquele caso típico de produção genérica de ação, tudo feito a toque de caixa e sem conteúdo nenhum. Provavelmente será também o último dessa franquia que agora se arrasta completamente, tentando faturar alguns trocados antes de encerrar de vez suas atividades no mundo do cinema.
Carga Explosiva: O Legado (The Transporter Refueled, França, Bélgica, China, 2015) Direção: Camille Delamarre / Roteiro: Adam Cooper, Bill Collage / Elenco: Ed Skrein, Loan Chabanol, Ray Stevenson, Gabriella Wright / Sinopse: Frank Martin Jr (Skrein) é conhecido por levar cargas e transportes de um lugar a outro sem maiores perguntas. Geralmente trabalhando para o submundo do crime. Agora ele se verá envolvido numa verdade guerra de vingança envolvendo um grupo de mulheres e membros da máfia.
Pablo Aluísio.
sábado, 2 de novembro de 2019
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio
Pode chamar de "O Exterminador do Futuro 6". Isso mesmo, esse é o sexto filme dessa longa franquia cinematográfica. Acha que já foi um pouco longe demais? Ainda mais sabendo que tudo nasceu de um filme considerado B na época, em plenos anos 80. Talvez seja isso mesmo. De qualquer forma como o público ainda se interessa pela história, Hollywood (agora em sociedade com produtores chineses e europeus) decidiu fazer mais uma sequência. E assim lá vamos nós de novo para o retorno ao passado de novos exterminadores. A partir daqui vou escrever alguns spoilers, por isso se ainda não assistiu ao filme, não continue a ler. Pois bem, nesse sétimo longa-metragem temos uma nova realidade. Sim, lamente, pois John Connor, o jovem que iria liderar a resistência contra as máquinas no futuro, está morto! Um dos exterminadores finalmente cumpriu sua missão. Com John morto todo o futuro é modificado... porém para o desespero dos humanos o futuro alternativo não é melhor. Uma legião de máquinas está novamente destruindo a humanidade.
E assim um novo exterminador precisa voltar para o passado para destruir uma jovem mexicana que será a comandante dos humanos no futuro. Quer saber a verdade? Achei cansativo esse roteiro que se formos analisar bem é mais uma versão do tipo "diferente, mas igual" dos primeiros filmes. Até mesmo Sarah Connor (Linda Hamilton) retorna à ativa, armada até os dentes! E o que dizer de um exterminador que anos depois decidiu formar uma família, procurando ser feliz ao velho estilo? Arnold Schwarzenegger está lá, como um zeloso paizão, que precisa acertar contas com o passado. Não achei convincente e nem muito criativo. De qualquer maneira, para quem gosta, há boas cenas de ação. Certo, as cenas finais me pareceram escuras demais, talvez para esconder os efeitos especiais. Porém é inegável que em termos técnicos o filme é muito bem produzido. Afinal gastaram 185 milhões de dólares para produzir esse Terminator Seven! Porém em termos de roteiro essa já é uma franquia cinematográfica que se arrasta... Não me agradou como um todo, mas como diversão ligeira, entretenimento pipoca, até que dá para ver uma vez.
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (Terminator: Dark Fate, Estados Unidos, China, Espanha, Hungria, 2019) Direção: Tim Miller / Roteiro: James Cameron, Charles H. Eglee / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Mackenzie Davis, Natalia Reyes, Gabriel Luna / Sinopse: Para assassinar a futura líder da resistência humana no futuro, um exterminador modelo Rev-9 (Luna) é enviado para o passado. Já os rebeldes enviam Grace (Davis) uma humana modificada, para salvar a vida da jovem mexicana.
Pablo Aluísio.
E assim um novo exterminador precisa voltar para o passado para destruir uma jovem mexicana que será a comandante dos humanos no futuro. Quer saber a verdade? Achei cansativo esse roteiro que se formos analisar bem é mais uma versão do tipo "diferente, mas igual" dos primeiros filmes. Até mesmo Sarah Connor (Linda Hamilton) retorna à ativa, armada até os dentes! E o que dizer de um exterminador que anos depois decidiu formar uma família, procurando ser feliz ao velho estilo? Arnold Schwarzenegger está lá, como um zeloso paizão, que precisa acertar contas com o passado. Não achei convincente e nem muito criativo. De qualquer maneira, para quem gosta, há boas cenas de ação. Certo, as cenas finais me pareceram escuras demais, talvez para esconder os efeitos especiais. Porém é inegável que em termos técnicos o filme é muito bem produzido. Afinal gastaram 185 milhões de dólares para produzir esse Terminator Seven! Porém em termos de roteiro essa já é uma franquia cinematográfica que se arrasta... Não me agradou como um todo, mas como diversão ligeira, entretenimento pipoca, até que dá para ver uma vez.
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (Terminator: Dark Fate, Estados Unidos, China, Espanha, Hungria, 2019) Direção: Tim Miller / Roteiro: James Cameron, Charles H. Eglee / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Mackenzie Davis, Natalia Reyes, Gabriel Luna / Sinopse: Para assassinar a futura líder da resistência humana no futuro, um exterminador modelo Rev-9 (Luna) é enviado para o passado. Já os rebeldes enviam Grace (Davis) uma humana modificada, para salvar a vida da jovem mexicana.
Pablo Aluísio.
Irmãos Gêmeos
É uma comédia de uma piada só. Basta ver o cartaz do filme para entender bem isso. Como o brucutu musculoso Arnold Schwarzenegger poderia ser o irmão gêmeo do baixinho e gordinho Danny DeVito? E é só isso mesmo. Decepcionado? Agora imagine a cara dos fãs dos filmes de ação de Schwarzenegger nos anos 80 tendo que lidar com uma fitinha boba como essa nas locadoras de VHS! Pois é. De uma hora para outra o austríaco colocou na cabeça que poderia se tornar um bom comediante. Era como dar um cavalo de pau completo nos rumos da carreira. O diretor Ivan Reitman, recentemente falecido, sempre foi muito talentoso para esse tipo de fita, mas em minha opinião ele pisou na jaca, errou feio aqui.
Nunca consegui gostar desse filme. Nunca achei divertido ou engraçado. Sempre me soou muito forçado e artificial. E o Arnold Schwarzenegger ainda não tinha entendido que ele basicamente só funcionava bem em filmes de pura ação. Ele sempre foi muito limitado e fazer comédia nunca foi para qualquer um. É bom sempre lembrar que todo bom comediante é também um grande ator. Não existem muitas exceções nessa afirmação. Eu só vi esse filme uma única vez, ainda nos anos 80, numa fita VHS. Ver uma vez bastou. Tudo muito chato, sem graça, sem charme. A única coisa positiva foi ver a linda Kelly Preston ainda bem jovem e esbanjando beleza. Isso foi muito antes dela casar com o John Travolta. Pois é, meus caros, o mundo nunca foi perfeito mesmo.
Irmãos Gêmeos (Twins, Estados Unidos, 1988) Direção: Ivan Reitman / Roteiro: William Davies, William Osborne / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Danny DeVito, Kelly Preston, David Caruso / Sinopse: O grandalhão halterofilista Julius Benedict (Arnold Schwarzenegger) descobre que tem um irmão gêmeo... ou quase isso. Enquanto um é forte e atlético, o outro é baixinho e está muitos quilos acima do peso. Pior do que isso, Vincent (DeVito) é do tipo encrenqueiro, sempre se envolvendo em confusões de todos os tipos.
Pablo Aluísio.
Nunca consegui gostar desse filme. Nunca achei divertido ou engraçado. Sempre me soou muito forçado e artificial. E o Arnold Schwarzenegger ainda não tinha entendido que ele basicamente só funcionava bem em filmes de pura ação. Ele sempre foi muito limitado e fazer comédia nunca foi para qualquer um. É bom sempre lembrar que todo bom comediante é também um grande ator. Não existem muitas exceções nessa afirmação. Eu só vi esse filme uma única vez, ainda nos anos 80, numa fita VHS. Ver uma vez bastou. Tudo muito chato, sem graça, sem charme. A única coisa positiva foi ver a linda Kelly Preston ainda bem jovem e esbanjando beleza. Isso foi muito antes dela casar com o John Travolta. Pois é, meus caros, o mundo nunca foi perfeito mesmo.
Irmãos Gêmeos (Twins, Estados Unidos, 1988) Direção: Ivan Reitman / Roteiro: William Davies, William Osborne / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Danny DeVito, Kelly Preston, David Caruso / Sinopse: O grandalhão halterofilista Julius Benedict (Arnold Schwarzenegger) descobre que tem um irmão gêmeo... ou quase isso. Enquanto um é forte e atlético, o outro é baixinho e está muitos quilos acima do peso. Pior do que isso, Vincent (DeVito) é do tipo encrenqueiro, sempre se envolvendo em confusões de todos os tipos.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 1 de novembro de 2019
Eles e Elas
Marlon Brando era um dos maiores atores de sua época. Porém não sabia cantar. Frank Sinatra era o rei da música, chamado de The Voice (a Voz) pelos críticos musicais. Como ator porém muitas vezes deixava a desejar. Assim teríamos um filme perfeito unindo esses dois talentos. Pelos menos foi assim que pensaram os executivos da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). Só que as coisas definitivamente não saíram bem como os produtores desejavam. Esse musical chamado "Eles e Elas" acabou se tornando um dos filmes mais singulares das carreiras de Brando e Sinatra. A trilha sonora foi gravada usando as diversas tentativas de Brando em cantar bem. Entre as inúmeras desafinadas os produtores conseguiram pincelar pequenos momentos. Depois editaram tudo e o espectador acabou mesmo acreditando que Brando era um cantor, mesmo que meramente mediano.
Já Frank Sinatra não gostou nada da experiência. Ele era um ator pragmático, que queria resolver tudo em apenas um ou dois takes. Porém ao contracenar com Marlon Brando precisou ter paciência em dobro para lidar com os métodos do Actor Studio. Isso acabou criando uma antipatia mútua entre Brando e Sinatra no set de filmagens. No final das gravações eles estavam praticamente sem se falar. Para Brando o ator Frank Sinatra não passava de um cantor tentando atuar sem passar muita vergonha. Ele achava Sinatra bem ruim. Para Sinatra, Brando era superestimado pela crítica. Ele também tinha achado as performances vocais de Marlon um verdadeiro desastre. Como nenhum deles estava disposto a abrir mão de seus egos monumentais a tensão imperou no estúdio. De uma maneira ou outra o público gostou do filme e ele foi até indicado ao Oscar, apesar da crítica não ter apreciado muito. Quem diria que algo assim poderia dar tanto certo no final?
Eles e Elas (Guys and Dolls, Estados Unidos, 1955) Direção: Joseph L. Mankiewicz / Roteiro: Jo Swerling, baseada no peça escrita por Abe Burrows / Elenco: Marlon Brando, Frank Sinatra, Jean Simmons, Vivian Blaine / Sinopse: Uma bela garota acaba servindo de pretexto para uma aposta nada ética. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Fotografia (Harry Stradling Sr), Melhor Direção de Arte (Oliver Smith, Joseph C. Wright), Melhor Figurino (Irene Sharaff) e Melhor Música (Jay Blackton, Cyril J. Mockridge). Filme vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Musical ou Comédia e Melhor Atriz (Jean Simmons).
Pablo Aluísio.
Já Frank Sinatra não gostou nada da experiência. Ele era um ator pragmático, que queria resolver tudo em apenas um ou dois takes. Porém ao contracenar com Marlon Brando precisou ter paciência em dobro para lidar com os métodos do Actor Studio. Isso acabou criando uma antipatia mútua entre Brando e Sinatra no set de filmagens. No final das gravações eles estavam praticamente sem se falar. Para Brando o ator Frank Sinatra não passava de um cantor tentando atuar sem passar muita vergonha. Ele achava Sinatra bem ruim. Para Sinatra, Brando era superestimado pela crítica. Ele também tinha achado as performances vocais de Marlon um verdadeiro desastre. Como nenhum deles estava disposto a abrir mão de seus egos monumentais a tensão imperou no estúdio. De uma maneira ou outra o público gostou do filme e ele foi até indicado ao Oscar, apesar da crítica não ter apreciado muito. Quem diria que algo assim poderia dar tanto certo no final?
Eles e Elas (Guys and Dolls, Estados Unidos, 1955) Direção: Joseph L. Mankiewicz / Roteiro: Jo Swerling, baseada no peça escrita por Abe Burrows / Elenco: Marlon Brando, Frank Sinatra, Jean Simmons, Vivian Blaine / Sinopse: Uma bela garota acaba servindo de pretexto para uma aposta nada ética. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Fotografia (Harry Stradling Sr), Melhor Direção de Arte (Oliver Smith, Joseph C. Wright), Melhor Figurino (Irene Sharaff) e Melhor Música (Jay Blackton, Cyril J. Mockridge). Filme vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Musical ou Comédia e Melhor Atriz (Jean Simmons).
Pablo Aluísio.
Sindicato de Ladrões
Durante anos o diretor Elia Kazan foi considerado um traidor em Hollywood. Ele havia entregado para o Macarthismo um grande número de profissionais do cinema. Cineastas, roteiristas, atores, atrizes, muitos viram suas carreiras destruídas por causa de Kazan. Essas pessoas faziam parte do Partido Comunista, do qual Kazan também era membro. Quando a coisa apertou, ele entregou todo mundo. Alguns foram presos, outros banidos de Hollywood e alguns até mesmo cometeram suicídio. Com isso Kazan ficou marcado para sempre. Uma maneira dele procurar por uma redenção aconteceu com esse clássico chamado "Sindicato de Ladrões".
Para Marlon Brando esse filme era o retrato de todos os fracassados da América. Todos os derrotados pelo sistema. Aquelas pessoas que não conseguiam o sucesso, a fama e a fortuna. Ele interpretava um boxeador com uma carreira cheia de fracassos que entregava as lutas para que a máfia ganhasse dinheiro fácil no mundo das apostas esportivas. Algum tempo depois essa mesma quadrilha acabava cometendo um crime, colocando um peso a mais na consciência do personagem de Brando. Era aqui que Kazan tentava justificar seus atos no passado, tentando criar uma justificativa baseada em grandes valores para todos aqueles que entregavam seus antigos comparsas ou como no caso dele, dos antigos companheiros de causa.
O filme traz um retrato cru e realista. As cenas foram rodadas nas ruas e nas docas, no meio de pessoas comuns, sem excessos de produção e nem nada do tipo. Marlon Brando, com seu jeito da classe trabalhadora, simplesmente atuava ao lado das pessoas do dia a dia, sempre procurando pelo realismo. Seu talento lhe valeu o primeiro Oscar de sua carreira. Curiosamente Brando compareceu à cerimônia onde recebeu a estatueta de uma linda Grace Kelly. Depois tirou fotos e seguiu todo o protocolo da Academia. Algo que iria renegar anos depois quando seria premiado por "O Poderoso Chefão", ao recusar a premiação. No caso do Oscar vencido por "Sindicato de Ladrões" ele decidiu dar a estatueta para um amigo. Era uma forma dele demonstrar que não dava valor ao Oscar e nem à Academia. Também era uma maneira rebelde de se dissociar da futilidade de uma Hollywood que em sua opinião era vazia e sem sentido. De uma forma ou outra o filme foi aclamado por público e crítica, vencendo os principais prêmios de cinema naquele ano. Foi a forma de Hollywood dizer que finalmente Kazan estava perdoado.
Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, Estados Unidos, 1954) Direção: Elia Kazan / Roteiro: Budd Schulberg, Elia Kazan, Malcolm Johnson / Elenco: Marlon Brando, Karl Malden, Rod Steiger, Lee J. Cobb, Eva Marie Saint / Sinopse: Terry Malloy (Brando) é um boxeador fracassado que entrega lutas para que a máfia fature no mundo das apostas esportivas. Após um crime ele começa a ter crises de consciência. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando), Melhor Atriz Coadjuvante (Eva Marie Saint), Melhor Direção (Elia Kazan), Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia (Boris Kaufman), Melhor Direção de Arte (Richard Day) e Melhor Edição (Gene Milford). Também vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando), Melhor Direção e Melhor direção de fotografia.
Pablo Aluísio.
Para Marlon Brando esse filme era o retrato de todos os fracassados da América. Todos os derrotados pelo sistema. Aquelas pessoas que não conseguiam o sucesso, a fama e a fortuna. Ele interpretava um boxeador com uma carreira cheia de fracassos que entregava as lutas para que a máfia ganhasse dinheiro fácil no mundo das apostas esportivas. Algum tempo depois essa mesma quadrilha acabava cometendo um crime, colocando um peso a mais na consciência do personagem de Brando. Era aqui que Kazan tentava justificar seus atos no passado, tentando criar uma justificativa baseada em grandes valores para todos aqueles que entregavam seus antigos comparsas ou como no caso dele, dos antigos companheiros de causa.
O filme traz um retrato cru e realista. As cenas foram rodadas nas ruas e nas docas, no meio de pessoas comuns, sem excessos de produção e nem nada do tipo. Marlon Brando, com seu jeito da classe trabalhadora, simplesmente atuava ao lado das pessoas do dia a dia, sempre procurando pelo realismo. Seu talento lhe valeu o primeiro Oscar de sua carreira. Curiosamente Brando compareceu à cerimônia onde recebeu a estatueta de uma linda Grace Kelly. Depois tirou fotos e seguiu todo o protocolo da Academia. Algo que iria renegar anos depois quando seria premiado por "O Poderoso Chefão", ao recusar a premiação. No caso do Oscar vencido por "Sindicato de Ladrões" ele decidiu dar a estatueta para um amigo. Era uma forma dele demonstrar que não dava valor ao Oscar e nem à Academia. Também era uma maneira rebelde de se dissociar da futilidade de uma Hollywood que em sua opinião era vazia e sem sentido. De uma forma ou outra o filme foi aclamado por público e crítica, vencendo os principais prêmios de cinema naquele ano. Foi a forma de Hollywood dizer que finalmente Kazan estava perdoado.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 31 de outubro de 2019
Chicago PD - Quarta Temporada
Chicago PD 4.07 - 300,000 Likes
Dobradinha básica. Um jovem, típico filhinho de papai rico, é acusado de ter estuprado e matado uma jovem em Chicago. Não era a primeira vez que isso acontecia. Ele já tinha respondido outros processos antes com a mesma acusação. Porém com a grana do pai ele acaba se safando de vários julgamentos. No último ele é mais uma vez salvo após a única testemunha do caso ser morta na véspera do dia de julgamento. Haveria uma ligação entre a morte e o seu depoimento no tribunal? Cabe assim a Hank Voight (Jason Beghe) e sua equipe fazer esse link. O próprio promotor em pessoa pede a ele que tudo seja descoberto. As investigações vão em frente e descobre-se que um amigo muito próximo da testemunha esteve com ele na noite de sua morte. Pelo visto as coisas vão ficando cada vez mais embaralhadas. Bom episódio que nos Estados Unidos foi exibido em conjunto, na mesma noite, com o oitavo episódio da temporada. Dobradinha básica. / Chicago PD 4.07 - 300,000 Likes (Estados Unidos, 2016) Direção: Charlotte Brändström / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Sophia Bush.
Chicago PD 4.08 - A Shot Heard Round the World
Há um assassino de policiais à solta. Ele se posiciona no alto de prédios da cidade e dali faz tiro ao alvo dos tiras que aparecem. Claro que isso choca os cidadãos e os próprios membros do departamento de polícia. Alguns chegam ao absurdo de entregarem seus distintivos (esses caras deveriam ver o que acontece no Rio de Janeiro, onde praticamente um policial é morto a cada dia!). Pois bem, depois do segundo assassinato, a de uma jovem policial negra, o detetive Hank Voight (Jason Beghe) e sua equipe entram no caso. Após alguns pistas falsas e enganosas finalmente chegam em um provável suspeito. Para desgosto de Voight ele é um jovem que foi expulso da academia, filho de um de seus antigos parceiros. Pior do que isso, o atirador tem problemas mentais, o que faz com que ele confunda realidade com delírios! Quando esse faz de refém uma família o jeito é partir para a força bruta. Bom episódio que nos Estados Unidos foi exibido em conjunto com o anterior (300,000 Likes). Via de regra sempre gostei de séries policiais e por isso sigo assistindo a essa, que ao meu ver é uma das melhores atualmente em exibição. Fica a dica para quem não conhece. / Chicago PD 4.08 - A Shot Heard Round the World (Estados Unidos, 2016) Direção: Terry Miller / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Sophia Bush.
Chicago PD 4.09 - Don't Bury This Case
De vez em quando os produtores fazem uma dobradinha entre "Chicago PD" e "Chicago Fire", afinal ambas as séries são feitas pela mesma equipe e pela mesma emissora de TV. Aqui temos mais um exemplo disso. O episódio começa quando Kelly Severide (o bombeiro galã de "Chicago Fire", interpretado pelo ator Taylor Kinney é preso pela polícia acusado de dirigir bêbado, causando a morte de uma adolescente, além de levar sua mãe a um estado crítico no hospital. Ela fica entre a vida e a morte. O bombeiro lembra de ter bebido, talvez além da conta e que deixou o bar de volta para casa. Ele não lembra da batida, do outro carro, nada. Mas afinal o que teria acontecido? Mais um caso para o sargento Hank Voight resolver, inclusive tendo que lidar com o fato que Erin sempre teve uma quedinha por Severide (eles foram namorados). Claro que se você curte "Chicago PD" sabe de antemão que as coisas não serão tão óbvias como parece! E não são mesmo. Assista para conferir. / Chicago PD 4.09 - Don't Bury This Case (EUA, 2017) Estúdio: Universal Television / Direção: Cherie Nowlan / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Taylor Kinney, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer, Elias Koteas, Patrick John Flueger.
Chicago PD 4.10 - Don't Read the News
Episódios sobre serial killers, os assassinos em série, via de regra sempre são bons. Aqui tudo começa quando o corpo de uma garota negra é encontrada na grama de um time de futebol americano da cidade; Quem a matou? Quem é a garota? Descobre-se que ela era uma jovem normal, que estudava e procurava levar a vida em frente, só que durante o fim de semana, também procurava ganhar algum dinheiro como prostituta. Profissionais do sexo são muito vulneráveis nas mãos desse tipo de assassino psicopata. Voight e sua equipe vão investigando cada vez mais, indo mais a fundo e também descobrem que o pai de um dos suspeitos já teve problemas com a polícia no passado, justamente em um caso envolvendo garotas mortas pelas ruas mais escuras e esquecidas da velha Chicago. Assim basta juntar os pontos para colocar o sujeito atrás das grades de forma definitiva. E para quem curte também o desenvolvimento dos demais personagens o episódio ainda mostra o encontro da policial Erin Lindsay com seu pai, que estava desaparecido há anos. O reencontro vai esclarecer muitos pontos que pareciam mal contados pela sua mãe, uma mulher não muito confiável. / Chicago PD 4.10 - Don't Read the News (EUA, 2017) Estúdio: Universal Television / Direção: Nick Gomez / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer, Patrick John Flueger, Marina Squerciati, LaRoyce Hawkins.
Chicago PD 4.11 - You Wish
Mais um bom episódio da série policial "Chicago P.D.: Distrito 21" Um dos principais focos do enredo recai sobre a personagem Erin Lindsay (Sophia Bush). Depois de muitos anos seu pai retorna à sua vida, mas é uma grande decepção. O curioso é que desde o começo da série os roteiros insinuam que seu pai verdadeiro seria o sargento Hank Voight (Jason Beghe), só que nada é confirmado explicitamente. Já na linha narrativa principal do episódio temos um predador sexual que é encontrado morto. Uma garota afirma ter sido estuprada por ele antes da morte. Isso desencadeia uma série de eventos que acaba envolvendo a chamada "polícia privada" de Chicago. Nada mais são do que seguranças privados que garantem a lei e a ordem em certos bairros da cidade - em geral condomínios fechadas de gente rica. Caberá então a Voight e sua equipe descobrir o que está sendo encoberto. / Chicago PD 4.11 - You Wish (Estados Unidos, 2017) Direção: Mark Tinker / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.12 - Sanctuary
O titulo é bem explicativo. O santuário em questão se refere a uma igreja católica situada em um bairro negro de Chicago. É para lá que dois jovens negros fogem quando são acusados da morte de uma jovem garota que é encontrada morta em um parque da cidade. O padre da paróquia os conhece bem e acredita em suas inocências. Assim acaba abrigando os rapazes dentro da igreja, dando origem a um grande impasse entre a polícia e os católicos da região. Episódio muito bom que coloca em lados opostos religiosos e policiais, tendo como alvo central os supostos jovens assassinos. O mais interessante é o desfecho do episódio, quando se descobre finalmente a verdade. Até mesmo um serial killer que coleciona corpos humanos em sua geladoira pode estar envolvido. Em suma, mais um bom momento dessa série policial que vai se sobressaindo como uma das melhores séries de tiras atualmente em exibição. / Chicago PD 4.12 - Sanctuary (Estados Unidos, 2017) Direção: John Hyams / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.18 - Little Bit of Light
Nesse episódio a equipe de policiais do departamento de inteligência de Chicago precisa resolver um estranho caso. Um rapaz é encontrado morto. Ele era o namorado de uma menina rica, de família influente na cidade. Garota rebelde, problemática, envolvida com drogas. O que teria acontecido? Quem teria matado o rapaz, ainda mais sabendo-se que ele ganhava alguns trocados filmando o corpo de vítimas de crimes violentos pela cidade. Para Hank Voight duas possibilidades estariam sobre a mesa. Ou ele foi morto por algum criminoso cujos crimes ele teria gravado ou então ele teria sido assassinado pela própria família da namorada que o detestava. Assista ao episódio e descubra a solução desse mistério. / Chicago PD 4.18 - Little Bit of Light (Estados Unidos, 2017) Direção: Lin Oeding / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.19 - Last Minute Resistance
Cursos para conquistar mulheres. O tiro pode sair pela culatra. Aqui Hank Voight e sua equipe investigam o caso de uma jovem mulher assassinada. Ela foi drogada, estuprada e depois morreu no meio de uma rua gelada de Chicago. Na verdade a vítima estava em dupla, com uma amiga, quando o crime aconteceu. Uma delas era inclusive irmã de uma policial. Por isso o departamento vai fundo nas investigações. Acabam chegando em um curso de Pick Up, daqueles que ensinam a "pegar mulheres". Um curso para conquistadores fracassados. O que Voight descobre é de arrepiar. Homens envolvidos nessas palestras que acabam drogando as mulheres que conhecem em bares, para depois cometerem seus crimes. Um bom episódio da série, tratando de um tema mais do que atual. Destaque para a cena em que Voight dá uma surra no mestre desses caras em um viaduto gelado da cidade. / Chicago PD 4.19 - Last Minute Resistance (Estados Unidos, 2017) Direção: John Hyams / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.20 - Grasping for Salvation
Uma arma catalogada pela polícia volta a ser usada 17 anos depois em outro crime. Como isso aconteceu? Ainda mais porque a arma de fogo deveria estar sob custódia do departamento de polícia. O mais estranho é que o caso no passado envolvia um velho parceiro de Voight. Quando a arma ressurge em uma nova cena de crime, o veterano policial finalmente entende que ela foi plantada no passado para enviar um inocente para a cadeia. Por questão de ética e indo contra interesses de gente poderosa dentro da polícia de Chicago, Voight decide arregaçar as mangas para descobrir o que efetivamente aconteceu. O crime vai se revelar bem mais complexo do que se esperaria, envolvendo até mesmo a famigerada "vingança pornô", muito em voga nos Estados Unidos. Pois é, novos tempos, novos crimes. / Chicago PD 4.20 - Grasping for Salvation (Estados Unidos, 2017) Direção: David Rodriguez / Roteiro: : Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.22 - Army of One
Um jovem negro é encontrado morto. Ele foi executado com requintes de crueldade, sendo queimado vivo. O caso choca toda a cidade. O Sargento Voight e sua equipe então entram em campo. O que descobrem na investigação soa surreal. O principal suspeito é um homem que no passado respondeu pelo crime de pedofilia. Ele, ao que tudo indica, se regenerou desses atos criminosos, mas acaba desenvolvendo outra psicopatia, tentando limpar as ruas de predadores sexuais com suas próprias mãos. Ele se contorce de remorsos de seu passado e passa a acreditar que apenas a violência extrema limparia as ruas desse tipo de criminoso. E se as ruas estão perigosas, o mesmo se pode dizer do próprio departamento de polícia de Chicago. A agente Erin Lindsay (Bush) acaba tendo que responder a uma acusação de brutalidade policial na corregedoria. Ela teria agredido um suspeito durante um interrogatório. O tempo definitivamente fecha para ela. / Chicago PD 4.22 - Army of One (Estados Unidos, 2014) Direção: John Whitesell / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.23 - Fork in the Road
Como termina a quarta temporada de Chicago PD? Bom, esse foi o último episódio dessa quarta temporada, que sem dúvida foi uma das melhores da série. Erin Lindsay (Sophia Bush) é levada para responder a um processo administrativo dentro da corporação. Ela agrediu um acusado de pedofilia durante um dos interrogatórios. Falta grave que pode levar à expulsão dela da polícia de Chicago. Enquanto tenta se defender duas coisas paralelas acontecem em sua vida. Ela é convidada para ir para Nova Iorque, para trabalhar no grupo anti-terrorismo do FBI. Ao mesmo tempo a sua mãe é acusada de tráfico e assassinato. A complicada Bunny é encontrada ao lado do namorado morto em sua cama. Ele havia roubado um caminhão cheio de drogas e vendido pelas ruas da cidade. Só que grande parte da carga havia sido dado a Bunny, para que ela escondesse em seu bar. Hank Voight (Jason Beghe) descobre que ela tem culpa no cartório, mas em um último ato de ajuda joga fora todas as provas que a ligariam ao crime. / Chicago PD 4.23 - Fork in the Road (Estados Unidos, 2017) Direção: Mark Tinker / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Pablo Aluísio.
Dobradinha básica. Um jovem, típico filhinho de papai rico, é acusado de ter estuprado e matado uma jovem em Chicago. Não era a primeira vez que isso acontecia. Ele já tinha respondido outros processos antes com a mesma acusação. Porém com a grana do pai ele acaba se safando de vários julgamentos. No último ele é mais uma vez salvo após a única testemunha do caso ser morta na véspera do dia de julgamento. Haveria uma ligação entre a morte e o seu depoimento no tribunal? Cabe assim a Hank Voight (Jason Beghe) e sua equipe fazer esse link. O próprio promotor em pessoa pede a ele que tudo seja descoberto. As investigações vão em frente e descobre-se que um amigo muito próximo da testemunha esteve com ele na noite de sua morte. Pelo visto as coisas vão ficando cada vez mais embaralhadas. Bom episódio que nos Estados Unidos foi exibido em conjunto, na mesma noite, com o oitavo episódio da temporada. Dobradinha básica. / Chicago PD 4.07 - 300,000 Likes (Estados Unidos, 2016) Direção: Charlotte Brändström / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Sophia Bush.
Chicago PD 4.08 - A Shot Heard Round the World
Há um assassino de policiais à solta. Ele se posiciona no alto de prédios da cidade e dali faz tiro ao alvo dos tiras que aparecem. Claro que isso choca os cidadãos e os próprios membros do departamento de polícia. Alguns chegam ao absurdo de entregarem seus distintivos (esses caras deveriam ver o que acontece no Rio de Janeiro, onde praticamente um policial é morto a cada dia!). Pois bem, depois do segundo assassinato, a de uma jovem policial negra, o detetive Hank Voight (Jason Beghe) e sua equipe entram no caso. Após alguns pistas falsas e enganosas finalmente chegam em um provável suspeito. Para desgosto de Voight ele é um jovem que foi expulso da academia, filho de um de seus antigos parceiros. Pior do que isso, o atirador tem problemas mentais, o que faz com que ele confunda realidade com delírios! Quando esse faz de refém uma família o jeito é partir para a força bruta. Bom episódio que nos Estados Unidos foi exibido em conjunto com o anterior (300,000 Likes). Via de regra sempre gostei de séries policiais e por isso sigo assistindo a essa, que ao meu ver é uma das melhores atualmente em exibição. Fica a dica para quem não conhece. / Chicago PD 4.08 - A Shot Heard Round the World (Estados Unidos, 2016) Direção: Terry Miller / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Sophia Bush.
Chicago PD 4.09 - Don't Bury This Case
De vez em quando os produtores fazem uma dobradinha entre "Chicago PD" e "Chicago Fire", afinal ambas as séries são feitas pela mesma equipe e pela mesma emissora de TV. Aqui temos mais um exemplo disso. O episódio começa quando Kelly Severide (o bombeiro galã de "Chicago Fire", interpretado pelo ator Taylor Kinney é preso pela polícia acusado de dirigir bêbado, causando a morte de uma adolescente, além de levar sua mãe a um estado crítico no hospital. Ela fica entre a vida e a morte. O bombeiro lembra de ter bebido, talvez além da conta e que deixou o bar de volta para casa. Ele não lembra da batida, do outro carro, nada. Mas afinal o que teria acontecido? Mais um caso para o sargento Hank Voight resolver, inclusive tendo que lidar com o fato que Erin sempre teve uma quedinha por Severide (eles foram namorados). Claro que se você curte "Chicago PD" sabe de antemão que as coisas não serão tão óbvias como parece! E não são mesmo. Assista para conferir. / Chicago PD 4.09 - Don't Bury This Case (EUA, 2017) Estúdio: Universal Television / Direção: Cherie Nowlan / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Taylor Kinney, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer, Elias Koteas, Patrick John Flueger.
Chicago PD 4.10 - Don't Read the News
Episódios sobre serial killers, os assassinos em série, via de regra sempre são bons. Aqui tudo começa quando o corpo de uma garota negra é encontrada na grama de um time de futebol americano da cidade; Quem a matou? Quem é a garota? Descobre-se que ela era uma jovem normal, que estudava e procurava levar a vida em frente, só que durante o fim de semana, também procurava ganhar algum dinheiro como prostituta. Profissionais do sexo são muito vulneráveis nas mãos desse tipo de assassino psicopata. Voight e sua equipe vão investigando cada vez mais, indo mais a fundo e também descobrem que o pai de um dos suspeitos já teve problemas com a polícia no passado, justamente em um caso envolvendo garotas mortas pelas ruas mais escuras e esquecidas da velha Chicago. Assim basta juntar os pontos para colocar o sujeito atrás das grades de forma definitiva. E para quem curte também o desenvolvimento dos demais personagens o episódio ainda mostra o encontro da policial Erin Lindsay com seu pai, que estava desaparecido há anos. O reencontro vai esclarecer muitos pontos que pareciam mal contados pela sua mãe, uma mulher não muito confiável. / Chicago PD 4.10 - Don't Read the News (EUA, 2017) Estúdio: Universal Television / Direção: Nick Gomez / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer, Patrick John Flueger, Marina Squerciati, LaRoyce Hawkins.
Chicago PD 4.11 - You Wish
Mais um bom episódio da série policial "Chicago P.D.: Distrito 21" Um dos principais focos do enredo recai sobre a personagem Erin Lindsay (Sophia Bush). Depois de muitos anos seu pai retorna à sua vida, mas é uma grande decepção. O curioso é que desde o começo da série os roteiros insinuam que seu pai verdadeiro seria o sargento Hank Voight (Jason Beghe), só que nada é confirmado explicitamente. Já na linha narrativa principal do episódio temos um predador sexual que é encontrado morto. Uma garota afirma ter sido estuprada por ele antes da morte. Isso desencadeia uma série de eventos que acaba envolvendo a chamada "polícia privada" de Chicago. Nada mais são do que seguranças privados que garantem a lei e a ordem em certos bairros da cidade - em geral condomínios fechadas de gente rica. Caberá então a Voight e sua equipe descobrir o que está sendo encoberto. / Chicago PD 4.11 - You Wish (Estados Unidos, 2017) Direção: Mark Tinker / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.12 - Sanctuary
O titulo é bem explicativo. O santuário em questão se refere a uma igreja católica situada em um bairro negro de Chicago. É para lá que dois jovens negros fogem quando são acusados da morte de uma jovem garota que é encontrada morta em um parque da cidade. O padre da paróquia os conhece bem e acredita em suas inocências. Assim acaba abrigando os rapazes dentro da igreja, dando origem a um grande impasse entre a polícia e os católicos da região. Episódio muito bom que coloca em lados opostos religiosos e policiais, tendo como alvo central os supostos jovens assassinos. O mais interessante é o desfecho do episódio, quando se descobre finalmente a verdade. Até mesmo um serial killer que coleciona corpos humanos em sua geladoira pode estar envolvido. Em suma, mais um bom momento dessa série policial que vai se sobressaindo como uma das melhores séries de tiras atualmente em exibição. / Chicago PD 4.12 - Sanctuary (Estados Unidos, 2017) Direção: John Hyams / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.18 - Little Bit of Light
Nesse episódio a equipe de policiais do departamento de inteligência de Chicago precisa resolver um estranho caso. Um rapaz é encontrado morto. Ele era o namorado de uma menina rica, de família influente na cidade. Garota rebelde, problemática, envolvida com drogas. O que teria acontecido? Quem teria matado o rapaz, ainda mais sabendo-se que ele ganhava alguns trocados filmando o corpo de vítimas de crimes violentos pela cidade. Para Hank Voight duas possibilidades estariam sobre a mesa. Ou ele foi morto por algum criminoso cujos crimes ele teria gravado ou então ele teria sido assassinado pela própria família da namorada que o detestava. Assista ao episódio e descubra a solução desse mistério. / Chicago PD 4.18 - Little Bit of Light (Estados Unidos, 2017) Direção: Lin Oeding / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.19 - Last Minute Resistance
Cursos para conquistar mulheres. O tiro pode sair pela culatra. Aqui Hank Voight e sua equipe investigam o caso de uma jovem mulher assassinada. Ela foi drogada, estuprada e depois morreu no meio de uma rua gelada de Chicago. Na verdade a vítima estava em dupla, com uma amiga, quando o crime aconteceu. Uma delas era inclusive irmã de uma policial. Por isso o departamento vai fundo nas investigações. Acabam chegando em um curso de Pick Up, daqueles que ensinam a "pegar mulheres". Um curso para conquistadores fracassados. O que Voight descobre é de arrepiar. Homens envolvidos nessas palestras que acabam drogando as mulheres que conhecem em bares, para depois cometerem seus crimes. Um bom episódio da série, tratando de um tema mais do que atual. Destaque para a cena em que Voight dá uma surra no mestre desses caras em um viaduto gelado da cidade. / Chicago PD 4.19 - Last Minute Resistance (Estados Unidos, 2017) Direção: John Hyams / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.20 - Grasping for Salvation
Uma arma catalogada pela polícia volta a ser usada 17 anos depois em outro crime. Como isso aconteceu? Ainda mais porque a arma de fogo deveria estar sob custódia do departamento de polícia. O mais estranho é que o caso no passado envolvia um velho parceiro de Voight. Quando a arma ressurge em uma nova cena de crime, o veterano policial finalmente entende que ela foi plantada no passado para enviar um inocente para a cadeia. Por questão de ética e indo contra interesses de gente poderosa dentro da polícia de Chicago, Voight decide arregaçar as mangas para descobrir o que efetivamente aconteceu. O crime vai se revelar bem mais complexo do que se esperaria, envolvendo até mesmo a famigerada "vingança pornô", muito em voga nos Estados Unidos. Pois é, novos tempos, novos crimes. / Chicago PD 4.20 - Grasping for Salvation (Estados Unidos, 2017) Direção: David Rodriguez / Roteiro: : Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.22 - Army of One
Um jovem negro é encontrado morto. Ele foi executado com requintes de crueldade, sendo queimado vivo. O caso choca toda a cidade. O Sargento Voight e sua equipe então entram em campo. O que descobrem na investigação soa surreal. O principal suspeito é um homem que no passado respondeu pelo crime de pedofilia. Ele, ao que tudo indica, se regenerou desses atos criminosos, mas acaba desenvolvendo outra psicopatia, tentando limpar as ruas de predadores sexuais com suas próprias mãos. Ele se contorce de remorsos de seu passado e passa a acreditar que apenas a violência extrema limparia as ruas desse tipo de criminoso. E se as ruas estão perigosas, o mesmo se pode dizer do próprio departamento de polícia de Chicago. A agente Erin Lindsay (Bush) acaba tendo que responder a uma acusação de brutalidade policial na corregedoria. Ela teria agredido um suspeito durante um interrogatório. O tempo definitivamente fecha para ela. / Chicago PD 4.22 - Army of One (Estados Unidos, 2014) Direção: John Whitesell / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Chicago PD 4.23 - Fork in the Road
Como termina a quarta temporada de Chicago PD? Bom, esse foi o último episódio dessa quarta temporada, que sem dúvida foi uma das melhores da série. Erin Lindsay (Sophia Bush) é levada para responder a um processo administrativo dentro da corporação. Ela agrediu um acusado de pedofilia durante um dos interrogatórios. Falta grave que pode levar à expulsão dela da polícia de Chicago. Enquanto tenta se defender duas coisas paralelas acontecem em sua vida. Ela é convidada para ir para Nova Iorque, para trabalhar no grupo anti-terrorismo do FBI. Ao mesmo tempo a sua mãe é acusada de tráfico e assassinato. A complicada Bunny é encontrada ao lado do namorado morto em sua cama. Ele havia roubado um caminhão cheio de drogas e vendido pelas ruas da cidade. Só que grande parte da carga havia sido dado a Bunny, para que ela escondesse em seu bar. Hank Voight (Jason Beghe) descobre que ela tem culpa no cartório, mas em um último ato de ajuda joga fora todas as provas que a ligariam ao crime. / Chicago PD 4.23 - Fork in the Road (Estados Unidos, 2017) Direção: Mark Tinker / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jason Beghe, Sophia Bush, Jesse Lee Soffer.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 30 de outubro de 2019
Malévola: Dona do Mal
O conto de fadas original era simples. Afinal esse tipo de literatura feito para crianças deve ser simples mesmo, passando os valores básicos para as crianças. Nunca pensei que esse "Malévola" iria ter continuação. A Disney porém decidiu ir além. Contratou uma equipe de roteiristas para dar continuidade à estória, só que não havia nenhum material disponível para adaptar, afinal "A Bela Adormecida" já tinha sido adaptada na íntegra na animação. E aí inventaram um enredo muito forçado, colocando a vilã Malévola como uma pessoa de bom coração (algo inexistente no texto original).
Mais do que isso, criaram uma espécie de seres alados que são os verdadeiros antepassados da Malévola, a linha de onde ela se originou. Esses seres com asas foram caçados no passado pelos seres humanos e agora querem uma guerra contra o reino, justamente o mesmo do príncipe que Aurora vai se casar. Até ecos de "O Senhor dos Anéis", com aquelas batalhas enormes, surgem nesse novo filme. Certo, não havia mais nada para contar, mas precisavam exagerar tanto? No final esse filme pareceu tudo, menos um conto de fadas. A essência original se perdeu completamente. Ficou estranho e até mesmo bizarro em certos aspectos.
O que salva o filme para quem gosta de cinema é o elenco. Michelle Pfeiffer interpreta a rainha má. A maquiagem e os figurinos não lhe favoreceram. Ela ficou mais velha do que realmente é. Basta ver as fotos da noite de estreia do filme, onde a atriz surgiu bem elegante e natural, para entender isso. Elle Fanning, a princesa Autora (entenda-se "A Bela Adormecida") ficou bem no papel. Ela tem o visual certo, a imagem adequada. A sua beleza também ajuda a aguentar os exageros estéticos da produção. Por fim Angelina Jolie segue em dia com sua canastrice. Essa personagem da Malévola já é tão rebuscada que ela não precisa fazer muita coisa para se destacar. Achei a Jolie bem envelhecida, algo que nem a pesada maquiagem ajudou a esconder. Cada vez mais com botox nos lábios, seu visual anda cada vez mais andrógino (e estranho). Então é isso. Um conto de fadas que não se parece com um conto de fadas. Tudo exagerado, excessivo. Não foi bem isso que pensaram séculos atrás quando criaram "A Bela Adormecida".
Malévola: Dona do Mal (Maleficent: Mistress of Evil, Estados Unidos, 2019) Direção: Joachim Rønning / Roteiro: Linda Woolverton / Elenco: Angelina Jolie, Elle Fanning, Michelle Pfeiffer, Harris Dickinson / Sinopse: A princesa Aurora está feliz pois vai se casar com seu príncipe dos sonhos. Só que nuvens escuras surgem no horizonte. Malévola não se sente muito bem com isso, além de descobrir que ela na verdade é parte de uma espécie de seres alados que querem vingança contra os seres humanos.
Pablo Aluísio.
Mais do que isso, criaram uma espécie de seres alados que são os verdadeiros antepassados da Malévola, a linha de onde ela se originou. Esses seres com asas foram caçados no passado pelos seres humanos e agora querem uma guerra contra o reino, justamente o mesmo do príncipe que Aurora vai se casar. Até ecos de "O Senhor dos Anéis", com aquelas batalhas enormes, surgem nesse novo filme. Certo, não havia mais nada para contar, mas precisavam exagerar tanto? No final esse filme pareceu tudo, menos um conto de fadas. A essência original se perdeu completamente. Ficou estranho e até mesmo bizarro em certos aspectos.
O que salva o filme para quem gosta de cinema é o elenco. Michelle Pfeiffer interpreta a rainha má. A maquiagem e os figurinos não lhe favoreceram. Ela ficou mais velha do que realmente é. Basta ver as fotos da noite de estreia do filme, onde a atriz surgiu bem elegante e natural, para entender isso. Elle Fanning, a princesa Autora (entenda-se "A Bela Adormecida") ficou bem no papel. Ela tem o visual certo, a imagem adequada. A sua beleza também ajuda a aguentar os exageros estéticos da produção. Por fim Angelina Jolie segue em dia com sua canastrice. Essa personagem da Malévola já é tão rebuscada que ela não precisa fazer muita coisa para se destacar. Achei a Jolie bem envelhecida, algo que nem a pesada maquiagem ajudou a esconder. Cada vez mais com botox nos lábios, seu visual anda cada vez mais andrógino (e estranho). Então é isso. Um conto de fadas que não se parece com um conto de fadas. Tudo exagerado, excessivo. Não foi bem isso que pensaram séculos atrás quando criaram "A Bela Adormecida".
Malévola: Dona do Mal (Maleficent: Mistress of Evil, Estados Unidos, 2019) Direção: Joachim Rønning / Roteiro: Linda Woolverton / Elenco: Angelina Jolie, Elle Fanning, Michelle Pfeiffer, Harris Dickinson / Sinopse: A princesa Aurora está feliz pois vai se casar com seu príncipe dos sonhos. Só que nuvens escuras surgem no horizonte. Malévola não se sente muito bem com isso, além de descobrir que ela na verdade é parte de uma espécie de seres alados que querem vingança contra os seres humanos.
Pablo Aluísio.
Assinar:
Postagens (Atom)