quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Malévola: Dona do Mal

O conto de fadas original era simples. Afinal esse tipo de literatura feito para crianças deve ser simples mesmo, passando os valores básicos para as crianças. Nunca pensei que esse "Malévola" iria ter continuação. A Disney porém decidiu ir além. Contratou uma equipe de roteiristas para dar continuidade à estória, só que não havia nenhum material disponível para adaptar, afinal "A Bela Adormecida" já tinha sido adaptada na íntegra na animação. E aí inventaram um enredo muito forçado, colocando a vilã Malévola como uma pessoa de bom coração (algo inexistente no texto original).

Mais do que isso, criaram uma espécie de seres alados que são os verdadeiros antepassados da Malévola, a linha de onde ela se originou. Esses seres com asas foram caçados no passado pelos seres humanos e agora querem uma guerra contra o reino, justamente o mesmo do príncipe que Aurora vai se casar. Até ecos de "O Senhor dos Anéis", com aquelas batalhas enormes, surgem nesse novo filme. Certo, não havia mais nada para contar, mas precisavam exagerar tanto? No final esse filme pareceu tudo, menos um conto de fadas. A essência original se perdeu completamente. Ficou estranho e até mesmo bizarro em certos aspectos.

O que salva o filme para quem gosta de cinema é o elenco. Michelle Pfeiffer interpreta a rainha má. A maquiagem e os figurinos não lhe favoreceram. Ela ficou mais velha do que realmente é. Basta ver as fotos da noite de estreia do filme, onde a atriz surgiu bem elegante e natural, para entender isso. Elle Fanning, a princesa Autora (entenda-se "A Bela Adormecida") ficou bem no papel. Ela tem o visual certo, a imagem adequada. A sua beleza também ajuda a aguentar os exageros estéticos da produção. Por fim Angelina Jolie segue em dia com sua canastrice. Essa personagem da Malévola já é tão rebuscada que ela não precisa fazer muita coisa para se destacar. Achei a Jolie bem envelhecida, algo que nem a pesada maquiagem ajudou a esconder. Cada vez mais com botox nos lábios, seu visual anda cada vez mais andrógino (e estranho). Então é isso. Um conto de fadas que não se parece com um conto de fadas. Tudo exagerado, excessivo. Não foi bem isso que pensaram séculos atrás quando criaram "A Bela Adormecida".

Malévola: Dona do Mal (Maleficent: Mistress of Evil, Estados Unidos, 2019) Direção: Joachim Rønning / Roteiro: Linda Woolverton / Elenco: Angelina Jolie, Elle Fanning, Michelle Pfeiffer, Harris Dickinson / Sinopse: A princesa Aurora está feliz pois vai se casar com seu príncipe dos sonhos. Só que nuvens escuras surgem no horizonte. Malévola não se sente muito bem com isso, além de descobrir que ela na verdade é parte de uma espécie de seres alados que querem vingança contra os seres humanos.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Malévola: Dona do Mal
    Nota: 6.0
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. E eu que já tinha estranhado a bondade da Malévola no primeiro filme, agora você me fala desse.
    Esse pessoal de Hollywood deve estar com graves problemas para criar estórias originais pra insistir em destruir as velhas fábulas infantis.

    ResponderExcluir
  3. Você foi direto ao ponto com precisão. Não existe mais originalidade. Tudo se repete e... para pior. Esse filme me foi extremamente irritante, justamente por isso. Ainda dei uma nota seis por pura misericórdia. Na verdade nem merecia.

    ResponderExcluir