domingo, 21 de maio de 2023

Tormenta

Tormenta
Ridley Scott dispensa maiores apresentações. Eu sempre o considerei um dos melhores diretores de sua geração em Hollywood. Só que devemos considerar que até mesmo os maiores mestres fazem filmes menores. Esse "Tormenta" é um dos filmes menores de Scott. Hoje em dia quase ninguém mais lembra dessa fita dos anos 90. Ninguém dá muita bola para falar a verdade. E credito esse fato ao roteiro que não é grande coisa mesmo. Para falar a verdade, o filme tenta se sustentar o tempo todo nos efeitos visuais, o que sempre foi um erro, ainda mais para uma produção como essa que tentava reviver os velhos tempos do cinema-catástrofe dos anos 70.

E apesar dos resultados modestos, o diretor até que contou com um bom elenco em cena. Como sempre Jeff Bridges segurou muito bem as pontas. Ele sempre foi subestimado em Hollywood, mas sempre o considerei um bom ator, tanto que conseguia se sair bem em personagens mais dramáticos, como também em filmes de ação como esse. Seu personagem aqui, por exemplo, é plenamente físico, de atuação física e ele, mesmo não sendo um action hero, deu conta do recado. O elenco jovem também revelou um astro teen dos anos 90, o Scott Wolf que depois iria fazer muito sucesso na TV com o excelente seriado "O Quinteto", que eu na época acompanhava e adorava. Ryan Phillippe também teria uma boa carreira em Hollywood. Enfim, se você gosta do Ridley Scott dê uma nova chance ao filme. 

Tormenta (White Squall, Estados Unidos, 1996) Direção: Ridley Scott / Roteiro: Charles Gieg Jr, Felix Sutton / Elenco: Jeff Bridges, Scott Wolf, Ryan Phillippe, Caroline Goodall, John Savage / Sinopse: Um grupo de adolescentes passa por provas de coragem em um pequeno veleiro que é atingido por uma tormenta em alto-mar no Caribe. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Apesar de gostar do Jeff Bridges, do Ryan Phillippe e, principalmente, do Ridley Scott, nunca assisti esse filme, não sei o por quê.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi nos anos 90, em videocassete VHS. Você não perdeu grande coisa...

    ResponderExcluir